MATO GROSSO

Mostra das Profissões é destaque na Escola Estadual Militar Dom Pedro II

Publicado em

“O que você quer ser no futuro?”. Essa é uma pergunta que, talvez, todas as pessoas já responderam ao menos uma vez na vida. E não importa a idade. Ela é feita sempre, principalmente quando se faz a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta também é a pergunta que norteia a 1ª ExpoEnem – Exposição de Cursos, Carreiras e Profissões, realizada na Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Cuiabá. O evento começou nesta quarta-feira (26.10) e segue pela quinta-feira (27).

A feira é direcionada aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e ainda estão em dúvida sobre qual curso escolher na universidade. Uma mostra de Cursos Superiores e Cursos Técnicos vai oferecer aos participantes as orientações sobre as áreas que estão em destaque, além de um cenário sobre o mercado de trabalho, e 12 palestras voltadas ao Enem e temas vocacionais devem auxiliar os estudantes a escolher uma carreira.

Neste primeiro dia de atividades, foi grande a procura nos stands em que profissionais expuseram e conversaram sobre as particularidades de cada atividade.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, o jovem Igor Portugal, de 19 anos, disse que está motivado a seguir carreira na Polícia Militar, a exemplo do pai. No entanto, os olhos do estudante também brilham ao falar sobre a vontade de se tornar um advogado renomado. “Meu sonho é me tornar um bom profissional, seja como policial militar ou como advogado”, afirmou. 

Leia Também:  PM apreende 583 munições, três armas de fogo e prende homem por porte ilegal

Igor viu na 1ª ExpoENEM a oportunidade de avaliar melhor o seu futuro, e garantiu que vai participar das palestras nos dois dias de atividades. “Temos a oportunidade de saber detalhes de cada profissão que trouxeram aqui, além de sabermos quais as áreas que estão em alta, como as ligadas à saúde”, analisou.

Engenheiro civil por formação, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, confessou aos estudantes que também tinha dúvidas sobre qual profissão seguir após o ensino médio, e considerou a exposição de carreiras e profissões uma excelente oportunidade de auxílio aos estudantes. Ele ainda lembrou que o Novo Ensino Médio também já tem a função de despertar o interesse dos alunos para uma profissão, com o “Projeto de vida”.

“Os currículos do Ensino Médio agora consideram a formação integral, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu ‘projeto de vida’ e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”, explicou. Alan enfatizou que as escolas devem dar a devida atenção para essa competência, considerada como premissa básica para o desenvolvimento integral dos estudantes.

O diretor da escola, tenente-coronel BM Queiroz, ressaltou que a conquista do diploma permite que os alunos escolham o caminho que os preenche com a sensação de sucesso profissional. “No entanto, não é só isso. Após formado é preciso ser um bom profissional, fazer um bom trabalho. Isso nos dá uma sensação de mais dignidade diante da vida”, falou.

Leia Também:  Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de casal em posse de motocicleta furtada

“Aqui na Escola Estadual Militar Dom Pedro II, a ideia colocada hoje para se falar sobre o Enem e abordarmos as profissões que são almejadas por todos, certamente faz toda a diferença na formação educacional. O bom profissional do futuro começa na sala de aula com todas as disciplinas estudadas, respeitando os valores da vida em sociedade e, sobretudo, respeitando a família. Os valores que vocês trazem das suas casas se completam na escola, com a mãe de todas as profissões, a Educação e os professores”, apontou o coronel Ricardo Antonio Bezerra Costa, comandante-geral adjunto e chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença de outras autoridades, entre elas o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jeferson Neves; secretário adjunto Executivo da Seduc-MT, Amauri Monge Fernandes; a secretária adjunta de Gestão Regional, Alcimaria Ataides; Reitora da Unic, Maria Angélica; diretor do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense, José Antonio Ferreira; a representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Flavia Botelho; juiz do TRE, Eustáquio Neto; e o coronel PM André Avelino, coordenador de escolas militares da Seduc-MT.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Jade Picon exibe melhores cliques do mês de fevereiro e mostra corpão: “Perfeito!”

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  PM apreende 583 munições, três armas de fogo e prende homem por porte ilegal

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA