CUIABÁ
Gestão Emanuel Pinheiro promove uma série de transformações significativas na área da saúde pública
Publicado em
1 de agosto de 2024por
Da RedaçãoDesde que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em 2017, Emanuel Pinheiro tem promovido uma série de transformações significativas na área da saúde pública, marcando suas duas gestões com investimentos em infraestrutura, programas de saúde e melhoria no atendimento à população. Destacam-se os esforços na ampliação da rede de saúde, modernização dos serviços e humanização no atendimento, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos cuiabanos.
Em 2017, a administração de Emanuel Pinheiro já começou com ações impactantes para a saúde pública de Cuiabá. Um dos marcos foi a realização do primeiro Mutirão de Cirurgias Ortopédicas no antigo Pronto Socorro (HPSMC), com o objetivo de reduzir a superlotação e agilizar o atendimento de pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos. Para enfrentar a questão das infecções hospitalares e otimizar a ocupação dos leitos, foi implementado o projeto de desospitalização, para desocupar os corredores do HPSMC, permitindo a alta de pacientes crônicos para tratamento domiciliar.
A gestão também se preocupou em melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos, aprimorando o Serviço de Transporte de Pacientes Portadores de Insuficiência Renal Crônica, que beneficiou pacientes em tratamento de hemodiálise. Além disso, a informatização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá (HMPSC) foi iniciada, aumentando a eficiência no controle de medicamentos e gestão hospitalar.
O ano de 2018 foi marcado pela expansão dos leitos de UTIs pediátricas no antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, ampliando a capacidade de atendimento a crianças em estado crítico. Além disso, as atividades da Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – URPICS receberam reconhecimento nacional, sendo premiadas no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais, destacando o trabalho da equipe em inovação e eficiência.
Um dos marcos deste ano foi o aporte de R$ 100 milhões do Governo Federal, que permitiu a finalização das obras do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e a aquisição de equipamentos modernos. Em dezembro, a estrutura física do HMC foi entregue, tornando-se uma referência em saúde pública no estado.
Com o início das atividades do HMC em 2019, Cuiabá deu um grande passo na melhoria dos serviços de saúde. Em fevereiro, a ala ambulatorial do hospital começou a operar seguida gradativamente por outros setores, até a abertura do Pronto Socorro em novembro, o que eliminou as filas nos corredores do antigo pronto-socorro, trazendo dignidade e melhor atendimento aos pacientes.
A entrega de dez novas ambulâncias, adaptadas para unidades como o Pronto Socorro e UPA Morada do Ouro, fortaleceu a rede de atendimento móvel. Neste ano, também foi aprovada a Lei Municipal 6.417, que implementou o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, refletindo o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da saúde. Os agentes de combate a endemias receberam tablets para auxiliar nas suas atividades, modernizando e agilizando o trabalho de campo.
Outro destaque foi o lançamento do projeto ‘SOS AVC’ no Hospital Municipal São Benedito, aumentando a taxa de sobrevivência de pacientes com AVC em 92%.
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios imensos, e a gestão de Emanuel Pinheiro respondeu rapidamente, transformando o antigo Pronto Socorro em um Hospital Referência Covid-19 e aumentando o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados, totalizando 115 leitos.
Em 2020, a UPA Verdão foi inaugurada, servindo a princípio como apoio para o Hospital Referência Covid-19 e, posteriormente, como uma referência de atendimento para moradores de Cuiabá e Várzea Grande. No mesmo ano, a gestão lançou o Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar para pessoas com dificuldades de locomoção, com equipes multidisciplinares, e o Programa AMOR (Assistência Médica e Odontológica Rural), que leva atendimento ambulatorial à população da zona rural e comunidades terapêuticas.
O ano de 2021 foi marcado pelo início da campanha de vacinação contra a Covid-19, com esforços intensos para imunizar a população de Cuiabá. Além disso, a entrega de uma ambulância para a UBS Rio dos Peixes marcou a primeira vez que uma unidade rural recebeu um veículo novo, ampliando o acesso à saúde em áreas remotas.
O ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi criado na UBS Grande Terceiro, promovendo um atendimento mais holístico e humanizado. Além disso, foi lançado um edital de processo seletivo para contratação de novos profissionais da saúde, reforçando a equipe e melhorando a capacidade de atendimento da rede municipal.
Em 2022 a vacinação contra a Covid-19 foi expandida para crianças, com atendimento descentralizado em unidades básicas, facilitando o acesso para as famílias cuiabanas. Para melhorar o controle de frequência dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, foi implementado o Ponto Eletrônico, garantindo maior eficiência na gestão de pessoal.
Mais de 1.800 cirurgias eletivas foram realizadas pelo Programa MT Mais Cirurgias, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera desde 2015. Seis novas vans foram entregues para o Programa Melhor em Casa, reforçando o atendimento domiciliar e promovendo a desospitalização.
O edital para concurso público da Secretaria Municipal de Saúde foi aberto, oferecendo 2.162 vagas com salários de até R$ 10.575,89, ampliando as oportunidades para profissionais de saúde em Cuiabá.
Em 2023, a saúde pública de Cuiabá continuou a receber investimentos significativos, com a entrega de novas vans para o programa Consultório na Rua e o Programa AMOR, ampliando o alcance dos serviços de saúde. Após 9 anos sem concursos, foi realizado o concurso público da Secretaria Municipal de Saúde, que atraiu cerca de 40 mil inscritos e incluiu seis novos cargos: médico APS, agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.
Além disso, um processo seletivo simplificado foi realizado para a contratação de médicos, com 385 vagas, demonstrando o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde.
O ano de 2024 iniciou com a realização de importantes ações para a saúde pública em Cuiabá. O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) promoveu sua primeira campanha contra queimaduras e se destacou pela captação de órgãos, salvando cinco vidas. Além disso, procedimentos de cardiologia com hemodinâmica foram retomados no Hospital São Benedito, reafirmando o compromisso da administração com a saúde de qualidade.
A reestruturação da rede de atendimento psicossocial incluiu a retomada da reforma do CAPS Adolescer e o início da reforma da antiga Policlínica do Verdão, onde funcionará o CAPS III (24h). Além disso, um mutirão de tomografias foi realizado no Hospital São Benedito, e filas de 31 procedimentos de consultas e exames foram zeradas, melhorando significativamente o atendimento à população.
A parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi reforçada com a assinatura de um convênio para capacitar servidores e oferecer residência médica a estudantes, promovendo a integração entre academia e prática de saúde.
Ampliação da Atenção Primária
Um dos legados mais significativos das gestões de Emanuel Pinheiro é a ampliação expressiva da atenção primária em Cuiabá. Em 2017, a rede básica contava com 70 equipes de saúde da família e 12 equipes de saúde bucal. Até julho de 2024, esses números cresceram para 145 equipes de saúde da família e 79 equipes de saúde bucal, totalizando 224 equipes que atendem a população cuiabana com qualidade e eficiência.
Infraestrutura e modernização das unidades de saúde
Durante os mandatos de Emanuel Pinheiro, várias unidades de saúde foram reformadas e outras construídas, transformando a infraestrutura de saúde pública na cidade. Entre as obras mais notáveis está o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o maior hospital público do estado, inaugurado em 2019, que simboliza o compromisso com a saúde de excelência.
Além disso, 43 unidades de saúde foram reformadas, 18 foram reformadas e ampliadas e 9 novas unidades foram construídas, ampliando a cobertura e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Unidades Reformadas
– PSF São João del Rey/Novo Millenium – Reforma realizada em 2017
– CS Paiaguás – Reforma concluída em 2018.
– USF Jardim Vitória I – Passou por uma reforma em 2018.
– PSF Bela Vista/Carumbé – Reformada em 2018.
– PSF Jardim Fortaleza/Santa Laura – Concluiu sua reforma em 2018.
– Centro Odontológico Dom Aquino – Reforma realizada em 2018
– PSF Jardim Florianópolis/União – Reformada em 2019.
– CS Grande Terceiro – Passou por reforma em 2019.
– PSF CPA III – Reformada em 2020.
– Odontologia CPA III- Reforma realizada em 2020.
– SAE CPA – Passou por uma reforma em 2020.
– Clínica da Família da CPA I – Reformada em 2020 .
– PSF Jardim Independência – Reforma concluída em 2020.
– PSF Santa Amália – Reformada em 2020.
– USF Nova Esperança I e II – Passou por reforma em 2021.
– USF Osmar Cabral / Liberdade – Reformada em 2021.
– USF Novo Horizonte – Reforma concluída em 2021.
– Policlínica do Verdão – Reformada em 2019 .
– Serviço de Atendimento Especializado – SAE Grande Terceiro – Passou por reforma em 2020.
– Residência.Terapêutica (R.T.) Santa Isabel – Reforma realizada em 2020.
– R.T. Campus Elisius – Reformada em 2020.
– R.T. Cidade Alta – Passou por reforma em 2020.
– R.T. Carumbé – Reformada em 2020.
– R.T. CPA II – Passou por reforma em 2020.
– R.T. Verdão – Reformada em 2021.
– CER/CEM Pascoal Ramos – Passou por reforma em 2021.
– CER Planalto (Espaço Alugado) – Reformada em 2022.
– UPA Morada do Ouro – Passou por reforma em 2022.
– CEM Casa Rosa – Reformada em 2022.
– PSF CPA IV – Reforma concluída em 2024.
– PSF Coxipó do Ouro – Reformada em 2024.
– USF Jardim Imperial – Passou por reforma em 2023.
– USF Despraiado I e II – Reformada em 2023.
– USF São Gonçalo – Reforma concluída em 2023.
– USF Novo Mato Grosso – Reformada em 2023.
– USF Campo Velho – Passou por reforma em 2023.
– USF Jardim Vitória I – Reformada novamente em 2023.
– USF Ouro Fino – Passou por reforma em 2023.
– PSF Santa Izabel I II III – Reformada em 2022.
– PSF Jardim Vitória I – Listada duas vezes, mas contada uma vez.
Unidades reformadas e ampliadas
– PSF Parque Cuiabá – Reforma e ampliação realizadas em 2018.
– CS do Tijucal – Passou por reforma e ampliação em 2019.
– PSF Pedra 90 I e II – Reforma e ampliação concluídas em 2019.
– PSF Altos da Serra I e II – Reformada e ampliada em 2019.
– PSF Báu Lixeira – Passou por reforma e ampliação em 2019.
– PSF Renascer – Reformada e ampliada em 2019.
– CS Dom Aquino – Reforma e ampliação realizadas em 2019.
– CS Ana Poupina – Passou por reforma e ampliação em 2019.
– PSF Despraiado I e II – Reformada e ampliada em 2019.
– PSF Novo Terceiro – Reforma e ampliação concluídas em 2019.
– PSF Dr. Fábio I e II – Passou por reforma e ampliação em 2020.
– PSF Parque Atalaia – Reformada e ampliada em 2020.
– PFS Pedra 90 V e VI – Reforma e ampliação realizadas em 2020.
– PSF Jardim Colorado I e II – Passou por ampliação em 2020.
– PSF Alvorada- Reformada e ampliada em 2020.
– PSF Rio dos Peixes – Reforma e ampliação concluídas em 2020.
– USF Jd Vitória II e III – Passou por reforma e ampliação em 2021.
– USF Ribeirão do Lipa – Reformada e ampliada em 2021.
Unidades Construídas
– UBS Jockey Club – Construída em 2019.
– UBS Santa Terezinha/Itapajé – Unidade nova construída em 2019.
– UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot – Construída em 2020.
– UBS Parque Ohara – Unidade nova construída em 2020.
– USF Imperial II – Construída em 2021.
– Odontologia Baú / Lixeira – Unidade construída em 2022 .
– UPA Verdão – Unidade nova construída em 2020.
– UPA Leblon – Unidade nova finalizada em 2023.
– HMC – Construção concluída em 2018.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro, é um orgulho ter tido a oportunidade de contribuir para a transformação da saúde pública de Cuiabá, que além de atender a população local, também atende pacientes vindos de todas as partes de Mato Grosso e até mesmo de outros estados. “Nestes 7 anos e meio de gestão, construímos um legado, que transformou a saúde pública da capital. Investimos em infraestrutura, modernizamos os serviços, com foco na humanização dos atendimentos. Meu compromisso é continuar avançando, inovando e cuidando da nossa gente com responsabilidade e carinho, até o último dia do meu mandato”, concluiu o gestor municipal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
Published
5 horas agoon
22 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger
Governo de MT e Prefeitura de Várzea Grande inauguram Parque Tecnológico e novo acesso asfaltado ao complexo
GRANDE CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as...
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta...
Governo de MT e Prefeitura de Várzea Grande inauguram Parque Tecnológico e novo acesso asfaltado ao complexo
Será inaugurado nesta quinta-feira (25), às 14h30, o Parque Tecnológico Mato Grosso, empreendimento que promete posicionar Várzea Grande como um...
MATO GROSSO
Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do...
Estudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas de tempo integral da Rede Estadual tem transformado a maneira...
Solar dos Müller é tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mato Grosso
O Solar dos Müller, imóvel do século XIX situado na região central de Cuiabá, foi tombado ao Patrimônio Histórico e...
POLÍCIA
Polícia Civil cumpre prisão de mulher investigada pela morte da filha bebê
Uma mulher investigada pela morte da sua filha bebê ocorrida no ano de 2003, em Cuiabá, foi presa pela Polícia...
Polícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (22.6), um homem, de 35 anos, suspeito de feminicídio contra a mulher trans Betina...
Homem é preso pela Polícia Militar suspeito de manter mulher em cárcere privado
Uma mulher, de 25 anos, foi resgatada neste domingo (21.6), por policiais militares do 3º Batalhão, após ser vítima de...
ENTRETENIMENTO
Paolla Oliveira compartilha registros de viagem por Xangai, na China: ‘Ni keyi ‘
A atriz Paolla Oliveira abriu o álbum de fotos de sua passagem por Xangai, na China, e dividiu com os...
Cristina Ranzolin celebra fim do tratamento contra câncer e toma último comprimido
A jornalista Cristina Ranzolin viveu um momento emocionante durante o Jornal do Almoço, da RBS TV, afiliada da Globo no...
Mariana Rios celebra 6 meses do filho Palo com festa temática circense: ‘Viva o amor!
Mariana Rios, de 40 anos, encantou os seguidores nesta segunda-feira (22), ao celebrar os 6 meses de vida de Palo,...
ESPORTES
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
Cabo Verde busca empate heroico contra o Uruguai e mantém vivo sonho da classificação
A estreia de Cabo Verde em Copas do Mundo continua rendendo histórias dignas de roteiro. Na tarde desta segunda-feira, em...
Messi faz história, desencanta após pênalti perdido e garante Argentina nas oitavas da Copa
A Argentina é a primeira classificada para a próxima fase da Copa do Mundo. Com dois gols de Lionel Messi,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
MATO GROSSO6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
MATO GROSSO6 dias agoGoverno de MT, AL, Poder Judiciário e Prefeitura de Cuiabá se reúnem para regularizar bairros Paraisópolis e Silvanópolis
-
MATO GROSSO6 dias agoPolícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Comodoro e apreende armas de fogo e munições
-
MATO GROSSO6 dias agoPolícia Civil prende casal que aplicou golpe de R$ 38 mil em empresa de produtos de harmonização orofacial
