POLÍCIA

Entrega de medalhas reconhece dedicação e empenho dos policiais da Regional de Barra do Garças

Publicado em

Emoção, boas lembranças e sentimento de pertencimento marcaram a cerimônia de entrega de medalhas realizada pela Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso, na Regional de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá). O evento celebrado, na tarde desta quarta-feira (10.04), na Câmara Municipal de Barra do Garças, homenageou 11 policiais com medalhas da categoria Mérito Policial, destinadas a servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços dedicados à Polícia. 

A entrega das homenagens, que reuniu investigadores, escrivães e delegados e seus familiares foi realizada na Câmara Municipal de Barra do Garças e contou com a presença, dentre outras autoridades, da delegada-geral, Daniela Maidel, do Diretor de Interior, Walfrido Franklim, do delegado Regional, Wyliney Santana Borges e do prefeito da cidade e delegado, Adilson Gonçalves Macedo
.

Dois investigadores de polícia, Roberto Martins Correia e Wilma Alves Santana, que completaram mais de 30 anos de profissão, foram homenageados com as medalhas na categoria ouro. Outros dois investigadores e um delegado receberam medalhas na categoria prata e seis policiais foram agraciados com a medalha de bronze, sendo três investigadores, dois escrivães e uma delegada. 

O delegado Regional de Barra do Garças abriu a cerimônia destacando que a entrega das homenagens era uma ocasião muito importante, pela presença da diretoria da Polícia Civil, buscando  valorizar o que a instituição tem de melhor, que são os seus policiais. “Quero parabenizar a diretoria por essa iniciativa inovadora de promover a entrega nas próprias delegacias Regionais, possibilitando que os servidores possam receber essa homenagem junto a seus familiares, amigos e próprios colegas de trabalho, que querem prestigiar este momento”, disse. 

Homenageado com medalha de prata, o delegado Welber Batista Franco, em um discurso repleto de lembranças representou todos os homenageados presentes, lembrando da sua passagem pela Academia de Polícia de Mato Grosso, suas primeiras lotações na região de fronteira, até a sua lotação na Regional de Barra do Garças. 

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de adolescente envolvido em homicídio

“Esta solenidade, eu denomino como consagração de uma vitória que todos nós conseguimos. Ela nos trás uma capacidade de refletir, de pensar e de sobrepor todas as condições que nos são impostas a cada dia. A mim, eu digo que é do meu coração, que externa, que irradia, esta felicidade de receber esta medalha dos meus superiores, que começamos juntos há mais de duas décadas, que começamos a trilhar essa jornada, que nos trouxe a esta tarde linda de hoje”, destacou o homenageado.

O diretor de interior, Walfrido Franklim do Nascimento, também se emocionou bastante com os momentos e recordações que vieram à tona durante o evento e brincou com todos dizendo que quase que a sua “casca grossa” foi desmascarada, devido tamanha emoção diante de tantas lembranças. 

“Quero dizer aos policiais agraciados que levem esta homenagem aos familiares e aos filhos, dividam com eles essa honraria, porque vocês não conseguiram, sem o apoio deles chegar até aqui, por isso eles tão merecedores quanto vocês. Uma medalha que não está prevista é a tatuagem da alma, que é aquela que quem nasceu para ser policial adquire e que talvez nem a morte vai nos desligar dessa missão de fazer Polícia Judiciária Civil”, afirmou o diretor, emocianando todos os presentes.

A delegada-geral, Daniela Maidel, explicou que a entrega de medalhas não é tão simples e se trata de um processo bastante meticuloso, até serem indicados ao governador do Estado, que concede a honraria por meio de um decreto. 

“Os nossos policiais dedicam 10, 20, 30 anos de suas vidas à Polícia Civil e estes são os melhores anos de suas vidas. São os anos de quando somos jovens, de quando temos sonhos, constituímos nossas famílias e também nos dedicamos à instituição, deixando muitas vezes nossa casa, nossa família e nossos amigos. Em um plantão numa delegacia, muitas vezes nos sentimos sozinhos e que ninguém está olhando por nós. Esta medalha é a materialização do agradecimento da instituição a todos os policiais, que apesar de acharem que não estão sendo observados, fazem a diferença na Polícia Civil”, afirmou Maidel. 

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio em Nova Ubiratã

O prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Macedo, fechou o evento mais uma vez parabenizando a Diretoria da Polícia Civil pela iniciativa, ressaltando que a homenagem é um reconhecimento necessário. 

“Sabemos que têm muitos policiais que passam mais tempo dentro de uma delegacia, fazendo investigações, trabalhando em inquérito, do que nas próprias residências. Eu fui um exemplo vivo disso, e por mais que você tente explicar para os familiares que ser policial é uma vocação, que se já nasce com esse DNA, é difícil de se entender. Hoje eu tenho certeza que todos que estão aqui são merecedores dessa homenagem por toda dedicação e empenho à instituição”, destacou Macedo.

Agraciado com a honraria, o investigador de polícia, Gelmar Cláudio de Souza, atualmente lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças, ingressou na Polícia Civil de Mato Grosso há 22 anos e foi um dos homenageados com a medalha de prata. “Este é um momento de grande felicidade e de agradecer à instituição pelo reconhecimento do meu trabalho prestado ao logngo desses anos. Foram diversas momentos marcantes ao longo desta jornada, uma vez que sempre fui muito operacional e gosto de estar na linha de frente”, disse o investigador.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Fiscalização na BR 174: Mulher é Detida com Droga em Ônibus

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de adolescente envolvido em homicídio

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA