CUIABÁ

Prefeito busca sede para associação e reforça compromisso com inclusão

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, firmou o compromisso de encontrar uma sede para a Associação das Pessoas com Síndrome de Down ainda este ano. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (21), durante um encontro no Salão Nobre da Prefeitura, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento reuniu crianças, adultos e familiares de pessoas com a síndrome, que apresentaram pautas importantes relacionadas à inclusão e acessibilidade. O anúncio do prefeito emocionou os presentes, incluindo o secretário Andrico Xavier, que não conteve as lágrimas diante da surpresa.

Durante o evento, Abilio determinou que o secretário-adjunto de Inclusão fique responsável por encontrar um local adequado para a associação. “Andrico, você tem essa missão para resolver ainda este ano. Vamos procurar um espaço público e, se necessário, mandar um projeto para a Câmara concedendo o uso desse espaço para que a associação tenha uma sede fixa”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vânia Rosa, também esteve presente e destacou a importância da data. “Este dia é um marco para chamar a atenção para uma causa tão especial. Quero parabenizar a equipe que organizou este evento e reforçar o compromisso da gestão com a inclusão. Pequenos avanços fazem a diferença, e a Prefeitura está empenhada em trabalhar por essas pessoas”, disse.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Planalto ganha novo espaço de lazer com campo society e outros equipamentos

O presidente da Associação das Pessoas com Síndrome de Down, Wellington Luiz de Barros Silva, celebrou o compromisso firmado por Abilio e destacou as dificuldades enfrentadas pela entidade. “Sempre batalhamos para oferecer o melhor para nossos filhos e, agora, sentimos que temos uma porta aberta. Nossa meta é tornar a associação forte e atuante, contribuindo para o bem-estar da cidade”, afirmou.

Além do compromisso com a sede da associação, o encontro também foi um espaço para discutir pautas fundamentais para a comunidade, como empregabilidade, inclusão escolar e saúde. As demandas apresentadas reforçaram a necessidade de políticas públicas eficazes e de uma gestão comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down em Cuiabá

Também participaram do encontro a presidente da APAE-MT, Silvia Nogueira; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Eleite Jandres; e o secretário-adjunto de Defesa Civil, Alessandro Borges.

#PraCegoVer

Na imagem principal o prefeito Abilio está no centro de um grupo de pais, mães, crianças e pessoas com sindrome de Down. O grupo está posando para uma foto no Salão Nobre da prefeitura, local do encontro.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá atua na pavimentação do bairro Jardim Itapajé

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Obras de pavimentação do bairro Altos da Serra II chega ao processo de terraplanagem

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA