MATO GROSSO

Sistema de Capacitações da CGE é cedido à Sedec e Sema

Publicado em

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) adaptou e cedeu o acesso ao Sistema de Capacitações do órgão para as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Meio Ambiente (Sema). Agora, são três órgãos estaduais que utilizam a ferramenta. O primeiro foi a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo.

Essa plataforma de capacitações fornece uma gestão eficiente dos cursos e equipes envolvidas nos treinamentos. Cada secretaria pode administrar suas próprias informações, incluindo inscrições, vagas disponíveis, confirmação de participação e emissão de certificados.

“O sistema de capacitações se apresenta como solução de estado para gerenciamento de transmissão de conhecimento dos órgãos do Executivo”, ressaltou o analista de sistema Angelton Freire de Alencar, da Unidade de Inteligência da CGE-MT.

O sistema foi desenvolvido pela Unidade de Inteligência da CGE diante da necessidade de gestão automatizada de inscrições e emissão de certificados dos cursos promovidos pelo órgão, como parte da vertente preventiva de atuação. Desde que entrou em operação, em 2015, já foram registradas 32.163 inscrições, 617 cursos realizados e 72.458 certificados emitidos a participantes e instrutores das capacitações.

Leia Também:  TRE-MT inicia preparação e carga de urnas eletrônicas para eleições dos conselheiros tutelares

Além disso, as melhorias contínuas e atualizações na plataforma desempenham um papel crucial na otimização do uso de recursos financeiros e materiais. Inovações iniciais na CGE, essas melhorias logo se estenderam para toda a administração pública, numa parceria estratégica com os órgãos que solicitaram acesso ao sistema.

Os benefícios resultantes do uso dessa ferramenta são consideráveis. Desde a redução de custos e economia de tempo operacional, até a diminuição do uso de papel. A automação da plataforma também ajuda a minimizar erros e aumentar a eficiência, especialmente na emissão de certificados.

A plataforma permite acesso ao histórico completo de cursos realizados e certificados emitidos por participante. Além disso, os facilitadores podem transferir materiais didáticos para acesso antecipado dos participantes, além de controlar o número de inscritos por evento e gerar planilhas de excel com listas de presença, entre outras funcionalidades.

Para ter acesso ao Sistema de Capacitações, clique AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Governo de MT lamenta morte de pai de conselheiro do TCE

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  TRE-MT inicia preparação e carga de urnas eletrônicas para eleições dos conselheiros tutelares

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA