VÁRZEA GRANDE

Conservadoras de vacinas passam por manutenção após meses de abandono

Publicado em

A ação é resultado de um esforço da atual gestão para reverter um cenário preocupante: ao assumir a administração, em janeiro deste ano, 13 unidades estavam com seus equipamentos danificados e inoperantes

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nessa semana à manutenção das conservadoras de vacinas de três unidades de saúde do Município. A ação é resultado de um esforço da atual gestão para reverter um cenário preocupante: ao assumir a administração, em janeiro deste ano, 13 unidades estavam com seus equipamentos danificados e inoperantes.

Sem as conservadoras próprias, a situação exige uma logística diária de distribuição de vacinas volantes em caixas térmicas, que, apesar de seguir todos os protocolos de segurança e refrigeração recomendados, impacta diretamente na rotina das salas de vacinação. Os horários de aplicação dos imunizantes precisavam ser adaptados conforme a entrega dos imunizantes.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o processo licitatório para contratação da empresa especializada na assistência técnica desses equipamentos, que será responsável pela execução da manutenção preventiva das conservadoras.

Leia Também:  Contagem regressiva para pagar IPTU 2026 com desconto de até 20%  

A empresa já deu início, esta semana, à manutenção da conservadora das Unidades de Saúde da Família do bairro Água Limpa, do Jardim Imperial e do Ouro Verde.

Antes do início dos reparos, foi feito um levantamento técnico das peças necessárias para a correção dos equipamentos. A previsão é de que, com a chegada dos itens restantes, os serviços nas demais unidades de saúde sejam executados a partir da próxima semana.

A medida tem objetivo de garantir o pleno funcionamento das conservadoras e assegurar a qualidade e segurança no armazenamento das vacinas em todas as unidades de saúde do Município.

“Estamos trabalhando com responsabilidade para restabelecer a estrutura ideal da nossa rede pública de saúde. A conservação adequada dos imunobiológicos é essencial para o sucesso das campanhas de vacinação e para a segurança de todos os usuários do SUS”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

ALTERNATIVA – Por enquanto, as Unidades de Saúde do: Capão Grande, Marajoara, 24 de dezembro, Jardim Eldorado, Cristo Rei, Cohab Cristo Rei, Aurília Curvo, Maringá, Souza Lima e Nossa Senhora da Guia continuam recebendo as vacinas volantes, com transporte em caixas térmicas adequadas.

Leia Também:  Várzea Grande terá 1ª Exposição de Carros Antigos e shows gratuitos

Nesses locais, os horários de vacinação podem variar, começando por volta das 8h30 da manhã e encerrando até às 15h quando a equipe responsável recolhe os imunobiológicos para garantir o armazenamento seguro das vacinas na sede da Secretaria de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura capacita aprovados em seletivo para fortalecer rede da Assistência Social

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (22) a recepção e capacitação dos novos servidores aprovados no processo seletivo que irão atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social. A primeira etapa reuniu 66 profissionais e faz parte de um ciclo de três dias de formação voltado à integração e qualificação dos novos integrantes da rede socioassistencial.

Ao todo, o processo seletivo aprovou mais de 300 candidatos para diferentes secretarias do município. Desse total, 155 foram destinados a funções específicas da Assistência Social, como assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, cuidadores e facilitadores. Nem todos os aprovados já assumiram os cargos, e novas convocações devem ocorrer nos próximos meses.

A iniciativa busca fortalecer o atendimento prestado à população, garantindo que os novos profissionais iniciem suas atividades alinhados às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e às atribuições do serviço público municipal.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que a capacitação foi planejada para preparar os novos servidores para a rotina do serviço público e para o atendimento à população.

“Quando recebemos novos servidores, notamos que muitos ainda não tinham experiência na área. Por isso, organizamos uma capacitação para integrá-los às atividades da secretaria. Serão três dias de formação para apresentar o funcionamento do serviço público, as competências da Assistência Social e a atuação dos demais órgãos. Ainda não foi possível convocar todos os aprovados, mas devemos concluir esse processo nos próximos meses para que os demais passem a integrar o quadro”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande paga salários de novembro, injetando R$ 43,6 milhões na economia local

Já a subsecretária da pasta, Taynara Morais, ressaltou que a iniciativa representa um marco para os servidores da Assistência Social, por proporcionar um acolhimento estruturado antes do início das atividades.

“Tivemos uma formação integrada e uma recepção especial aos novos servidores aprovados no processo seletivo. Esse momento foi pensado para acolher e integrar os profissionais ao Sistema Único de Assistência Social, que é a política pública adotada em todo o país. Sou servidora efetiva há 10 anos e foi a primeira vez que recebemos uma recepção como essa. Foi um momento único, integrador e humanizado”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA