VÁRZEA GRANDE

Produtora de Várzea Grande conquista medalha de ouro com manteiga de garrafa em concurso estadual  

Publicado em

Os produtos premiados poderão ser conhecidos e adquiridos na próxima edição da Feira FAM na próxima terça-feira, 4, das 8h às 18h, em frente à Prefeitura

A manteiga de garrafa produzida no Sítio Nossa Senhora das Graças, em Várzea Grande, foi um dos 88 produtos premiados na segunda edição do Concurso do Queijo 2025, realizado dentro do Festival do Queijo no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A produtora da agricultura familiar Ana Lúcia Morais de Souza, moradora da comunidade São Miguel, no Sadia 3, conquistou medalha de ouro na competição, que teve ao todo 39 produtos agraciados com a mais alta premiação. O evento foi promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e parceiros.

Esta é a segunda vez que Ana Lúcia participa de uma competição. Na primeira, ela também foi premiada com seus queijos artesanais. “Para mim foi muito importante participar do concurso, das palestras e das oficinas. Conheci novos produtores de várias regiões de Mato Grosso, revi amigos e pude ver meus produtos passarem pela análise laboratorial, o que deu ainda mais confiança no meu trabalho”, contou a produtora, que há dez anos se dedica à produção artesanal de queijos, requeijão, manteiga e doces.

Leia Também:  Várzea Grande registra 2,3 mil inscritos; Provas serão no dia 29 de março

Com o reconhecimento conquistado, Ana Lúcia se prepara agora para regularizar sua queijaria e obter o Selo de Inspeção Municipal (SIM). “Hoje já não faço os queijos na cozinha de casa, e sim na queijeira. O item mais caro que ainda preciso adquirir é o pasteurizador, mas vou conseguir cumprir a legislação e conquistar o SIM para meus queijos artesanais”, afirmou.

Além de celebrar a medalha de ouro, Ana Lúcia já está organizando os doces que levará para a próxima edição da Feira da Família (Feira FAM), que ocorre na próxima terça-feira, 4 de novembro, das 8h às 18h, em frente à Prefeitura de Várzea Grande. O evento, promovido mensalmente pelo município, conta com almoço servido a partir das 11h e reúne dezenas de expositores da agricultura familiar. “Essas feiras e concursos fazem toda a diferença na nossa trajetória. Ajudam a trazer novos clientes, manter os antigos e abrir oportunidades para buscar investimentos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressalta a importância do incentivo ao pequeno produtor. “A valorização dos produtos locais fortalece a economia rural e dá visibilidade ao trabalho de quem produz com qualidade e dedicação. A Prefeitura tem trabalhado para oferecer suporte técnico e estrutural, ajudando nossos produtores a alcançar novos mercados e certificações”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande reforça protagonismo no turismo com inauguração do novo CAT

A médica veterinária Kelly Enciso, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e responsável pela organização da Feira da Família, também acompanha o trabalho de Ana Lúcia e outros produtores. “Ver o crescimento e o reconhecimento de pessoas como a Ana Lúcia é muito gratificante. Nosso papel é orientar e apoiar para que cada vez mais produtores estejam regularizados e possam ampliar suas vendas com segurança e qualidade”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Primeira etapa da limpeza na ETA III é concluída com sucesso

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA