Política MT

Deputado fiscaliza obras no Hospital Regional de Água Boa

Publicado em

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) fiscalizou a obra do centro de hemodiálise e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) anexa ao Hospital Regional de Água Boa Paulo Alemão. A previsão é que a expansão da unidade seja inaugurada em até três meses.

O centro funcionará com um total de 20 máquinas para o serviço de hemodiálise, 10 das quais quando for inaugurado. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá 10 leitos. Futuramente haverá uma ala no hospital regional para UTI Neonatal.

Ele visitou o local na segunda-feira (9) com o prefeito Dr. Mariano, o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA) e diretor do hospital, Rafael Salamoni, e a deputada federal e primeira-dama Juliana Kolankiewicz.

“É a obra mais esperada do Vale do Araguaia esse serviço de hemodiálise. Será o maior legado que nós vamos deixar para nossa população”, explicou o Deputado do Araguaia. “Prefeito, o senhor não imagina a ansiedade. As pessoas me perguntam nas minhas andanças pelo Araguaia sobre quando será inaugurado esse centro de a hemodiálise”, informou Dr. Eugênio.

Leia Também:  Assembleia Legislativa presta homenagem aos 41 anos da AMM

O deputado lembrou quando começou todo o trabalho de estruturação do hospital regional de Água Boa. “Prefeito, me arrepiei todo. Nós que começamos esse trabalho todo e que estamos no Hospital Regional desde 1997. Nós sonhamos juntos. E esse sonho se torna realidade”, afirmou.

O novo complexo de saúde permitirá que o serviço de hemodiálise tenha interligação com o hospital regional. “O centro não vai acabar com a dor do paciente. Mas vai aliviar. Uma criança de 8 anos fazendo hemodiálise, por exemplo, tem que rodar 3 vezes por semana até à cidade de Barra do Garças”, cita o deputado, sobre as dificuldades de pacientes.

“Nós não tínhamos no Médio e Norte Araguaia nenhum serviço desse tipo, de hemodiálise”, reforça.

A obra – A obra tem investimento de R$ 7,2 milhões, com R$ 2 milhões de emenda do deputado Dr. Eugênio e R$ 5,2 milhões do governo do estado.

A construção do centro de hemodiálise e UTI está inserido dentro da política pública de descentralização dos serviços de saúde defendida pelo deputado e também contempla as diretrizes da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Doença Renal Crônica, que o Dr. Eugênio ajudou a elaborar com projeto de lei.

Leia Também:  ALMT dá posse aos 24 deputados estaduais da nova legislatura

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

ALMT derruba veto que taxa APAEs, limpa pauta de vetos e recebe projeto para construção de 60 mil casas populares

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (24), uma sessão marcada pela derrubada do Veto 32/2026, aposto a Mensagem 65/2026, que concede isenção da Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin) às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mato Grosso, e pela limpeza da pauta de vetos do Poder Executivo. Ao todo, os deputados analisaram 36 vetos garantindo maior celeridade à tramitação das matérias.

Ao defender a derrubada do veto, o deputado Dr. João (MDB) destacou o relevante trabalho desenvolvido pelas Apaes no estado.

“As Apaes realizam um trabalho social, educacional e de reabilitação extraordinário. São 72 unidades espalhadas por Mato Grosso, acolhendo milhares de famílias e promovendo cidadania. É uma instituição que merece todo o nosso apoio”, afirmou.

Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi, a sessão representa o compromisso do Parlamento em garantir celeridade à votação das matérias.

“Foi uma sessão extremamente produtiva. Conseguimos avançar na limpeza da pauta de vetos, o que dá mais agilidade aos trabalhos da Assembleia e permite que matérias importantes para Mato Grosso tenham a tramitação adequada. O Parlamento está cumprindo seu papel de debater, votar e deliberar temas essenciais para a população mato-grossense”, destacou Max Russi.

Leia Também:  Assembleia Legislativa presta homenagem aos 41 anos da AMM

Ainda durante a sessão, os deputados receberam hoje das mãos do governador Otaviano Pivetta, o projeto de lei que autoriza o governo do Estado a contratar empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a construção de 60 mil moradias populares por meio do programa SER Família Habitação.

Outro veto amplamente debatido pelos parlamentares foi o Veto Parcial 20/2026, relacionado à Defensoria Pública. Apesar da mobilização de deputados favoráveis à derrubada, o veto acabou sendo mantido. Esse é o Veto parcial aposto ao Projeto de Lei 1576/2025, que estima a receita e fixa a despesa de Mato Grosso para o exercício financeiro de 2026.

O deputado Wilson Santos ressaltou a importância da instituição para a população mais vulnerável.

“A Defensoria Pública atende justamente aqueles que mais precisam que é o trabalhador humilde, a pessoa em situação de vulnerabilidade social. Não podemos permitir o enfraquecimento de uma instituição tão essencial”, argumentou Wilson Santos.

Dentre os vetos mantidos pelos deputados estão os de números 114/2025, 118/2025, 2/2026, 21/2026, 22/2026, 23/2026, 24/2026, 25/2026 e 26/2026.

Leia Também:  Wilson Santos alerta risco de desaparecimento do Pantanal

Os parlamentares também aprovaram a dispensa de pauta e votaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 45/2026, que altera as Leis Complementares nº 555/2014 e nº 720/2022 para dispor sobre a idade limite de permanência dos militares estaduais na reserva remunerada.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA