MATO GROSSO

SES realiza quatro transplantes renais em dois dias em Cuiabá

Publicado em

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou quatro transplantes renais entre doadores vivos, no Hospital São Mateus, em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24.10).

Em 2025, já foram realizados sete transplantes de rim em Mato Grosso, sendo seis com doador vivo e um com doador falecido.

“Estes dias intensos de trabalho da Central Estadual de Transplantes demonstram a importância da retomada do transplante renal em Mato Grosso, com a habilitação do Hospital São Mateus para a realização dos transplantes de rim. Acreditamos que, em breve, a unidade estará apta a fazer os transplantes hepáticos também”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, informou que os pacientes foram avaliados conforme um rigoroso protocolo de avaliação do doador e receptor, a confirmação de compatibilidade sanguínea, a tipagem de HLA e todos os exames para rastreamento de doenças infecciosas.

Leia Também:  Criminoso flagrado com arma, munições e joias é preso pela Polícia Civil em Guarantã do Norte

“Duas pacientes daqui de Mato Grosso estavam inseridas na lista de outro Estado, mas com a habilitação do serviço aqui manifestaram o interesse de serem acompanhadas pela Central Estadual de Mato Grosso. Felizmente, tiveram um excelente desfecho: a compatibilidade com doadores vivos e a concretização do transplante renal”, contou Fabiana.

Dos quatro transplantes realizados, dois doadores são irmãos dos receptores, uma doadora é mãe da receptora e outro doador é esposo da receptora.

Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a realização e o sucesso dos quatro procedimentos demonstram a seriedade da unidade habilitada.

“Estamos muito felizes com a concretização de quatro transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em território mato-grossense. Para nós, é motivo de orgulho. Parabenizamos a equipe do Hospital São Mateus pelo comprometimento nessa força-tarefa”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata arara-canindé que caiu em quintal de residência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã de sábado (27.6), uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência no bairro Vale do Sol, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 8h30, via Central de Emergências 193, e prontamente uma equipe se deslocou ao endereço indicado.

No local, os bombeiros militares realizaram a captura do animal após constatarem sinais de debilidade física e possível lesão ou fratura em uma das asas, o que impedia o voo.

Após a captura, a ave foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e encaminhada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários.

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los por conta própria. A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a corporação pelo telefone de emergência 193, garantindo a segurança das pessoas e a preservação da fauna silvestre.

Leia Também:  "Ganhei tempo e renda", diz produtor de leite beneficiado com resfriador do Programa MT Produtivo Leite

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA