MATO GROSSO

Seduc reforça papel do Assistente de Educação Especial no atendimento a estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu, nesta segunda-feira (3.11), o evento “O Elo Indispensável: Valorização, Acolhimento e Fortalecimento da/do Assistente da Educação Especial”, reunindo dezenas de profissionais que atuam diretamente no atendimento a estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual.

O encontro, organizado pela Diretoria Metropolitana de Educação (DME), teve como propósito reconhecer a relevância desses servidores para o funcionamento da educação inclusiva, além de oferecer um espaço de acolhimento, formação e troca de experiências. A iniciativa buscou fortalecer o sentimento de pertencimento e abrir novos canais de diálogo entre os assistentes e a equipe psicossocial da Seduc.

Durante a abertura, a diretora da DME, Christina Barbosa Guimarães Ferreira, destacou que o evento foi pensado como um gesto de reconhecimento e gratidão.

“Organizamos tudo com muito carinho para que vocês sintam o quanto são essenciais. Vocês são essenciais para que a educação inclusiva aconteça na sua totalidade no chão da escola. Vocês são o elo indispensável que faz a diferença todos os dias”, afirmou.

Leia Também:  Liderança de facção alvo da operação Cartório Central é preso no Rio de Janeiro

A superintendente de Educação Inclusiva da Seduc, Paula Cunha, também ressaltou o papel dos profissionais, que evoluem junto com as políticas públicas voltadas à inclusão.

“Desde 2008, Mato Grosso tem aprimorado suas diretrizes pedagógicas para fortalecer esse profissional, que é a ponte entre a família, o estudante e toda a equipe escolar”, afirmou.

A secretária adjunta Executiva da Seduc, Flávia Soares, destacou que o encontro marca um avanço importante na valorização da categoria dentro da rede estadual.

“Esses profissionais asseguram o direito à educação de estudantes com deficiência. Nosso compromisso é aprimorar continuamente a formação, a carga horária e a remuneração, reconhecendo sua importância para o funcionamento da escola inclusiva”, pontuou.

Encerrando o evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reafirmou o compromisso da gestão com o reconhecimento e a valorização dos Assistentes da Educação Especial.

“Não fazia sentido termos profissionais tão importantes sem o devido valor. Rompemos contratos antigos e abrimos novo processo seletivo porque vocês merecem ser tratados como servidores da educação. Hoje posso dizer com orgulho: viramos essa página”, declarou.

Leia Também:  Governador nomeia delegado para assumir Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária

Alan Porto também anunciou que, em 2026, a Seduc ampliará as ações de formação continuada, com foco nas práticas inclusivas e na integração entre escola e família.

“A verdadeira inclusão vai além da sala de aula. Ela está no acolhimento e na convivência. Nosso compromisso é garantir que cada profissional exerça seu papel com dignidade e orgulho”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema entrega 14 caminhões para fortalecer a gestão de resíduos sólidos em municípios de Mato Grosso

Published

on

MA Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta quinta-feira (25.6), a entrega de 14 veículos, sendo 10 caminhões caçambas e quatro compactadores de lixo que vão auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios de Mato Grosso. A ação foi executada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do órgão ambiental.

Ao todo serão 50 caminhões. Outros três caminhões compactadores já haviam sido retirados pelos municípios na semana passada, e mais 33 ainda serão entregues ao restante dos municípios beneficiados.

Conforme a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, os municípios beneficiários deverão comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, observando as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da legislação estadual vigente e dos respectivos instrumentos de licenciamento ambiental.

Para Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães, um dos municípios beneficiados, essa parceria entre estado e município é de grande importância para o fortalecimento dos serviços públicos.

“É muito importante nós estarmos recebendo esses equipamentos para começar a destinação dos resíduos sólidos dos nossos municípios. O lixo é uma questão séria em todos os municípios do Brasil e, em Mato Grosso, o governo começa a atender os municípios com esse olhar de contribuição, de parceria para termos uma coleta de menor custo que seja viável para nós”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  Governador nomeia delegado para assumir Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária

*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA