MATO GROSSO

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para setembro; tipo O- está em alerta

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações de coletas de sangue para o mês de setembro. Diversas ações serão realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, além de vários municípios do interior do Estado, como Araputanga, Brasnorte, Jaciara, Juscimeira e Tapurah.

O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, convida a população para realizar a doação de sangue nas campanhas que serão realizadas ao longo do mês.

“Preparamos diversas coletas para atender a todos que desejam realizar a doação em Cuiabá e em outros municípios do Estado. Mas gostaria de lembrar que a sede da unidade, em Cuiabá, localizada na rua 13 de Junho, está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço, para atender a todos que desejam doar e ajudar o próximo”, declara.

Segundo Modolo, a unidade está em alerta para baixo estoque de sangue do tipo O-. “Então, reforçamos o convite a você, que possui essa tipagem sanguínea, a realizar a doação e nos ajudar a manter os nossos estoques abastecidos para continuar ajudando quem precisa”, acrescenta o diretor.

Confira as datas e os locais de coleta para o mês de setembro:

Leia Também:  Dia do Fiscal é marcado por evento sobre inovações tecnológicas

Cuiabá

02 a 03/09 – Coleta externa no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

09 a 10/09 – Coleta externa no Colégio Master;

13/09 – Coleta externa no Multiação: mini estádio do bairro João Bosco Pinheiro;

16 a 17/09 – Coleta externa na SINFRA;

18/09 – Coleta na Eletro Fios;

30/09 – Coleta externa no Comando Logístico transportes;

Brasnorte

02 a 04/09 – Coleta externa na Rua Guairacá, 895, centro;

Tapurah

08 a 12/09 – Coleta na PSF 04;

Jaciara

16 a 18/09 – Coleta externa, local a ser definido;

Juscimeira

23 a 25/09 – Coleta externa, local a ser definido;

Várzea Grande

25 e 26/09 – Coleta externa na BPW/Clínica Vida Diagnósticos;

Araputanga

30/09 a 02/10 – Coleta externa na rua Arthur Francisco Xavier, Nº652, centro;

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50 kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre motociclista ferida após colisão com carro em rotatória

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

*Sob a supervisão de Luiza Goulart

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Batalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Apoiada pela Seciteci, Finep pelo Brasil apresenta em MT chamadas públicas que somam R$ 3,3 bilhões

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA