CUIABÁ

Palestra do prefeito Emanuel Pinheiro em São Paulo é elogiada e rende convite para encontro empresarial na China

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ministrou nesta terça-feira (17) uma palestra na capital paulista com o tema “As Políticas Públicas na defesa da Biodiversidade”. Com 304 anos de história, Cuiabá tem se destacado não apenas pela sua tradição, mas também por seu compromisso com políticas públicas que abrangem os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança). Durante a palestra, ele destacou os avanços, desafios e iniciativas em curso na capital mato-grossense.

Pinheiro enfatizou a importância da colaboração entre o poder público, o empresariado brasileiro e várias instituições da sociedade civil para abordar questões ambientais e sociais de forma abrangente. No entanto, ele acredita que estas ações têm que estar acima de qualquer conotação político/partidário, pois precisa haver muito diálogo e colaboração entre os entes.

A administração de Emanuel Pinheiro tem realizado avanços notáveis na luta contra o desemprego, a miséria e a fome. O prefeito destacou o programa Prato Cheio, que expandiu o acesso da população a refeições de baixo custo através de restaurantes locais. “Recentemente, durante a visita do ministro Wellington Dias a Cuiabá, foi lançado o programa ‘Prato Cheio’. Este programa, idealizado pela primeira-dama Marcia Pinheiro, em vez de focar exclusivamente na operação do restaurante popular, prioriza o credenciamento de pequenos bares e restaurantes distribuídos por toda a cidade. Esses estabelecimentos oferecem refeições a preços acessíveis para a população, cobrando apenas 2 reais por almoço. Essa iniciativa vai além da diversificação das opções alimentares, pois também aproxima os serviços de alimentação das pessoas que mais necessitam, especialmente aquelas que não têm condições de arcar com os custos de transporte até o Restaurante Popular. O programa “Prato Cheio” não só combate à fome, mas também fortalece a economia local, beneficiando tanto os estabelecimentos credenciados quanto a população em situação de vulnerabilidade”, explicou.

Leia Também:  III Seminário de Integração e posse dos servidores concursados será nos dias 30 e 31 de janeiro

A transparência na administração pública tem sido uma prioridade para Cuiabá, especialmente durante a pandemia de COVID-19. O prefeito ressaltou que a capital de Mato Grosso recebeu reconhecimento nacional por sua transparência. Ele enfatizou o papel da Controladoria Geral do Município e a atuação da transparência como elementos fundamentais da governança eficaz.

O gestor de Cuiabá pontuou que a proteção do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva e que a construção de uma sociedade inclusiva e ambientalmente consciente é essencial. Ele enfatizou a parceria bem-sucedida com a concessionária Águas Cuiabá, que está investindo R$ 1,2 bilhão para a universalização do saneamento básico na cidade até o final de seu mandato. “Em maio de 2018, Cuiabá tinha mais ou menos 32% de água tratada na torneira e cerca de 30% de esgotamento sanitário coletados e tratados. Lançamos o programa Universalização do saneamento básico dos 300 anos de Cuiabá. De maio de 2018 a 31 de dezembro de 2024, o último dia do meu mandato, terão sido investidos 1 bilhão e 200 milhões de reais para a universalização do saneamento básico em Cuiabá. Um bilhão de reais já foram investidos, temos mais 200 milhões em investimentos. Hoje 97% da capital do estado de Mato Grosso tem água tratada na torneira 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intermitência. Acabou aquele drama de 4 dias com água, 3 dias sem água em determinada região da cidade. E mais de 80% da nossa capital hoje tem esgotamento sanitário coletado e tratado”, revelou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia a elaboração da LDO 2024 e audiência pública será realizada nesta quinta-feira (25)

Por fim, o prefeito mencionou o desafio ambiental das aprovações de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá. Ele ressaltou a necessidade de cooperação e união para enfrentar esses desafios ambientais, que não afetam apenas a região, mas têm impacto no planeta como um todo.

A palestra do prefeito foi bastante elogiada pelos presentes devido à forma que os assuntos foram abordados, em especial a questão ambiental, sem perder a visão da governança e no social. “Quero deixar o meu registro da satisfação que foi ouvir a palestra do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. De forma precisa e objetiva, demonstrou a sua responsabilidade social, a sua responsabilidade ambiental, perante mais de uma centena de pessoas na Casa LIDE, onde esse tema foi colocado no Fórum LIDE ESG. Mais de 7 mil pessoas assistiram em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Parabéns, prefeito, pela sua atitude, pela sua postura e pelas suas convicções acertadas e na linha correta”, disse o ex-governador de São Paulo e um dos anfitriões do evento, João Dória Jr.

O sucesso da palestra do prefeito rendeu a Pinheiro um convite de João Dória para participar do Brazil China Meeting, que acontecerá em janeiro de 2024, em Shenzhen e Hong Kong. O evento será realizado em parceria com os jornais O Globo e Valor, e contará com a presença de cerca de 100 empresários brasileiros e chineses. O encontro tem por objetivo ampliar as relações econômicas e bilaterais com a China, maior parceiro comercial do Brasil.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Sine da Gente disponibiliza 200 vagas para preenchimento imediato em Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeito e secretários dialogam com vereadores e setor de eventos sobre poluição sonora

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA