A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) de Confresa, realizou uma operação de fiscalização ambiental para combater o desmatamento ilegal e fiscalizar o descumprimento de embargos. As penalidades aplicadas totalizaram R$ 3,1 milhões em multas.
A operação, realizada com apoio do 10º Comando Regional (CR10) da Polícia Militar de Mato Grosso, ocorreu nos municípios de São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, entre os dias 9 e 13 de junho.
Ao todo, 6 áreas foram fiscalizadas com base em alertas gerados pelo sistema de análise e monitoramento de imagens de satélite de alta resolução.
Durante a ação foi apreendido um trator esteira e foram aplicados 6 autos de infração e 5 termos de embargo. Além da multa de R$ 3,1 milhões por descumprimento de embargo, uma propriedade foi autuada em R$ 76,5 mil por desmate consumado mediante uso de fogo.
A operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.
Desde 2020 o estado investiu R$ 441 milhões em ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Somente em 2025, o montante foi de R$125 milhões. Os recursos permitem celeridade no tempo de respostas, aumento do número de autuações, embargos e bens apreendidos por infrações ambientais.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por violência doméstica, ameaça de morte e desacato, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá).
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima, de 21 anos, relatou que convive com o suspeito há cerca de três anos e que o casal tem um filho de apenas seis meses.
De acordo com o relato, após consumir bebida alcoólica, o homem iniciou uma discussão e passou a ofendê-la com palavras de baixo calão. Em seguida, ela deixou a residência e pediu ajuda aos vizinhos para acionar a polícia.
Ainda conforme a vítima, o suspeito foi atrás dela e iniciou as agressões físicas, desferindo socos, aplicando um golpe conhecido como “mata-leão”, jogando-a ao chão e batendo sua cabeça contra o asfalto.
Na tentativa de se defender, a mulher pegou um facão. O agressor tomou a arma de suas mãos, sofreu um corte na mão esquerda durante a ação e, em seguida, passou a ameaçá-la de morte utilizando o próprio facão.
Os policiais militares realizaram abordagem do suspeito, que passou a proferir ameaças e palavras de baixo calão contra as equipes. A mulher foi encaminhada para atendimento médico, onde recebeu medicação e foi liberada. O homem foi levado à delegacia.
Disque–denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.