CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove Semana do Meio Ambiente com palestras, blitz ecológica e plantio de árvores

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, convida a população para participar da programação da Semana do Meio Ambiente, que será aberta na próxima terça-feira (04), com uma palestra técnica ministrada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT), a partir das 18 horas, no plenário da autarquia. Os interessados precisam registrar a inscrição por meio do link https://forms.gle/LnibYMU4Ne6KXW6m7 para garantir a participação.

O evento, que acontece anualmente, é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. As atividades seguirão até o dia 06, com a promoção de blitz ecológica e plantio de árvores. “Eventos como esse servem para sensibilizar a população cuiabana acerca da importância das árvores para a manutenção da vida e seu bem-estar, além de estimular a mudança de hábitos, visando à sustentabilidade, por meio da educação ambiental. O plantio de árvores é uma das alternativas sustentáveis, podendo ser considerada uma ação fácil de ser executada e de suma importância para sensibilizar o cidadão sobre a importância da natureza e o bem que ela nos traz”, declarou a Gerente da Unidade de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Zilda Helena da Silva.

Leia Também:  Prefeito abre dados da Educação ao TCE e reforça defesa da transparência

“O projeto visa criar o senso de responsabilidade ambiental no cidadão, a partir do compromisso com o plantio e cuidados com a árvore durante a sua fase inicial, tornando-os agentes ativos no processo de arborização urbana, e assim, futuramente, aumentar o número e a qualidade dos espaços verdes na cidade de Cuiabá. Eles passam a perceber que pequenos problemas podem ser resolvidos por meio de um trabalho coletivo, abrindo espaço para que esse trabalho se perpetue e que se volte para outros problemas locais”, pontuou Zilda.

São parceiros da Semana o projeto Verde Novo do Tribunal de Justiça, Crea-MT, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

“A arborização urbana é uma importante ferramenta para prover inúmeros benefícios que proporcionam uma melhor qualidade de vida para a população cuiabana, devendo estar inserida nos projetos de gestão ambiental”, concluiu Zilda.

PROGRAMAÇÃO:

04/06 – Terça-feira
Palestras Técnicas em Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Local: Plenário do CREA-MT
Horário: 18h

05/06- Quarta-feira
08:00 – Blitz Ecológica em frente ao Shopping Pantanal
08:30 – Plantio no Parque da Família (com autoridades)

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá presta homenagem a líder comunitário e entrega Praça João Lira no bairro Campo Velho

06/06- Quinta-feira
08:00 – Blitz Ecológica na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça Alencastro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Casos de dengue caem quase 87% em Cuiabá em 2026, aponta Vigilância em Saúde

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Prefeitura paga consignados e faz auditoria de dívidas

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA