MATO GROSSO

Governo do Estado reforça combate à violência contra a mulher no Carnaval com o Movimento MT Por Elas

Publicado em

Com o objetivo de combater a violência contra a mulher durante o período de Carnaval, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e do Programa SER Família Mulher, intensifica as ações do Movimento MT Por Elas. A iniciativa busca garantir proteção e suporte às mulheres, promovendo a conscientização sobre a importância do respeito e da segurança em todos os espaços.

Desde agosto de 2024, o Movimento MT Por Elas tem promovido campanhas de prevenção e informação em diversos locais, como bares, restaurantes, escolas e condomínios, com materiais educativos e orientação para que estabelecimentos noturnos possam atuar de forma mais efetiva na proteção às mulheres.

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família Mulher, enfatiza a importância dessas ações para garantir a segurança das mulheres.

“A segurança e o bem-estar das mulheres são prioridades do nosso trabalho à frente do SER Família Mulher. Sabemos que muitas enfrentam situações de vulnerabilidade e violência, e é nosso dever garantir que tenham apoio, proteção e oportunidades para recomeçar. Com esse programa, buscamos oferecer suporte real e efetivo, seja por meio de auxílio financeiro, atendimento especializado ou políticas públicas que promovam a autonomia feminina”, disse Virginia Mendes.

“Seguimos firmes no compromisso de construir um futuro mais seguro e digno para todas as mulheres de Mato Grosso.”, completou a primeira-dama do Estado.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem que se afogou no rio Peixotinho

A secretária de Assistência Social e e Cidadania, Cel. Grasi Paes, destaca que o Carnaval é um período crítico para o aumento dos casos de violência contra a mulher, seja em espaços públicos, como blocos e festas, ou no ambiente doméstico.

“Estamos levando informação e conscientização à população, em diversos locais, com o objetivo de prevenir e orientar não somente as mulheres, mas todos que podem contribuir para um ambiente mais seguro. Queremos reforçar o protocolo ‘Não é Não’, garantindo que todas as pessoas saibam como agir diante de situações de assédio e violência”, destaca a secretária.

O compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à violência contra a mulher segue firme, especialmente em momentos como o Carnaval, quando os riscos aumentam. A ampliação das ações do Movimento MT Por Elas reflete o empenho da gestão estadual em construir uma sociedade mais segura, justa e igualitária para todas as mulheres de Mato Grosso.

Dicas de segurança para as mulheres no Carnaval:

Ande sempre acompanhada – Evite ficar sozinha em locais isolados. Prefira estar com amigos ou em grupos;

Avise alguém de confiança – Informe amigos ou familiares sobre sua localização e seus planos;

Leia Também:  Moradores de Cuiabá e Sorriso ganham R$ 100 mil em sorteio do Nota MT

Fique atenta ao seu copo – Nunca aceite bebidas de desconhecidos e sempre vigie seu próprio copo para evitar adulterações;

Prefira locais seguros – Escolha trajetos movimentados e bem iluminados. Evite atalhos escuros ou vazios;

Use um código de segurança com amigas – Tenha uma palavra-chave ou gesto combinado para sinalizar perigo discretamente;

Atenção ao transporte – Se for usar transporte por aplicativo, confira os dados do motorista e compartilhe a corrida com alguém de confiança;

Use o protocolo “Não é Não” – Se sentir incômodo, manifeste-se claramente. Se necessário, peça ajuda a seguranças ou policiais.

E para quem presenciar um assédio:

Intervenha com segurança – Pergunte à vítima se ela precisa de ajuda;

Chame a segurança ou polícia – Blocos e festas costumam ter equipes treinadas;

Apoie a vítima – Acredite na palavra dela e ofereça suporte.

Para denunciar assédios e agressões, ligue 180 ou 190 em casos de emergência. Em Cuiabá, o Plantão da Mulher 24h atende na 2ª Delegacia do Carumbé, oferecendo um espaço seguro para atender as mulheres vítimas de violência, localizada na Av. Dante Martins de Oliveira, bairro Planalto.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Homem é preso pela Polícia Militar após agredir e incendiar residência de companheira

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  MT está entre os 10 estados com maior potência na produção de energia solar

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA