CUIABÁ

Mais de 120 estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram do Projeto Cuiabaninhos neste semestre

Publicado em

Nesta terça-feira (21), 42 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, localizada no Bairro Jardim Industriário II, visitaram o legislativo municipal, no Projeto Cuiabaninhos. Realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado em 2019, com o objetivo de discutir temas ligados à cidadania.

Acompanhados da coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara, das professoras Alice Dantas e Gracyana Magda e da cuidadora Thamires Ribeiro a visita guiada começou pelo Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral.

Por meio do projeto, os estudantes aprenderam mais sobre o parlamento cuiabano, as atribuições dos vereadores e como funcionam os três poderes constitucionais.

A coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara disse que é importante para o desenvolvimento das crianças saírem da escola, terem uma aula em campo, onde elas possam vivenciar aquilo que é trabalhado em teoria na sala de aula: “Eles têm a oportunidade de ver de perto o plenário, a Casa de Leis, é algo novo para eles e que vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse ela.

Leia Também:  Sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá sedia ação do programa "Registre-se!

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, disse que a iniciativa é importante na formação para a cidadania. “A iniciativa estimula os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e protagonista”, disse ele.

Na Câmara Municipal os estudantes visitaram a galeria de fotos, o plenário das deliberações, participaram de uma pequena sessão, conversaram com um parlamentar e depois seguiram para o Auditório Ana Maria do Couto, o Plenarinho, para uma palestra sobre o funcionamento do parlamento.

O estudante Kayck Rayer resumiu o sentimento de todos. “Foi muito legal. Eu nunca tinha visto. Todo mundo ficou feliz em saber como funciona”, disse ele.

Este ano participaram do projeto 126 estudantes dos 4º e 5º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller (Pedra 90) e Professora Esmeralda de Campos Fontes (Ribeirão da Ponte).

Em junho, no dia 6, os estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, localizada no bairro Dr. Fábio II, realizam a visita guiada. O Projeto Cuiabaninhos retoma os agendamentos no segundo semestre, após os recessos parlamentar e escolar.

Leia Também:  Um ano após reinauguração, UBS Alvorada contabiliza quase 26 mil atendimentos e celebra a data com o ‘Carnaval da Saúde’

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lança concurso cultural para combate à violência doméstica

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA