Lucas do Rio Verde

Município recepciona os novos residentes em Medicina de Família e Comunidade

Publicado em

O prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde Joci Piccini e a secretária de Saúde Keli Paludo Fernandes receberam na manhã desta quinta-feira (06), os cinco novos residentes em Medicina de Família e Comunidade.

O programa de residência médica tem como objetivo contribuir na formação dos profissionais e melhor a resolutividade e a qualidade do atendimento ofertado nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Segundo a secretária de Saúde, esta é a nona turma a iniciar a especialização. Em sete edições concluídas, foram formados 26 médicos especialistas em Saúde da Família e Comunidade.

A aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira (05). O curso tem duração de dois anos, com aulas práticas, estágios e oficinas supervisionadas, em diversos campos de atuação.

“É um avanço para o nosso programa receber a nona turma de residência médica. Iniciamos em 2016, em duas unidades e hoje, estamos em quatro UBSs, com 12 profissionais em processo de formação”, ressaltou a secretária.

Durante o curso, o programa oferece aos médicos residentes experiência nas unidades básicas, aulas práticas, oficinas e estágio supervisionados em diversos campos de atuação.

Leia Também:  Famílias atendidas pelo Cras se divertem em festa alusiva ao mês da criança

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)

Além de uma bolsa mensal do governo federal no valor de R$ R$ 4.106,09 e um incentivo financeiro mensal da Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 9 mil.

A médica Maíra Fernandes Martins veio de Mineiros, interior do Estado de Goiás. Segundo ela, conheceu Lucas do Rio Verde por intermédio de uma colega de profissão, que cursou residência no município, seis anos atrás.

“Ela, [a colega de profissão] me contou que foi uma experiência muito boa, de muito aprendizado. Eu me interessei por Lucas, também pela qualidade de vida que o município oferece”.

O prefeito em exercício Joci Piccini ressaltou a importância do programa de residência médica, diante dos desafios da saúde, principalmente, em uma cidade como Lucas do Rio Verde, com crescimento acima da média.

“Para vocês terem uma ideia, hoje, não construímos mais unidades de porte I ou II. Todas as novas UBSs já são de porte III e IV, porque precisamos otimizar o investimento em infraestrutura. Isso é reflexo do crescimento do nosso município”.

Leia Também:  Município recebe Copa de Handebol Infantil neste final de semana

A apresentação desta manhã contou com a presença de cinco dos seis médicos convocados. O sexto desistiu e um novo edital de convocação já foi publicado.

Participaram também da recepção, a supervisora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Gabrielle Vidal e a supervisora do Programa de Residência Médica, Dra. Lorenna Bertolazo.

Edital de Convocação

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde conquista três títulos e garante vagas para a fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses

Published

on

As delegações de Lucas do Rio Verde encerraram a participação na fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses com excelentes resultados. As competições foram realizadas entre os dias 20 e 26 de junho, no município de Sinop, reunindo equipes escolares e seleções municipais de diversas cidades da região norte de Mato Grosso.

O grande destaque ficou por conta das três conquistas de primeiro lugar, que garantiram ao município vagas na fase estadual da competição. Os campeões foram:

• Handebol Masculino, representado pela Escola Municipal Eça de Queirós;
• Futsal Masculino, representado pela Escola Municipal Olavo Bilac;
• Futsal Feminino, representado pela equipe do Programa Viva Lucas.

Além dos títulos, outras instituições de ensino também representaram Lucas do Rio Verde e conquistaram importantes colocações. O Colégio La Salle terminou na 4ª colocação no Voleibol Feminino, o Centro Educacional Piaget ficou em 6º lugar no Voleibol Masculino e a Escola Estadual Márcio Schabatt encerrou a competição na 4ª colocação do Futsal Feminino.

Leia Também:  Tarifa Social do Saae beneficia mais de 240 famílias em Lucas do Rio Verde

Nos Jogos Estudantis, destinados a atletas de 15 a 17 anos, o Programa Viva Lucas também esteve presente com seleções nas modalidades de Handebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol, reforçando o compromisso do município com a formação esportiva e o desenvolvimento dos jovens atletas.

Com a classificação garantida, os campeões escolares já têm novo compromisso marcado. A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será disputada no município de Sapezal, enquanto as equipes classificadas dos Jogos Estudantis Mato-grossenses retornarão a Sinop para a próxima etapa da competição.

O calendário esportivo segue intenso durante o mês de julho. Lucas do Rio Verde também contará com representantes em diversas modalidades individuais, que disputarão a fase estadual das competições nos municípios de Várzea Grande e Campo Verde, ampliando a participação do município no cenário esportivo estadual.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA