Sorriso

Uso do transporte coletivo aumenta mais de 150% com a tarifa zero

Publicado em

Análise dos primeiros cinco meses mostra que, em outubro, catracas giraram mais de 120 mil vezes, frente à média de menos de 50 mil giros registrada antes da lei que universalizou o passe livre

Depois de 150 dias com o transporte coletivo rodando com a catraca livre, o uso do busão como opção de transporte mais que dobrou. Em outubro, foram registrados 123.393 giros nas catracas nos ônibus do transporte coletivo municipal. De janeiro a abril, antes de o passe livre ser implantado, as catracas dos ônibus giravam, em média, 48.724 vezes por mês. Nestes primeiros cinco meses, a adesão ao transporte coletivo aumentou 153%.

Atualmente, dez linhas são disponibilizadas com ônibus rodando de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados, das 5h às 18h30, com o ponto de integração na Área Verde Central. Os veículos passam de hora em hora nos pontos.

Se este total de 123.393 giros for dividido por 27, que é o total de dias que o coletivo rodou em outubro, dado que o serviço não é disponibilizado aos domingos, a média diária de giros de catraca é de 4.570 giros. O coordenador do Departamento Transporte Coletivo, ligado à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Leandro Gehlen, explica que a média é diferente nos dias de semana e aos sábados. “Durante a semana, a média diária é de 4,9 mil giros de catraca, e, aos sábados, os dispositivos são rodados, cerca de 2,5 mil vezes”.

Leia Também:  Sorriso recebe o título de melhor saúde bucal do Estado

Levando-se em conta os dados de janeiro a abril, antes de o passe livre ser implantado, as catracas dos ônibus “giravam”, em média, 48.724 vezes por mês. Se essa média mensal fosse dividida por 25, em uma conta bem simplista, dado que os ônibus não rodam aos domingos, a média de utilização do coletivo era inferior a 2 mil giros por dia. “Se levarmos em consideração “ida e volta”, teríamos uma média de mil pessoas usando transporte coletivo”, estima o titular da Sintra, Milton Geller.

“Além de estimular mais pessoas a utilizar o transporte coletivo, a gratuidade da tarifa também está permitindo que as pessoas comecem a usar o ônibus mais vezes, indo de coletivo para fazer uma compra no centro, ir a uma consulta, ou à academia, por exemplo, ou seja, esta opção de transporte está começando a fazer parte da rotina das famílias”, analisa o secretário.

“É nítida a adesão à proposta de utilização do transporte coletivo e o que precisamos é isso, criar uma nova cultura com relação ao transporte, reduzindo assim o volume de veículos nas ruas, o que traz mais fluidez e, principalmente, segurança”, destaca o prefeito Alei Fernandes, acrescentando que outro benefício é a liberação de mais vagas de estacionamento em Sorriso, em especial na região central.

Leia Também:  Sancionada lei que eleva auxílio alimentação e regula jornada excedente para professores

Relembre

A gratuidade do transporte coletivo foi efetivada por meio da lei 3.677, sancionada no dia 29 de abril. A iniciativa está sendo adotada como um teste, para avaliar a adesão da população à utilização do ônibus em sua rotina, e, futuramente, permitir a concessão do serviço.

Por mês, a Prefeitura gastava cerca de R$ 500 mil, com a locação de ônibus, combustível e o pagamento de condutores. Dados da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), apontam que o valor que era recebido com as passagens, em média R$ 85 mil, não supria nem mesmo as despesas com pessoal.

À época o vice-prefeito Acacio Ambrosini contextualizou a importância da iniciativa. “Ao mesmo tempo que nos deparamos com o baixo retorno com o pagamento das passagens, o que torna inviável uma concessão neste momento, acreditamos que muitas pessoas possam achar caro pagar R$ 3,70 para se deslocar de ônibus, então, pensando no bem maior da comunidade , decidimos propor a gratuidade da tarifa do coletivo, estimulando a adoção desta nova opção, avançando assim em mobilidade e sustentabilidade”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Referência em robótica educacional, CEMTEC recebe visita de estudantes de Tapurah para expedição científica

Published

on

Alunos do 5º ano participaram de atividade prática no centro tecnológico mantido pela rede municipal de ensino de Sorriso

A Secretaria Municipal de Educação recebeu, na tarde da última sexta-feira (19), a visita de estudantes da Escola Municipal Dom Aquino, localizada no distrito de Ana Terra, município de Tapurah, que vieram a Sorriso para conhecer o trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Tecnologia Educacional (CEMTEC).

Acompanhados por duas professoras e pela diretora da unidade, 12 alunos do 5º ano participaram de uma expedição científica promovida dentro do Programa União Faz a Vida (PUFV), iniciativa que busca conectar teoria e prática por meio de experiências educacionais inovadoras.

Durante a visita, a equipe do CEMTEC apresentou a estrutura e os projetos desenvolvidos pelo município na área de tecnologia aplicada à educação. Na sequência, os estudantes participaram de uma aula de robótica educacional conduzida pela professora Ana Paula, que iniciou a atividade abordando aspectos biológicos e ambientais relacionados aos gafanhotos, temática escolhida como base para o desafio prático proposto aos alunos.

Leia Também:  Sorrisense é medalha de prata no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo

A partir do conteúdo apresentado, os estudantes tiveram contato com kits tecnológicos utilizados nas oficinas de robótica e desenvolveram atividades envolvendo montagem estrutural, lógica de programação e comandos digitais capazes de gerar movimentos a partir das construções elaboradas em grupo.

Responsável pela turma visitante, a professora Ariane destacou que conhecer de perto uma estrutura como a implantada em Sorriso amplia a visão de educadores e estudantes sobre novas possibilidades dentro do ambiente escolar. “É inspirador perceber como a tecnologia pode ser inserida no processo de aprendizagem de forma tão prática e organizada. Para nós, que atuamos em sala de aula, essa troca também gera novas perspectivas sobre o que podemos construir com nossos alunos”, avaliou.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, ressaltou que o reconhecimento externo reforça o trabalho que vem sendo consolidado pela rede municipal de ensino na área de inovação educacional. “Sorriso vem investindo continuamente em ferramentas que aproximam os estudantes das novas tecnologias e estimulam habilidades fundamentais para o futuro. Quando recebemos visitas de outros municípios interessados em conhecer esse trabalho, temos a confirmação de que estamos construindo uma educação conectada com as transformações do nosso tempo”, pontuou.

Leia Também:  Sorriso recebe o título de melhor saúde bucal do Estado

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA