Sinop

Terceira edição do Sinop Sustentável debate produção orgânica, agroecologia e futuro saudável

Publicado em

O município de Sinop sedia, hoje (26) e amanhã (27), a terceira edição do Sinop Sustentável, um evento que busca a conexão entre a produção orgânica, agroecologia e iniciativas para um futuro mais saudável e justo para população. O evento acontece no estacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rotatória das avenidas Bruno Martini e  José Teobaldo Anschau, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
 
O evento que reúne entidades representativas, autoridades políticas, órgãos públicos e empresários do setor, contou com a presença do vice-prefeito, Paulinho Abreu, que participou da abertura do evento e destacou que o Sinop Sustentabilidade é para todas as classes, inclusive para crianças e que a cidade é referência no setor da sustentabilidade, para o estado de Mato Grosso.
 
“Sinop é um modelo já para o Mato Grosso, de cidade sustentável, dentro da agricultura familiar. O município adquire os produtos para merenda escolar, artesanato, turismo, nossos parques são preservados. As empresas do agronegócio também investem em sustentabilidade, nossos produtores preservam a sua mata na amazônia legal, então, hoje, dentro do estado, é o local que mais se produz de forma sustentável. Então, nada melhor do que promover esse evento aqui em Sinop, para mostrar isso para as pessoas e tratar desse tema para sempre buscar melhorias, e buscar ações que visam deixar Sinop nesse rumo, cada vez maior”, explicou.
 
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, lembrou dos avanços que a Prefeitura de Sinop teve com a prática da sustentabilidade, e como é a principal incentivadora desse setor.
 
“Como no Plano de Arborização Urbana, Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país e, aqui vão acontecer eventos, palestras, reuniões e discussões que ajudam a gente a compor as ações de sustentabilidade. Sinop hoje é referência no verde, mas também é referência na economia azul, com o desenvolvimento e a sustentabilidade que a gente está tendo também nas águas. Então aqui é um evento que fala do orgânico. Sinop vai ser, e aqui vai ser falado sobre isso, uma cidade que vai ter mais de 30 hortas orgânicas aprovadas e reconhecidas. Então é uma cidade que cresce, mas que se preocupa, também, com o verde”, falou ele.
 
Rogério Leschewitz, engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural (Empaer) explica que o evento surgiu com interesse de se colocar em pauta o desenvolvimento com sustentabilidade e que hoje conta com a ajuda e apoio de 65 instituições que também se preocupam com o tema. Ele destaca que a primeira edição do evento contou com apoio apenas de sete entidades e hoje, terceira edição, já somam 65 iniciativas.
 
“Esses projetos são projetos sociais, projetos envolvendo sustentabilidade, envolvendo arborização urbana, envolvendo agricultores, envolvendo a sociedade civil organizada. Então, são entidades, são projetos que visam uma ideia de futuro mais sustentável para o município de Sinop. Nada melhor do que compilar todas as iniciativas num evento, para mostrar isso para a sociedade. A sociedade sinopense precisa saber que o município de Sinop se destaca nesse meio sustentável. Um exemplo disso é sairmos de sete entidades ou sete iniciativas e ir para mais de 65 iniciativas na terceira edição do evento. A gente vê que muita gente veio para cá em busca, também, de conhecimento, as escolas serão envolvidas também”, esclareceu ele.
 
Leschewitz lembra que o evento se preocupa, principalmente, com a educação sustentável, compartilhando conhecimento que agregue à vida dos alunos, para um futuro mais saudável de toda uma geração.
 
“Nós teremos um espaço à tarde, nesses dois dias, voltado, especialmente, para as crianças. Terá atividades, gincanas, brincadeiras voltadas à sustentabilidade para esse público. Além do público jovem, onde nós temos atividades também para universitários, para pessoas da sociedade civil em geral, que são as palestras, os seminários e todas as atividades. Teremos oficinas práticas, teremos palestras técnicas, rodas de conversa, discussões e também a elaboração da Carta para a Sustentabilidade de Sinop, em que essa carta será elaborada através de toda a comunidade, proposições positivas para melhorar a sustentabilidade do nosso município”, contou.
 
A coordenadora Administrativa do Agroligadas, uma das iniciativas que apoia o evento, explica que o movimento busca compartilhar a experiência de interligar o campo à sociedade. “A gente conecta o campo com a cidade e traz essas informações corretas do campo para a cidade. A gente atua no ensinamento das crianças através dos nossos projetos do quebra-cabeça do boi, soja, milho, os subprodutos que são feitos. No Sinop Sustentável passarão muitas crianças das escolas e a gente tem o dever de interagir com eles, trazendo esse conhecimento”, comentou. 
 
A Associação dos Artesãos de Sinop é outra entidade que apoia e está presente no evento. A presidente, Salete Carrer, explica que a principal atuação da Casa dos Artesãos e do Instituto das Mulheres de Fibra é transformar a sustentabilidade em geração de renda familiar. “Estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo no Sinop Sustentável. Fazemos parte da organização e a Casa do Artesão sempre deu todo o apoio porque nós procuramos e desenvolvemos produtos com sustentabilidade”, disse ela, referindo ao fato de ser um exemplo vivo de conexão, da coexistência, do campo e a cidade.
 
O evento começa às 7h e encerra às 21h30, também no sábado (27).

Leia Também:  Prefeitura abre inscrições para processo seletivo com 150 vagas na área da Saúde

Veja as fotos do evento: Sinop Sustentável | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Assistência Social leva serviços em ação social da UFMT no feriado desta quarta-feira (15)

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop participa de solenidade comemorativa ao Dia do Soldado

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA