Para levar mais qualidade de vida à população da zona rural dos municípios mato-grossenses, o Governo do Estado firmou convênios com seis prefeituras para asfaltar rodovias municipais, ou vicinais. São estradas que não fazem parte da malha rodoviária estadual ou federal, mas que são importantes por ligarem pontos distantes dentro dos territórios municipais.
O investimento via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) será de R$ 96,3 milhões, sendo que R$ 37,1 milhões repassados pelo Estado. Algumas estradas também contam com o apoio de associações locais.
O prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, explicou a importância dessas estradas para os municípios.
“Água Boa tem em torno de 2.500 quilômetros de estradas não pavimentadas. Somos uma cidade do agronegócio, que a cada ano vem plantando e desenvolvendo mais. Então, essas estradas vão atender toda a nossa logística”, afirmou.
No município foram firmados dois convênios, totalizando R$ 25,7 milhões. A Sinfra irá repassar R$ 9,5 milhões para asfaltar 19 quilômetros da rodovia AB-100 e mais R$ 1,8 milhão para 3,6 km da AB-154.
“Então, essa parceria do Governo com a Prefeitura de Água Boa e os produtores rurais para a construção das estradas vai ajudar a desenvolver cada vez mais os municípios e o nosso Estado”, completou o prefeito Mariano.
O governador Mauro Mendes lembrou a importância dessas obras.
“São municípios que já tiveram a felicidade de vencer o desafio de realizar asfalto na zona urbana e agora começam a levar esse benefício à zona rural, porque lá também moram dezenas, centenas e milhares de mato-grossenses que também precisam de qualidade de vida no ir e vir de todo dia, em seus deslocamentos”, disse.
Em Cláudia, foi firmado um convênio de R$ 2,1 milhões para asfaltar dois quilômetros da Estrada Valdinere. O prefeito Altamir Kurten explicou a importância da estrada para o município.
“Vai permitir que a gente faça a ligação de Santa Carmem, Cláudia e Nova Santa Helena com a BR-163. Para a nossa logística, vamos melhorar 100% as condições de acesso a produtos e serviços”, disse.
Ele lembrou que, em fevereiro deste ano, a Sinfra assinou outro convênio para asfaltar 25,14 km da Estrada Darlene. “É muito importante para o desenvolvimento do nosso município, para que a infraestrutura melhore, para podermos ter um frete mais barato e também ser atraente para novos investimentos”, completou.
Também assinaram convênios para estradas municipais os municípios de Canarana, Sinop e Tapurah. Outros convênios ainda foram assinados com General Carneiro, Nova Monte Verde, Vale de São Domingos e Novo Santo Antônio para construção de pontes em estradas municipais.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.
A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.
A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.
Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.
A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.
Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.
A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.
O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.
As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.
No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.