CUIABÁ

Secretaria de Obras realiza limpeza de mais de 20 bueiros na Avenida Prainha e arredores

Publicado em

A Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá intensificou as ações de limpeza de bueiros na capital. Uma das equipes trabalhou na região da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), no cruzamento com a Avenida Generoso Ponce. Os serviços começaram nesta quarta-feira (6) e devem continuar nos próximos dias, abrangendo mais de 20 bueiros na Prainha e arredores.

O secretário de Obras e vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, garantiu que as equipes têm trabalhado continuamente, de forma preventiva, para minimizar os impactos das chuvas. Diariamente, o serviço de limpeza dos bueiros é executado em várias regiões da cidade.

A drenagem ao longo do Córrego da Prainha, que nasce no Bairro Consil e deságua no Rio Cuiabá, é apontada como uma das causas dos problemas na área. Trata-se de um sistema de drenagem antigo, com mais de 40 anos, em estado avançado de desgaste e quase inexistente em algumas partes, com manilhas corroídas. “O que estamos fazendo é um serviço paliativo, desobstruindo os bueiros que estão cheios de sujeira”, explicou o secretário relembrando que a gestão já executou obras de substituição de manilhamento.

Leia Também:  Prefeitura inicia credenciamento de pediatras para reforçar UPAs e compor equipe do novo CMI

A água não fica represada por muito tempo, mas o sistema de drenagem não comporta o volume das chuvas, o que provoca alagamentos. Assim que a chuva cessa, a água escoa, mas a solução definitiva seria a substituição de todo o sistema de drenagem.

Outro ponto crítico é a conscientização da população sobre o descarte adequado de lixo, evitando o descarte nas vias públicas. Segundo a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), cerca de seis toneladas de lixo são retiradas diariamente da região central de Cuiabá.

“É essencial evitar o descarte de papéis, garrafas PET, latinhas, sacolas e outros resíduos nas ruas para manter a cidade limpa e, consequentemente, os bueiros desobstruídos. O lixo acumulado nos sistemas de drenagem no período seco acaba sendo empurrado para as ruas com o aumento das águas durante as chuvas. Precisamos combater essa situação por meio da conscientização da população”, afirmou Stopa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Projeto "Protetor Mirim" promove a conscientização de mais de 800 estudantes de escola municipal

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Morador é autuado por criação irregular de porcos em área urbana de Cuiabá 

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA