Rondonópolis

Servidores do município concluem curso de LGPD

Publicado em

A Prefeitura de Rondonópolis através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Departamento de Proteção de Dados realizaram durante toda a semana o curso de Implementação da Lei Geral Proteção de Dados (LGPD), no município de Rondonópolis. Ao todo, 150 servidores concluíram a capacitação profissional.   

O curso foi direcionado aos servidores efetivos, comissionados, estagiários, contratados, dentre outros. A carga horária foi de 15h e no final os participantes receberam o certificado de conclusão do curso. 

De acordo com a encarregada Geral de Proteção de Dados, Késia Elaine, os servidores foram orientados sobre o decreto nº 10789 que regulamentou a lei no município de Rondonópolis. “O primeiro passo foi que eles identificassem os dados em cada Secretaria e os cuidados que deviam ter sobre eles”, disse. 

“Embora o servidor tenha responsabilidade porque uma vez que ele é servidor ele tem que cumprir o seu trabalho de forma ética e profissional, mas a maior responsabilidade da LGPD no município de Rondonópolis está sobre os agentes de tratamentos que é o controlador, prefeito e o operador “, explicou a coordenadora da Comissão gestora, Késia Elaine Paula Costa Almenida Marques, que é servidora lotada na Secretaria Municipal de Governo. 

Leia Também:  Cursinho Zumbi dos Palmares oferta aulas intensivas para o Enem

Para encerrar a capacitação esteve presente a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, a mesma agradeceu a participação de todos. “Espero que essa capacitação tenha valido a pena para todos os servidores e convidados que estão aqui presentes, nós da secretaria ficamos muito felizes por contribuir por algo que é muito importante, nós como servidores públicos temos que entender que estamos aqui para servir o público e servir muito bem, temos que dar a ele a garantia que a lei oferece”, destacou. 

A servidora Marta Alves Wially, da Secretaria de Educação, afirmou que foi de suma importância as informações repassadas durante a capacitação.  “Trabalhamos com a coleta e armazenamento de dados que são lançados em vários sistemas sendo Municipal e Federal. A partir dos esclarecimentos referentes a LGPD foi apontado os pontos de atenção e como trabalhar de forma segura a coleta e armazenamento dos dados pessoais”, declarou. 

LGPD 

A LGPD nº 13.709/2018 foi publicada no dia 14 de agosto de 2019, mas é desde o dia 14 de agosto de 2021, que esta Lei está em plena vigência, produzindo efeitos, seja na esfera pública ou na esfera privada. Os órgãos e entidades do Poder Público, necessitam se adaptar a essa nova realidade, proporcionando aos seus colaboradores, como também os gestores, o aperfeiçoamento sobre o tema. 

Leia Também:  Município firma acordo com MPMT para realização da Expojauru

O objetivo da LGPD é proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Também é foco da lei a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Último dia para matrículas na escola Altamirando na região do Sítio Farias

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer alerta aos pais e responsáveis dos alunos da rede pública que esta segunda-feira, 1 de dezembro, é o último dia das matrículas dos alunos do redimensionamento, ou seja, que já está na rede, mas vão mudar de unidade.

O chamado especial é para os moradores da região dos bairros Parque das Rosas, Sítio Farias e João Antônio Fagundes que queiram matricular as crianças na Escola Municipal Altamirando, que será inaugurada em sua totalidade e vai funcionar em período integral com aulas regulares do 1º ao 5º ano já no início de 2026.

Os interessados em matricular os filhos na escola Altamirando, devem procurar a secretaria da Escola Daniel Paulista, que fica no bairro Parque das Rosas. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos do aluno: certidão de nascimento, RG e CPF do aluno, comprovante de residência atualizado, Cartão do SUS, Relatório do Nis (se possuir), Tipagem sanguínea, Histórico ou declaração escolar, além do RG e CPF do responsável.

Leia Também:  Cursos de qualificação proporcionam transformação de vidas em Rondonópolis

Vagas no Alfredo de Castro 3

Outra unidade que também está com vagas para alunos do redimensionamento é a escola vereador Rosendo Ferreira de Souza, no bairro Alfredo de Castro 3, que será inaugurada ainda este ano e já está matriculando os alunos que vão estudar na unidade no ano que vem.

As matrículas estão sendo realizadas na CMEI Wilse Arena da Costa, também no Alfredo de Castro.

A Secretaria Adjunta de Educação ressalta que a partir de amanhã (02) as duas unidades estão com vagas disponíveis, porém vão começar a receber a demanda de matrículas dos alunos novos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA