VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande já alcançou 78% das metas estabelecidas, aponta relatório prévio

Publicado em

Staff municipal está aferindo a evolução do trabalho realizado ao longo de 2023 considerando objetivos atingidos, oportunidades e desafios à melhoria da eficiência na prestação de serviços e à elaboração de políticas de governo

Gestores e equipes gerenciais da Prefeitura de Várzea Grande participaram da reunião presencial, realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e conduzida pela consultora e professora Lucia Auozani (UFMT), para cumprimento da etapa final do 12º ciclo de avaliação e monitoramento do Gerenciamento do Plano Estratégico (GPE).

Em 2022, Várzea Grande superou mais uma vez a média estadual em relação às metas e diretrizes estabelecidas dentro GPE. Das 60 metas instituídas, 49 delas foram 100% cumpridas, ou seja, atingindo um índice de conformidade acima de 81%. Para 2023, cujo fechamento será apresentado ainda em fevereiro de 2024, já a prévia aponta para um índice próximo de 78%.

Como frisou o secretário de Planejamento, João Carlos Cardoso, “a reunião serviu para dimensionar a evolução do planejamento estratégico da nossa cidade e prospectar planos de ação que serão necessárias para condução do GPE em 2024. Destacou ainda que já estamos nos mobilizando para duplicação das metas para o ano de 2024, com apresentação de novas propostas e projeções para o próximo exercício”.

Leia Também:  Moretti se reúne com sindicato dos médicos e reafirma que reforma administrativa é prioridade

Várzea Grande aderiu ao Programa GPE em 2015 e, ano a ano, está evoluindo nessa condução, através do plano de negócios focado na geração de valores à sociedade. Mas para chegarmos a esse fim temos de entender o contexto, seja ele conjuntural ou estruturante, considerando oportunidades, desafios e até mesmo, avaliando nossas fraquezas. Dessa forma, avançamos a cada ano no alinhamento estratégico com novas metas a serem superadas.

A reunião possibilitou o fechamento dos resultados de 2023, como pontua a coordenadora do Programa GPE, Jackeline Brandão. “Temos prazos para serem cumpridos diante do TCE e por isso tanto as reuniões do último dia 23/11, bem como a do dia 15/12, foram oportunidades ímpares para que todos os profissionais envolvidos pudessem refletir os resultados atingidos, avaliando os pontos positivos, as metas alcançadas e a produção de diagnóstico das metas não alcançadas para que, no ano de 2024, sejam reinseridas no planejamento de cada Pasta.

Durante o encontro, Ismael Alves da Silva, secretário de Governo, disse que é determinação do prefeito Kalil Baracat, acompanhar os trabalhos realizados pelos Órgãos da Administração, afim de verificar se os indicadores planejados no GPE estão sendo cumpridos dentro dos prazos e diretrizes, os quais ganharão amplitude na gestão especialmente para a sociedade várzea-grandense”.

Leia Também:  Várzea Grande amplia condições e cria benefícios inéditos para os contribuintes

A consultora e professora Lúcia Auozani (UFMT), reforçou que todo trabalho que vem sendo desenvolvido com êxito no Município contribui no fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pela gestão do prefeito Kalil, pois “A essência do Programa GPE é internalizar dentro da Administração Pública a cultura do planejamento estratégico com foco em resultados”.

ÚLTIMO RELATÓRIO –. Em março de 2024, um novo relatório final, referente ao exercício 2023, será apresentado. “As metas não cumpridas e ou com apontamentos de não-conformidade, retornarão ao planejamento individual de cada secretária para ser atingida no ano seguinte”, explicou Cardoso.

Por ser um dos primeiros municípios de Mato Grosso a aderir ao GPE, o plano estratégico de Várzea Grande está em um nível maior de maturidade, ampliando a competência da Prefeitura na gestão de seus processos organizacionais.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado

Published

on

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.

A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.

“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.

Leia Também:  Saúde de Várzea Grande orienta população sobre nova variante da covid-19

Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.

“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.

Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.

“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.

O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.

Leia Também:  DAEVG atua para reparar rompimento de adutora e restabelecer abastecimento

“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.

Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.

“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA