MATO GROSSO

Poxoréu recebe dois mutirões da Justiça Eleitoral nos dias 14 e 15 de agosto

Publicado em

O eleitorado de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá) terá, nos dias 14 e 15 de agosto, a oportunidade de realizar o cadastramento biométrico em dois mutirões promovidos pela Justiça Eleitoral no município. Um deles será realizado na Escola Estadual Professora Juracy Macedo, nos dias 14 e 15. No dia 14, o atendimento ocorrerá das 8h30 às 15h, e, no dia 15, das 8h30 às 11h. O outro mutirão acontecerá também no dia 15, na Casa Lar Abrigo dos Idosos (CLAI), das 12h às 15h.

O público-alvo do mutirão na escola é a sociedade poxorense em geral, incluindo alunos da instituição com idade entre 15 e 18 anos, que poderão tirar o primeiro título de eleitor, com voto facultativo. A ação no abrigo será voltada exclusivamente ao público interno, ou seja, às pessoas que vivem na instituição. Além da identificação biométrica, serão oferecidos, em ambos os mutirões, os seguintes serviços: revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via do título e geração de boleto para pagamento de multas eleitorais.

Os trabalhos são organizados pelo Cartório da 47ª Zona Eleitoral, que disponibilizará toda a estrutura necessária para o atendimento. A equipe será composta por dois servidores e dois kits biométricos, podendo ser ampliada, caso necessário. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura, e cases para cenário e transporte dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ser atendido(a), basta levar um documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Leia Também:  Polícia Civil conclui inquérito e indicia investigado por latrocínio em Alto Garças

“Dados preliminares coletados pelo Juízo da 47ª Zona Eleitoral indicam que aproximadamente 35 alunos poderão ser atendidos na unidade escolar. A Casa Lar Abrigo dos Idosos possui um público de 21 moradores com idade entre 60 e 80 anos, dos quais 15 ainda não tiveram a biometria coletada. O mutirão na escola é aberto a toda a sociedade que precisa regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral”, informou o chefe do cartório da 47ª Zona Eleitoral, Wesley de Lima.

Panorama Eleitoral

Poxoréu está a 2% de alcançar a meta de 98% estabelecida para 2025 pela campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral. Entre os 142 municípios mato-grossenses, ocupa a 14ª posição em melhor desempenho no cadastramento biométrico no estado. O eleitorado local é composto por 14.568 pessoas, das quais 13.986 (96%) já fizeram a biometria, enquanto 582 (4%) ainda não realizaram a coleta. Entre as zonas eleitorais, a 47ª figura em segundo lugar no ranking estadual da coleta biométrica.

Quatro municípios mato-grossenses já superaram ou estão muito próximos de atingir os 100% de cadastramento biométrico, superando assim a meta mínima de 98% estipulada pela campanha: Ponte Branca (99,85%), Araguainha (99,83%), Vale do São Domingos (99,29%) e Indiavaí (98,17%). Outros três municípios estão a menos de 1% de alcançar a meta: Planalto da Serra (97,42%), Araguaiana (97,31%) e Jangada (97,03%).

Leia Também:  Oito motoristas são presos e 59 veículos removidos durante operação em Cuiabá

A biometria adotada pela Justiça Eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e a inclusão, além de aumentar a confiança nos resultados das eleições.

Jornalista: Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma paisagem natural e urbana da cidade de Poxoréu, no estado de Mato Grosso, tendo ao fundo o imponente Morro da Mesa, uma formação rochosa de topo plano e coberta por vegetação. À frente, vê-se a cidade com casas de telhados avermelhados cercadas por áreas verdes, enquanto uma torre de comunicação se destaca no meio do cenário. A composição ressalta a integração entre natureza e urbanização em um ambiente de relevo característico e exuberante.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Oito motoristas são presos e 59 veículos removidos durante operação em Cuiabá

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Moradores de Pontes e Lacerda destacam sonho realizado em ver asfalto na MT-473: "melhor coisa que aconteceu, a estrada era um caos"

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA