Lucas do Rio Verde

Protocolo “Não é Não” é apresentado a empresários de Lucas do Rio Verde

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (31), foi realizada a apresentação oficial do Protocolo “Não é Não”, que será implantado em bares, restaurantes, casas noturnas e demais estabelecimentos do município. O encontro reuniu autoridades, empresários e representantes das forças de segurança.

A iniciativa segue as diretrizes da Lei Federal nº 14.786/2023 e da Lei Municipal nº 3.787/2025, que tem como objetivo garantir que mulheres se sintam seguras e respeitadas em qualquer ambiente que frequentem.

Para a secretária de Assistência Social e Habitação, a primeira-dama Janice Ribeiro, a ação é um marco importante para o município. “Nosso objetivo é unir forças com os empresários, com os órgãos de segurança e com toda a comunidade para que situações de assédio não sejam mais naturalizadas. Quando a sociedade se posiciona de forma clara, quem comete esse tipo de violência entende que não terá mais espaço. Queremos que Lucas do Rio Verde seja referência em proteção e acolhimento às mulheres”, destacou.

A empresária Cheila Swarowsky, do Chopp Chopperia, acredita que a iniciativa fortalece tanto o acolhimento às vítimas quanto a posição dos estabelecimentos diante de situações de violência. “Acredito que essa iniciativa vai ser ótima, não só para a mulher, mas também para o estabelecimento, que vai fortalecer muito no intuito da gente poder ajudar melhor a mulher. Já passamos por situações em que, quando ajudamos uma mulher, tivemos um retorno do agressor nos ameaçando também. Então, é importante o agressor saber que não é uma questão de que a gente está querendo impor algo contra ele. ‘Não é Não’, e a mulher tem que se sentir à vontade onde ela quiser estar. Estamos de braços abertos para essa iniciativa.”

Leia Também:  14 mil pessoas acompanharam a noite de abertura da Expolucas 2025

A GCM Nogueira, representando a equipe da Patrulha Maria da Penha, ressaltou que o protocolo irá somar ainda mais com o trabalho das forças de segurança. “Infelizmente, ainda há quem ache que bares e restaurantes não são espaços para elas, mas toda mulher merece respeito onde quer que esteja. Esse protocolo vai ajudar para que elas se sintam seguras e saibam que podem contar com o apoio.”

Já o delegado Breno Houly reforçou que a informação é uma das principais armas contra a violência, e que o protocolo deve fortalecer o empoderamento feminino e a ação imediata dos estabelecimentos. “Esse protocolo ajuda a quebrar aquele antigo pensamento de ‘não se meter’. Agora, os estabelecimentos estarão mais conscientes e prontos para agir, oferecendo proteção imediata. A mulher precisa sentir que, se algo acontecer, ela não estará sozinha.”

A partir da implantação do protocolo, os estabelecimentos receberão orientações sobre como agir em situações de assédio ou violência, com apoio das forças de segurança e dos serviços de acolhimento do município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia Também:  Vagas remanescentes das oficinas culturais estão abertas a partir desta terça-feira (28)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde conquista três títulos e garante vagas para a fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses

Published

on

As delegações de Lucas do Rio Verde encerraram a participação na fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses com excelentes resultados. As competições foram realizadas entre os dias 20 e 26 de junho, no município de Sinop, reunindo equipes escolares e seleções municipais de diversas cidades da região norte de Mato Grosso.

O grande destaque ficou por conta das três conquistas de primeiro lugar, que garantiram ao município vagas na fase estadual da competição. Os campeões foram:

• Handebol Masculino, representado pela Escola Municipal Eça de Queirós;
• Futsal Masculino, representado pela Escola Municipal Olavo Bilac;
• Futsal Feminino, representado pela equipe do Programa Viva Lucas.

Além dos títulos, outras instituições de ensino também representaram Lucas do Rio Verde e conquistaram importantes colocações. O Colégio La Salle terminou na 4ª colocação no Voleibol Feminino, o Centro Educacional Piaget ficou em 6º lugar no Voleibol Masculino e a Escola Estadual Márcio Schabatt encerrou a competição na 4ª colocação do Futsal Feminino.

Leia Também:  Qualifica Lucas abrirá inscrições para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado

Nos Jogos Estudantis, destinados a atletas de 15 a 17 anos, o Programa Viva Lucas também esteve presente com seleções nas modalidades de Handebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol, reforçando o compromisso do município com a formação esportiva e o desenvolvimento dos jovens atletas.

Com a classificação garantida, os campeões escolares já têm novo compromisso marcado. A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será disputada no município de Sapezal, enquanto as equipes classificadas dos Jogos Estudantis Mato-grossenses retornarão a Sinop para a próxima etapa da competição.

O calendário esportivo segue intenso durante o mês de julho. Lucas do Rio Verde também contará com representantes em diversas modalidades individuais, que disputarão a fase estadual das competições nos municípios de Várzea Grande e Campo Verde, ampliando a participação do município no cenário esportivo estadual.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA