VÁRZEA GRANDE

Sucateamento do DAE está deixando várzea-grandenses sem água na torneira

Publicado em

Equipes estão trabalhando diuturnamente para minimizar impactos. Processos internos estão sendo dinamizados pela nova gestão para abreviar prazos para reposição de peças e serviços

As equipes do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) estão atuando incessantemente para solucionar uma série de problemas que estão impactando o abastecimento de diversas regiões da cidade. Manutenções emergenciais foram necessárias para restabelecer o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

O sucateamento da estrutura, causado pela falta de manutenção, e a falta de processos administrativos têm sido o maior desafio da atual gestão e se concretizado em uma série de problemas que tem comprometido o fluxo e continuidade do abastecimento.

“As licitações de compra de materiais, equipamentos e serviços estão vencidas ou próximas do prazo de vencimento. A nossa equipe está trabalhando para acelerar esses processos e poder garantir que a estrutura receba os investimentos que precisa”, explica o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

Na ETA III (Cristo Rei), a captação de água está completamente paralisada devido à falha nas bombas responsáveis por captar água do rio Cuiabá. O reparo já foi iniciado e a previsão é de que o sistema volte a operar dentro de dois dias.

Leia Também:  Após troca de motores danificados, ETA Imigrantes retoma operação

A ETA I, conhecida como a ETA Velha – Ulisses Pompeu de Campos – segue parada devido à manutenção na adutora rompida na rua Maracanã. No entanto, a previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.

Já a ETA II (Júlio Campos) está operando com metade da sua vazão, pois um dos bombeadores apresentou problemas técnicos e desligou entre sábado e domingo. Esse equipamento será religado assim que a manutenção da adutora for concluída, garantindo que a unidade volte a operar com sua capacidade plena.

Por enquanto, a ETA II está direcionando toda a sua produção para abastecer o reservatório do Morro do Urubu, garantindo o fornecimento de água ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG).

A ETA IV (Barra do Pari/Chapéu do Sol) também enfrenta dificuldades devido ao rompimento da adutora que abastece a região do Florais. O DAE está buscando uma equipe terceirizada para fazer a manutenção, devido à complexidade, que necessita de equipe e material especializado. O sistema segue operando, mas em estado de alerta.

Atualmente, a única ETA que opera sem intercorrências é a ETA V (Imigrantes), garantindo o abastecimento das áreas atendidas pelo Sistema V.

“Estamos trabalhando com o máximo de transparência com a população. Estamos dinamizando os processos internos para abreviar prazos para reposição de peças e serviços. Vamos informar cada novo passo, inclusive emitindo novos Boletins de Abastecimento ao longo do dia. Pedimos que a população fique atenta aos canais de comunicação oficiais do DAE”, pede o diretor-presidente.

Leia Também:  Serviços Públicos e Mobilidade Urbana intensifica ações de limpeza e de zeladoria na região do grande Cristo Rei

A equipe do DAE segue monitorando a situação de perto, realizando os reparos necessários para normalizar o abastecimento em toda a cidade. A população pode acompanhar atualizações por meio dos canais oficiais do DAE e registrar reclamações pelo site ou presencialmente na unidade em frente ao Terminal André Maggi.

ATAQUES – Não bastasse a falta de cuidado com os equipamentos do DAE, a oferta de água em Várzea Grande também está sendo alvo de ataques criminosos, que só aumentam o sofrimento da população. Na madrugada de ontem (3), foi furtada a fiação total de energia do poço 81, localizado na Avenida São Gonçalo, bairro Jardim das Oliveiras.

O furto prejudicou o abastecimento dos seguintes bairros: Jardim das Oliveiras, Planalto Ipiranga, Ipanema, Engordador e São João.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

DAE-VG orienta consumidores sobre revisão de faturas emitidas pela média durante transição de sistema

Published

on

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa à população que, durante o processo de implantação do novo sistema de gestão comercial, realizado entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026, algumas faturas de consumo de água foram emitidas com base na média de consumo dos imóveis.

Em alguns casos, consumidores relataram divergências nos valores cobrados, apontando que o consumo faturado não corresponde à utilização real registrada no imóvel. Diante da situação, o DAE-VG reforça que está à disposição para analisar individualmente cada caso e realizar os procedimentos necessários para a correção das cobranças, quando forem constatadas inconsistências.

Os consumidores que se sentirem prejudicados devem procurar um dos pontos de atendimento da autarquia, levando documento pessoal, número da matrícula da unidade consumidora ou outro documento que permita sua identificação, além de uma foto atual do hidrômetro, demonstrando a leitura do dia.

Os atendimentos estão sendo realizados nos seguintes locais:

  • Unidade de atendimento próxima ao Terminal André Maggi;
  • Ganha Tempo do Cristo Rei;
  • Guichê do IPTU, localizado na Prefeitura de Várzea Grande.
Leia Também:  Serviços Públicos e Mobilidade Urbana intensifica ações de limpeza e de zeladoria na região do grande Cristo Rei

O DAE-VG reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor, destacando que as equipes estão preparadas para atender não apenas demandas relacionadas às faturas emitidas por média, mas também quaisquer outras situações em que o usuário considere necessário solicitar esclarecimentos ou revisão de cobranças.

A autarquia orienta que os consumidores procurem os canais oficiais de atendimento para que cada caso seja devidamente analisado e solucionado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA