CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá desenvolve aplicativo para facilitar acesso a emprego e qualificação

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá iniciou o desenvolvimento de uma plataforma digital voltada à empregabilidade no município. Mais do que intermediar vagas, a ferramenta pretende oferecer suporte completo aos trabalhadores, com recursos para divulgação de currículos, acesso a cursos de capacitação e orientações práticas para crescer profissionalmente.

Do outro lado, as empresas também contarão com um ambiente ágil e moderno para encontrar, selecionar e contratar candidatos.

A iniciativa nasceu de diálogos entre o prefeito Abilio Brunini, a direção do Sine Municipal e a Secretaria de Agricultura e Trabalho (Smat). A primeira reunião técnica para levantar ideias e sugestões sobre o aplicativo ocorreu com a participação de representantes de diversas secretarias.

O encontro foi proposto pela Diretoria de Emprego do Sine, vinculada à Smat, que está à frente do projeto. “Nesta primeira reunião, coletamos sugestões valiosas para o desenvolvimento da plataforma de empregos que vai atender à população de Cuiabá”, afirmou o diretor especial de Geração de Emprego, Renda e Qualificação do Sine, Leandro Figueiredo.

A data de lançamento deve ser anunciada em breve. “A construção de todo sistema digital está sob responsabilidade da Secretaria Adjunta Especial de Tecnologia e Inovação (Saeti). A ideia é trabalhar em conjunto com a Saeti e demais secretarias para manter a plataforma sempre atualizada, incorporando soluções diante de eventuais dificuldades e acompanhando as inovações tecnológicas, com o objetivo de ampliar o seu alcance”, explicou Leandro.

Leia Também:  Prefeitura distribui mais de mil kits de prevenção e reforça combate às ISTs na Arena Pantanal

O prefeito destacou a importância da iniciativa para fortalecer a empregabilidade na capital. “Queremos que as pessoas não apenas encontrem uma colocação no mercado de trabalho, mas também possam evoluir, se aprimorar por meio de cursos e capacitações. Além disso, a plataforma facilitará para que as empresas preencham seus quadros e colaborem com a qualificação da mão de obra em Cuiabá”, disse.

Alessandro Nicolau Santin, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMAT/Sine), avalia que a novidade trará impacto direto na geração de empregos. Segundo ele, o Sine atua atualmente com vagas formais via CLT, mas a meta é expandir para incluir também oportunidades temporária, como as de fim de ano, além de postos para autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). “Nosso objetivo é movimentar a cidade com trabalho e diferentes formas de ocupação, e a plataforma vai integrar essas possibilidades futuras”, pontuou.

Projeto promissor

Presente à reunião, o secretário-adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, também vê na iniciativa um potencial transformador. Para ele, apesar de Mato Grosso viver um cenário de pleno emprego, ainda há dificuldade por parte das empresas em encontrar profissionais qualificados para preencher as vagas. “Colocar essa discussão na mesa com todas as secretarias é essencial. Isso garante que a plataforma seja um canal integrado da Prefeitura, voltado ao atendimento real das demandas da cidade. A contribuição de cada secretaria vai tornar a ferramenta mais robusta, capaz de servir a todos”, avaliou.

Leia Também:  Terminal do CPA I recebe nova iluminação e intervenções no telhado devem ser iniciadas na próxima semana

Olhar para o futuro

Vandoni acredita ainda que a plataforma poderá antecipar demandas do mercado de trabalho. “Muitas vezes, os empreendimentos levam um ou dois anos para se instalarem após anunciarem investimentos. Com essa ferramenta, poderemos mapear com antecedência quais vagas surgirão. Isso dá tempo para que trabalhadores e estudantes se preparem, escolhendo cursos técnicos ou superiores já alinhados às áreas com maior oferta futura de emprego e renda”, concluiu.

#PraCegoVer

Imagem mostra ambiente da reunião que discutiu nova plataforma de empregos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito entrega unidade educacional totalmente reformada no bairro Jardim Imperial

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Novas vans entregues para o Programa Melhor em Casa irão facilitar a logística dos atendimentos domiciliares

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA