CUIABÁ

Cuiabá mostra práticas integrativas na Conferência Municipal de Saúde

Publicado em

Durante a programação da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, que teve início nesta quarta-feira (31) e segue até esta sexta-feira (1º), um espaço especial foi destinado à oferta de atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). No local, a Prefeitura de Cuiabá apresentou para a população terapias que já são oferecidas no âmbito da Atenção Primária e Secundária do município e reforçou a importância de um cuidado mais acolhedor e centrado no bem-estar físico, emocional e mental dos usuários do SUS.

O espaço está sendo coordenado pelas equipes eMultis, compostas por profissionais multiprofissionais que atuam diretamente no território de Cuiabá. Ao todo, o município conta, atualmente, com oito equipes eMultis, que realizam atendimentos complementares ao cuidado clínico tradicional.

“Esse espaço foi construído com o objetivo de mostrar às pessoas que esse tipo de atendimento já existe dentro da nossa rede de saúde, nas unidades básicas. Não é algo isolado ou pontual, faz parte do processo de cuidado. Temos terapias como reflexologia, ventosaterapia, auriculoterapia, entre outras. São serviços realizados por profissionais capacitados, dentro das unidades de saúde e também por meio das equipes multiprofissionais”, explicou Júlia Assis, responsável técnica pelas equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Aniversário de Cuiabá: 34ª Edição da Corrida Pedestre Bom Jesus acontece domingo (9)

Segundo Júlia, o espaço montado dentro da conferência, inicialmente, seria menor, mas, diante da receptividade do público, foi ampliado para atender à demanda crescente.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, também destacou a importância de promover as práticas integrativas em eventos como a conferência, como forma de divulgar esses serviços e ampliar o acesso da população.

“É importante ocuparmos os espaços para que as pessoas conheçam essas práticas. Elas têm usos diversos, com benefícios comprovados em várias situações, como no tratamento de dores crônicas, transtornos emocionais, casos de violência, pessoas neurodivergentes, entre outros. Nosso objetivo é ampliar esse serviço para mais unidades básicas de saúde, ou ao menos polos regionais, já que temos profissionais capacitados para isso”, ressaltou a secretária.

Durante os três dias de conferência, os participantes experimentaram atendimentos rápidos com foco em relaxamento, alívio de dores e equilíbrio emocional. Além disso, são oferecidas orientações sobre como acessar esses serviços na rede pública.

Fora do evento, a população também pode buscar as práticas integrativas na Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), que oferece atendimento gratuito com agendamento ou por livre demanda. A unidade funciona como um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento do autocuidado. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp, no número (65) 99221-8155.

Leia Também:  Van do Sine da Gente atenderá na Feira da Empregabilidade da UNIC Pantanal nesta quinta (03) e no bairro Jardim Florianópolis na sexta (04)

Nas unidades de saúde, o atendimento às práticas integrativas pode ser indicado durante o processo de cuidado do paciente, conforme avaliação médica ou de enfermagem. Como muitos profissionais da própria rede já têm formação nessas terapias, em alguns casos, o serviço pode ser realizado na própria UBS ou encaminhado a outra equipe especializada.

“O olhar ampliado da equipe de saúde é essencial. Quando o paciente chega à unidade e identificamos que ele pode se beneficiar dessas práticas, fazemos o encaminhamento. As equipes eMultis têm atuado para somar no cuidado e fortalecer o vínculo com os usuários”, complementou Júlia.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma pessoa deitada, sendo submetida a um tratamento terapêutico integrativo. Também aparecem na imagem as mãos da profissional que realiza o procedimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Comunidades rurais ganham visibilidade e renda com mototurismo no Carnaval

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA