CUIABÁ

Com foco em avanços na aprendizagem, 172 diretores participam de palestras

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta sexta-feira (1º) a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá. O evento foi aberto na quinta-feira (31) Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente.

Nos dois dias de evento, professores participaram de palestras e oficinas destinadas ao aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, destinada às crianças na faixa etária de 4 a 10 anos.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, avalia que o evento foi extremamente produtivo diante do propósito de levar conhecimento aos gestores das unidades de ensino de Cuiabá.

“O debate principal é fazer o marco de gestão para todas as nossas unidades escolares com a participação dos diretores para formar cada vez mais melhores gestores com tudo aquilo necessário para a gestão escolar ser bem sucedida. A ideia é fazer das escolas de Cuiabá um ambiente propício para a aprendizagem. Houve uma adesão voluntária dos diretores ao debate do planejamento estratégico, uma vez que, haverá uma força tarefa nos próximos três meses para reforçar a aprendizagem de Português e Matemática às crianças, pois, desejamos crescer no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressalta.

Na quinta-feira (31), no período das 14h às 16h, houve uma palestra com o tema “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”. No dia 1º de agosto, no período das 8h às 12h, 172 diretores participaram de uma oficina com o tema “liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”.

Este é o segundo evento realizado no mês de julho pela Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, ainda em julho, para avançar nas políticas públicas da educação infantil.

Leia Também:  "Águas Cuiabá precisa melhorar serviços e pode ser multada", diz presidente de agência reguladora

No dia 22, houve uma imersão com os coordenadores pedagógicos.

Repercussão

A 1ª Convenção Municipal com diretores das 172 unidades de ensino de Cuiabá foi bem avaliada pelos profissionais da educação.

Servidora da educação há 12 anos, a professora Fernanda Rosa Alves de Lima, atual diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Maria Dimpina Lobo Duarte, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incluir todos os diretores escolares em um evento de dois dias visando a qualificação e aprendizagem destes profissionais da educação.

“Essa primeira convenção foi maravilhosa. Em 12 anos no serviço público, jamais tinha visto algo na rede de educação. Nós saímos daqui com conhecimento para trabalhar a educação das crianças de maneira leve e descontraída. Desta maneira, os alunos aprendem mais. Queremos aproveitar o máximo para converter este conhecimento em serviços mais eficientes na educação”, disse.

Confira abaixo a avaliação de outros diretores escolares:

“O evento representa um divisor de águas para nós diretores. Houve palestras enriquecedoras e convictos de que podemos trabalhar diariamente por uma educação ainda melhor”. (Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica – Henrique da Silva Prado).

“Muito importante esse momento para conectar diretores das unidades de ensino, permitindo assim uma troca de informações a respeito dos desafios diários e o que pode ser aperfeiçoado visando o bem comum que é a melhor aprendizagem das crianças. Saímos daqui mais focados na qualidade da educação (Márcio Santos – Diretor da EMEB – Escola Municipal Tereza de Benguela).

“Saímos daqui com novas reflexões de como trabalhar melhor para construir uma educação mais justa e de qualidade às crianças dependentes do poder público. Estamos em um mundo onde a evolução é necessária e constante. Tivemos neste evento conhecimento dos vários projetos que a rede pública está proporcionando, vinculados a alfabetizagem e a receptividade dos docentes” (Luzia da Silva Santos – diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica) Benedita Xavier Rodrigues.

“Foi uma iniciativa de extrema importância aos diretores para que as escolas, a partir da ampliação do conhecimento de seus diretores, assumam o protagonismo pela responsabilidade da eficiência e Cuiabá avance no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Miriam Margareth Oliveira Zanca – diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) – Nossa Senhora da Penha de França.

“É um marco histórico. Estávamos pleiteando essa reunião com os gestores e debater o planejamento estratégico, ainda mais este ano que teremos o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básico) – professora Thatiane Correa – mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem

#PraCegoVer

Leia Também:  Equipes que atuam no tapa-buracos atendem a sete localidades em dois dias

A foto ilustra o secretário Amauri Monge, vestido com camisa verde e detalhe amarelo que exibe a logotipo da Prefeitura de Cuiabá e letras que compõem a palavra “1ª Convenção Municipal de Diretores Escolares – SME Cuiabá”. Ao lado, estão três mulheres. Todos estão em posição de marcha para ouvir o hino nacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Published

on

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  Procon Municipal participa de operação de fiscalização que resultou na apreensão de produtos de cosméticos irregulares

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia ações do comitê para prevenir riscos e desastres naturais

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA