VÁRZEA GRANDE

Crianças e adolescentes desenvolvem atividades para comemorar o Dia Mundial da Água

Publicado em

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e para comemorar essa data tão importante, as orientadoras sociais, que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estarão durante o mês, trabalhando essa temática com as crianças e adolescentes dos bairros atendidos.  

Além de rodas de conversas, os participantes estão sendo motivados a desenvolverem atividades – como elaboração de pinturas, mensagens, recorte de figuras e montagem de painéis – reforçando a necessidade de se preservar um dos recursos humanos mais importante para a nossa vida.

A coordenadora de Proteção Especial Básica Bernadete Miranda, explica que a ideia é que crianças reflitam sobre a importância desse bem natural e que adotem atitudes simples como desligar as torneiras, tomar banho mais curtos e não desperdiçar água lavando calçadas e outros ambientes. “As crianças aprendem com facilidade e são os nossos multiplicadores, uma vez que estimulam as famílias a mudarem de atitude também”, destacou.

No polo Figueirinha, as crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos confeccionaram um painel a partir de produtos recicláveis, como papelão e EVA. “Eles que elaboraram o painel e cada um realizou uma atividade, e o resultado foi surpreendente. Eles também aprenderam que o trabalho em grupo é importante, porque cria a confiança entre os colegas e promove a responsabilidade entre os participantes”, destacou a orientadora Dayane Freitas.

Leia Também:  Sanidade animal e capacitação técnica impulsionam produtores rurais de Várzea Grande

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é disponibilizado para toda a fase da existência humana: crianças, adolescentes e idosos. Todas as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, executam esses serviços dentro dos territórios de cada unidade.

A DATA: No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, uma iniciativa global para destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital. A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para enfatizar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e utilização sustentável da água.

Em 2024, o tema escolhido é “Água para a Paz”. Esta escolha reflete a crescente compreensão da interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial. A água, que é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade de comunidades, regiões e países inteiros.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia Também:  Várzea Grande reforça investimentos em Saúde, Mobilidade e Meio Ambiente

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Chuvas não causam alagamentos e Comitê segue monitorando pontos críticos de Várzea Grande

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA