VÁRZEA GRANDE

Moretti articula emendas com deputado Coronel Assis  

Publicado em

Após finalizar essa nova rodada de articulações, a prefeita destacou que os investimentos são fundamentais para atender demandas históricas da população e ampliar a qualidade dos serviços públicos em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), encerrou a agenda em Brasília ontem (24), na busca de recursos parlamentares com senadores e deputados federais, numa reunião com o deputado federal Coronel Assis (União), resultando em novos compromissos de investimentos para o Município.

Coronel Assis assegurou o encaminhamento de emendas voltadas para áreas prioritárias da cidade, como Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, como a construção do Batalhão da Guarda Municipal, destinação de um ônibus para atender ao transporte de idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid e a instalação de um sistema de aquecimento da piscina do mesmo espaço, beneficiando diretamente os frequentadores.

Com a nova rodada de articulações, a prefeita Flávia Moretti destacou que os investimentos são fundamentais para atender demandas históricas da população e ampliar a qualidade dos serviços públicos em Várzea Grande.

Leia Também:  Obras realiza chá da tarde para servidoras em homenagem ao Dia da Mulher

“Encerramos nossa agenda em Brasília com a certeza de que Várzea Grande segue avançando. O deputado Coronel Assis tem sido um grande parceiro da nossa cidade, destinando recursos que chegam para áreas essenciais. Cada investimento auxiliará a qualidade dos serviços que prestamos à população. É assim, com diálogo e articulação, que estamos garantindo obras, equipamentos e melhorias que fazem diferença no dia a dia da nossa gente”, destacou a prefeita Flávia Moretti.

O deputado reafirmou o compromisso com Várzea Grande e destacou que os investimentos já realizados, e os que ainda virão, fazem parte de uma parceria sólida com a gestão, voltada para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população. “Eu, como filho da cidade, ajudo a nossa cidade, e isso aqui é só o início. No ano que vem temos projeto da revitalização de pontos de ônibus, obras de asfalto e com certeza esse é só o início da nossa grande parceria em prol da nossa cidade. Contem conosco e vamos trabalhar pela nossa querida Várzea Grande”, disse Assis.

Leia Também:  DAE divulga bairros com abastecimento de água nesta sexta-feira (17) em Várzea Grande

Somente neste ano, Coronel Assis já destinou, por meio de emendas de bancada, cerca de R$ 10 milhões em recursos para obras de infraestrutura em Várzea Grande. Entre as entregas previstas ainda para 2025 estão 14 veículos para reforçar a frota da saúde, 97 bicicletas que serão disponibilizadas aos agentes comunitários de saúde e um conjunto de máquinas, tratores, pás-carregadeiras e retroescavadeiras para apoiar os trabalhos de manutenção urbana, como a limpeza e corte de grama.

Em anos anteriores, o parlamentar já havia direcionado aproximadamente R$ 25 milhões ao Município, incluindo R$ 5 milhões que garantiram a conclusão do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no bairro Chapéu do Sol.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Prefeita recebe projeto da Marfrig para implantação de área de lazer

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Encerra hoje prazo para pagamento do Alvará 2025 com desconto em Várzea Grande

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA