MATO GROSSO

SES abre inscrição para seminário online na Semana Estadual de Promoção da Saúde

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará o “IV Seminário Mato-Grossense de Promoção à Saúde: construindo a Política Estadual de Promoção da Saúde” nos dias 9 e 10 de abril, das 14h às 18h, com o apoio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

O seminário será realizado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, de forma remota, no canal da Escola de Saúde Pública, no YouTube, e contará com certificação de 8 horas para os participantes.

O evento tem como objetivo promover espaços de diálogos sobre as etapas do processo de construção da Política Estadual de Promoção de Saúde em Mato Grosso (POEPS-MT) e tem como público-alvo os profissionais da saúde, usuários, gestores, conselheiros municipais e estaduais, instituições de ensino, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

O seminário será organizado em 4 eixos temáticos: 1) Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Atividade Física, Práticas Corporais e Integrativas; 2) Promoção da Equidade e do Cuidado, Condicionantes Sociais em Saúde e Ações Intersetoriais; 3) Promoção da Vida, Ambientes Saudáveis e Cultura de Paz e 4) Promoção da Humanização, Arte e Cultura em Saúde.

Leia Também:  Governador e interventora na Saúde de Cuiabá participam da abertura do mutirão de cirurgias no Hospital São Benedito

A aula de quarta-feira (9.4) pode ser acessada neste link e a de quinta-feira (10.04) pode ser acessada neste link.

O seminário é uma alusão às datas comemorativas: 31 de março (Dia da Saúde e da Nutrição), 06 de abril (Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e Dia Mundial da Atividade Física), 07 de abril (Dia Mundial da Saúde) e 04 a 08 de abril (Semana Saúde na Escola).

*Sob supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Published

on

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Leia Também:  Sema apresenta sessão "Cine Ambiente" para alunos do IFMT Bela Vista, em Cuiabá

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Leia Também:  SES orienta população sobre cuidados de prevenção à varíola dos macacos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA