CUIABÁ

Emoção marca a premiação de unidades educacionais, professores e estudantes da rede pública municipal

Publicado em

Cuiabá avança na educação. Três escolas da rede pública municipal de Cuiabá receberam prêmios por seu desempenho na alfabetização de estudantes até o 2° ano do Ensino Fundamental. O evento foi realizado na última terça-feira (2), no Ginásio Aecim Tocantins e o professor alfabetizador Israel José de Almeida e o estudante João Vitor Pereira de Souza também foram premiados. O reconhecimento foi feito pelo governo do Estado.

Entre as 80 escolas mais bem avaliadas no Índice de Desempenho Educacional na Alfabetização (IDEMT-Alfa) e no Sistema de Avaliação – Avalia MT durante o ano letivo de 2023, estão as EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo, Madre Marta Cerutti e Profª Tereza Lobo.

A coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone acompanhou a premiação e disse que os resultados são frutos de investimentos da atual gestão. “Os investimentos em formação continuada, material estruturado, kits pedagógicos e ambientes educacionais mais favoráveis à aprendizagem foram priorizados pela gestão Emanuel Pinheiro e estão transformando a educação cuiabana em uma referência nacional”, destacou ela.

Para os premiados o momento foi de muita emoção e reconhecimento por seus esforços. Os diretores das unidades educacionais destacaram o avanço da rede pública municipal, principalmente a partir da implementação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), em 2018. O programa focado no letramento e na alfabetização na 2ª e 3ª infância, é uma estratégia que garante e assegura a qualidade de ensino por meio da formação continuada dos profissionais, material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro já conta com 57 equipes de saúde bucal

Emocionado o diretor Vilson Messias Aguiar destacou o apoio da atual gestão aos profissionais da rede pública municipal. “Existe um esforço coletivo na rede pública municipal de educação. Com profissionais comprometidos que incentivam alunos e seus familiares, peças importantes nessa engrenagem, para obtenção de novos resultados. Esse prêmio é o reconhecimento desse trabalho na tarefa diária de melhoria da aprendizagem de nossos alunos”, disse o diretor Vilson Messias.

A diretora da EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, Maria Eunice Fernandes da Silva disse que premiação é um incentivo para que todos busquem cada vez mais, uma educação de qualidade. “Todos nós profissionais da educação, buscamos um único objetivo, um ensino de qualidade e, consolidar a alfabetização dos nossos estudantes, garantindo a eles o direito a uma aprendizagem significativa, fundamental para alcançarmos a excelência”, salientou.

A diretora Fernanda Vieira de Paula Lutterback, da EMEB Madre Marta Cerutti destacou a parceria entre a escola, a família e os profissionais. “Temos uma rede de apoio que contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. Esse prêmio reflete os excelentes resultados alcançados na Avaliação Somativa Estadual (Avalia MT), e fazem da EMEB Madre Marta Cerutti uma referência em ensino no estado de Mato Grosso”, ressaltou a diretora.

Leia Também:  Captação de órgãos no HMC atende receptores de Brasília e Porto Alegre

Muito emocionado, Israel José de Almeida falou sobre o papel do professor nesse processo. Ele integra um grupo de 14 alfabetizadores que foram reconhecidos com medalhas e viagens para a cidade de Sobral, no Ceará. “Sempre pensando no melhor para os estudantes, buscando meios que contribuam para seu aprendizado. Ser professor é dedicação, gostar do que faz, trabalhar com o coração, estar preparado pelo novo sempre, ser paciente, persistente, otimista, corajoso, ter objetivos claros, acreditar e mostrar o quanto esses estudantes são capazes”, disse ele.

O prêmio alfabetiza MT também reconheceu os resultados apresentados por 14 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, que receberam medalhas e um videogame. O estudante João Vitor Pereira de Souza, que em 2023 era atendido na EMEB Liberdade foi um dos premiados. Acompanhado dos pais ele disse estar bastante feliz. “Como pais estamos orgulhosos”, disse a mãe Flaime Pereira Macena.

Acompanharam a premiação o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais das unidades premiadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pontos isolados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro registraram vazamentos de água durante a forte chuva. A situação ocorreu em razão da obra de substituição completa do telhado e das calhas da unidade, iniciada no fim de maio e ainda em execução. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (22).

Como parte da reforma, alguns trechos da cobertura permanecem temporariamente abertos para a troca das telhas, calhas e demais estruturas do telhado. Nesses locais, a ocorrência de chuvas intensas pode provocar infiltrações pontuais, situação considerada possível durante esse tipo de intervenção.

Apesar dos vazamentos, nenhum atendimento foi comprometido. A UPA permaneceu funcionando normalmente durante toda a noite e segue operando nesta terça-feira (23), sem interrupção de consultas, exames ou atendimentos de urgência e emergência. Os consultórios, salas de exames e demais setores assistenciais não foram afetados, garantindo a continuidade da assistência prestada à população.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, juntamente com a empresa responsável pela execução da obra, estiveram na unidade realizando os reparos necessários e acompanhando a evolução dos serviços para restabelecer completamente as áreas atingidas.

Leia Também:  Primeira dama reforça laços com alunos, professores e destaca integração de trabalho

A escolha do período para execução da reforma levou em consideração as condições climáticas da região. Historicamente, o mês de junho, início do inverno, é marcado pelo período de estiagem no Centro-Oeste, com baixo volume de chuvas, sendo considerado o momento mais adequado para intervenções em coberturas. No entanto, as precipitações registradas nos últimos dias foram atípicas para esta época do ano.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a manutenção é uma obra estrutural necessária e que a resposta das equipes foi imediata.

“Estamos realizando uma intervenção importante e aguardada há anos. Durante a substituição completa do telhado e das calhas, é possível que ocorram situações pontuais como essa, especialmente diante de uma chuva fora do padrão esperado para esta época do ano. Assim que identificamos os vazamentos, nossas equipes e a empresa responsável foram acionadas e já estão trabalhando no local. O principal é que nenhum atendimento foi interrompido e a população continuou sendo assistida normalmente”, afirmou.

A necessidade das melhorias foi identificada durante visita técnica realizada em abril deste ano pela secretária Deisi Bocalon e pelo secretário adjunto Odair Mendonça. Na ocasião, foram levantadas as principais demandas estruturais da UPA Morada do Ouro e iniciado o planejamento de uma ampla reforma.

Leia Também:  Veja o que abre e o que fecha na saúde e as ações especiais no feriado desta quarta-feira

“A troca do telhado é uma intervenção de grande porte, necessária para solucionar problemas estruturais antigos. A obra segue dentro do cronograma e está sendo acompanhada diariamente pela equipe técnica para garantir a segurança da unidade e a continuidade dos atendimentos”, disse o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

Além da substituição do telhado e das calhas, o projeto contempla a reestruturação dos banheiros, troca de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, promovendo melhores condições para pacientes e profissionais.

A UPA Morada do Ouro realiza, em média, 400 atendimentos por dia e conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, garantindo assistência contínua à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA