CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde abre inscrições para curso “Saúde Integral e Humanizada”

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, abriu inscrições para o curso “Saúde Integral e Humanizada”. O curso é direcionado a todos os trabalhadores das unidades de saúde que prestam atendimento na Atenção Básica, incluindo tanto as equipes especializadas, formadas por profissionais da área de saúde, quanto os servidores de suporte que desempenham funções essenciais para o atendimento de qualidade à população.

O curso é estruturado em módulos, que podem ser subdivididos em unidades conforme necessário para facilitar a apresentação dos conteúdos. Os participantes têm a opção de completar todos os módulos ou apenas parte deles, de acordo com sua disponibilidade e interesse, mediante inscrição prévia. A certificação será baseada na carga horária registrada no sistema.

As aulas serão oferecidas em dois formatos: 40% presenciais (16 horas), com seminários integradores para aprofundamento das questões levantadas durante os módulos ou previamente organizadas, e 60% online (24 horas), com aulas gravadas, permitindo flexibilidade para os participantes. Considerando as dificuldades logísticas observadas em atividades presenciais anteriores, a Secretaria está organizando a melhor forma de realização dos seminários integradores, em diálogo constante com a gestão, para garantir a integralização do conteúdo e a carga horária necessária.

Leia Também:  Prefeitura entrega à Câmara de Vereadores relatório anual da Ouvidoria- Geral

“Graças ao Termo de Fomento viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá em parceria com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, a capacitação será oferecida gratuitamente a todos os servidores da saúde que atuam na Atenção Primária do município”, celebrou o secretário da pasta, Deiver Teixeira.

As inscrições começam no dia 1º de junho de 2024 e podem ser feitas através do link https://admin.mdeduca.com/#/auto-cadastro/1066465882670911715886210 ou pelo QR Code disponível nos banners espalhados pelas unidades de saúde. As aulas terão início no dia 20 de junho de 2024 e serão realizadas na modalidade Ensino à Distância (EAD) – Online.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Published

on

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  PGM não foi notificada pelo TJ sobre suspensão da atualização da Planta de Valores Genéricos

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Cuiabá registra queda nos acidentes com animais peçonhentos em 2026; escorpiões lideram ocorrências

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA