MATO GROSSO

MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, reuniu doadores de sangue, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e entidades parceiras em sua sede, na região central de Cuiabá, nesta sexta-feira (14.3), em uma comemoração especial pelos 31 anos da unidade, celebrados neste sábado (15.03). O grupo de siriri “Coração Atalaiense” e a banda da Polícia Militar abrilhantaram a festa com muita música e cultura.

A unidade sede do MT Hemocentro, localizada em Cuiabá, também realizou coleta de sangue neste sábado (15.3), das 7h30 às 12h. O intuito foi atender doadores que, por algum motivo, não podem comparecer nos dias úteis.

As doações feitas no MT Hemocentro beneficiam diversos hospitais e prontos-socorros públicos do Estado e ajudam a salvar vidas. O banco de sangue é responsável por realizar transfusões de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, destacou que o MT Hemocentro não só cuida do sangue, mas cuida do amor à vida e da manutenção da vida. “Eu quero agradecer a todos vocês, aos doadores, aos servidores dessa casa pelo desempenho e pela dedicação. O amor ao próximo acima de tudo”, declarou.

Já para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, esse é o momento de enaltecer um trabalho executado durante 31 anos por uma equipe de profissionais extremamente qualificada.

Leia Também:  Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2026 para estudantes da Rede Estadual é prorrogado

De acordo com Gian Carla, a instituição também dispõe de 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em cidades polo do interior do Estado, que são fundamentais para que os doadores compareçam e salvem vidas, além de contar com unidades móveis que vão até municípios ou entidades parceiras. “É através dessas parcerias e doações que a gente consegue produzir componentes importantes e vitais para que se mantenha a saúde e a vida das pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas”, acrescentou.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Quem quiser doar sangue deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Para quem tem entre 16 e 18 anos, é obrigatório apresentar uma autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável legal.

O administrador Rafael Mendes, doador do MT Hemocentro há mais de quatro anos, compareceu à unidade nesta sexta-feira e contribuiu com a sua doação. Ele contou que sempre foi muito bem atendido e enfatizou que é muito bom doar sangue no local. “Quando você doa você está ajudando o próximo, então eu acho que essa é a importância maior”, declarou.

Leia Também:  Sema realiza operação de combate à extração ilegal de minérios e aplica cerca de R$ 300 mil em multas


Crédito: Luiza Goulart | SES-MT

Representantes dos parceiros Motoclube Insanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Colégio Master, Casa da Amizade da UFMT, Pintor Sangue Bom, Família Borralho, Frigorífico Pantanal, Uniaselva, BPW, Os últimos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sefaz) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e MD Mais Vida estiveram presentes na celebração.

As 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) distribuídas pelo interior do Estado também tiveram programações especiais para comemorar o aniversário da instituição.

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, em Cuiabá. Caso prefira realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de doação. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.


Crédito: Luiza Goulart | SES-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

Leia Também:  Mato Grosso aplicou R$ 1,2 bilhão em multa por crimes ambientais em 2022

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA