CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde recebe computadores de universidade como contrapartida em convênio de estágios

Publicado em

Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS recebeu 58 computadores como contrapartida do convênio firmado com a Universidade de Várzea Grande (Univag). As máquinas foram entregues como parte do acordo estabelecido para a realização de estágios nos serviços públicos de saúde.

De acordo com o gerente de Educação Permanente e Qualidade de Vida da SMS, Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, além de fortalecer a infraestrutura tecnológica da secretaria, os computadores também servirão como ferramenta para os estudantes envolvidos nos estágios. Predominantemente, esses estagiários são alunos de medicina, embora o programa também contemple estudantes de enfermagem e psicologia.

“A contrapartida firmada em material permanente pela instituição de ensino é um modelo pouco comum, e nós valorizamos muito essa iniciativa da Univag. Apenas Unic e Univag fornecem contrapartidas nesse formato. Outras instituições oferecem diferentes tipos de materiais”, revelou o gerente. O material recebido é a contrapartida referente aos anos de 2020, 2021, 2022 e o primeiro semestre de 2023.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega certificados profissionalizantes para assistidos no Distrito da Guia

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira enfatizou a importância dessa doação. “Os computadores recebidos são mais do que simples dispositivos eletrônicos. São instrumentos que possibilitam o aprendizado e o desenvolvimento de futuros profissionais de saúde. Agradecemos à Univag por seu apoio contínuo e por reconhecer a importância da formação prática para nossos estudantes”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Servidores do Hospital Municipal São Benedito participam da semana de atenção aos cuidados bucais

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega certificados profissionalizantes para assistidos no Distrito da Guia

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA