CUIABÁ

“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher: “Prefeitura de Cuiabá apoia movimento nacional liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil

Publicado em

Atendendo à programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, Cuiabá, juntamente com outras 90 cidades do Brasil e do mundo, realizou neste domingo (1º) um ato em defesa da vida e contra a violência. Intitulada “Caminhada Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”, a mobilização foi liderada pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Núcleo de Cuiabá, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher, além de diversos parceiros públicos e privados.

O percurso, embora curto – da Praça Santos Dumont até a Praça do Chopão –, simbolizou o clamor de mulheres unidas em uma única voz: “Chega de Violência. Não é não!”. Faixas e cartazes reforçaram a mensagem, que contou com a presença de familiares de vítimas de feminicídio.

“O Grupo Mulheres do Brasil trabalha com a sociedade civil, buscando promover ações de impacto que transformem a sociedade por meio das mulheres. Esse tema é de extrema urgência, e precisamos unir esforços da sociedade, do poder público, do setor privado e das organizações. É uma questão complexa que exige soluções conjuntas e efetivas”, destacou Keite Agnes Custódio, líder do Núcleo de Cuiabá.

Apesar das iniciativas promovidas, os números permanecem alarmantes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 40 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso entre janeiro e outubro deste ano. Em âmbito nacional, uma mulher é estuprada a cada 6 minutos, totalizando cerca de 7.200 casos mensais; além disso, mais de 25 milhões de brasileiras relataram terem sofrido violência doméstica e familiar em 2023.

Keite Agnes enfatizou que “não existe uma solução única. O problema começa dentro de casa, na forma como educamos nossos filhos. Embora tenhamos leis rigorosas, os casos continuam aumentando. Isso demonstra que a questão é cultural e educacional, e precisamos avançar gradualmente para alcançar mudanças significativas”.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Emanuel Pinheiro apresenta cronograma de desativação do aterro sanitário de Cuiabá

Para Vera Wender, integrante da Secretaria da Mulher e presidente do Conselho Municipal da Mulher, o ato em Cuiabá teve grande relevância. “Estamos aqui reunindo a sociedade para dizer ‘não’ à violência. Todos os dias recebemos notícias de mulheres que perderam suas vidas. Precisamos engajar homens, mulheres, toda a sociedade, porque essa luta é de todos nós. Durante esses 21 dias de ativismo, reforçamos a necessidade de um mundo sem violência, embora pareça cada vez mais difícil. Mas depende de como educamos nossas crianças, especialmente os futuros homens”, afirmou.

Há uma reflexão importante sobre o impacto geracional: muitos homens que perpetram a violência foram criados em uma sociedade marcada por machismo, autoritarismo e possessividade. Segundo a delegada Judá Maali, da Delegacia da Mulher de Cuiabá, é fundamental desconstruir esses padrões. “Somos seres humanos iguais, sem ninguém acima ou no controle do outro. O feminicídio ocorre quando o ciclo de violência atinge seu ápice. É necessário conscientizar sobre os papéis de gênero para interromper essa tragédia.”

Embora a violência sempre tenha existido, ela hoje ganha mais visibilidade. “As mulheres estão denunciando mais, e precisamos ampliar a informação para que elas saibam que não estão sozinhas. Há uma rede pronta para acolher, apoiar e tirar essas mulheres da situação de violência. Trabalhamos para que, juntas, possamos reduzir esses números e alcançar mudanças reais”, pontuou Vera.

O Grupo Mulheres do Brasil está presente em 155 cidades ao redor do mundo, com mais de 129 mil participantes engajadas em ações que promovem igualdade de gênero, raça e justiça social. Em Cuiabá, reuniões mensais, conhecidas como “Portas Abertas”, visam atrair voluntárias e divulgar as iniciativas do grupo.

Leia Também:  Servidores de Cuiabá aperfeiçoam conhecimentos para aplicação da nova lei de licitações

A Prefeitura de Cuiabá, sob a liderança da primeira-dama Márcia Pinheiro, também abraça a causa. A Secretaria da Mulher oferece acolhimento a vítimas de violência doméstica, cursos de qualificação, encaminhamento ao mercado de trabalho e até auxílio-aluguel. “A primeira-dama é visionária e trabalha incansavelmente para concretizar projetos que transformem vidas até o fim de 2024”, reforçou Vera Wender.

Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Verdão e Leblon, o atendimento às vítimas será ampliado com a inclusão do bairro Pedra 90.

Entre os participantes da caminhada estavam a delegada Judá Maali, Jorzilete Criveletto, do Comitê de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas, e a família de Ana Paula dos Santos Pereira, vítima de feminicídio em setembro de 2023. Durante o ato, Laidejane de Oliveira, cunhada de Ana Paula, expressou revolta pela liberdade do assassino. “Feminicídio não é motivo para manter uma pessoa presa? Queremos justiça. Ele tirou a vida de uma mãe diante de sua filha, e isso não pode ficar impune”, declarou.

Secretaria da Mulher

As ações da Secretaria da Mulher não param. Em dezembro, a mostra sobre vítimas de feminicídio, atualmente no Ministério Público do Estado de Mato Grosso, será leevada para a Rodoviária de Cuiabá. Outras iniciativas, como a instalação de bancos vermelhos em locais estratégicos, como a Universidade Federal de Mato Grosso, visam chamar atenção e promover conscientização. Com ações integradas e parcerias fortes, Cuiabá se destaca como exemplo na luta por um futuro sem violência contra mulheres e meninas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Atrações culturais, inclusão e lazer movimentam Orla do Porto

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA