CUIABÁ

Cata-Treco recolhe materiais inservíveis em bairros de Cuiabá nesta semana

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), divulgou o cronograma da Operação Cata-Treco para o período de 27 a 31 de janeiro de 2026. A ação tem como objetivo auxiliar a população no descarte correto de móveis e materiais inservíveis, além de combater o descarte irregular em vias e áreas públicas.

A programação começa na terça-feira (27), contemplando os bairros Santa Amália e Jardim Araçá. Na quarta-feira (28), os serviços chegam aos bairros Paiaguás I e Paiaguás II. Já na quinta-feira (29), a operação ocorre no bairro Boa Esperança. Na sexta-feira (30), o atendimento será realizado no Jardim Imperial. Encerrando a programação semanal, no sábado (31), as equipes atuam nos residenciais Flor de Liz e Sampaio.

A Operação Cata-Treco é voltada ao recolhimento de materiais que não são coletados pela coleta convencional, como sofás, camas, colchões, geladeiras, armários e mesas. O serviço é totalmente gratuito e busca eliminar pontos de descarte irregular, fortalecendo a zeladoria urbana da capital.

A Operação Cata-Treco é um serviço essencial para manter a cidade limpa e organizada. Além de facilitar o descarte correto de móveis e materiais inservíveis, a ação contribui diretamente para a eliminação de pontos de descarte irregular e para a prevenção de doenças. A participação da população, colocando os materiais no dia e horário corretos, é fundamental para o sucesso do trabalho”, destacou o diretor de Serviços Urbanos da Limpurb, Ivan Rastelli.

Leia Também:  Cuiabá promove evento e possibilita a sensibilização e a reflexão sobre ações e a garantia de direitos

Para garantir o recolhimento, os moradores devem deixar os itens em frente às residências até as 7h da manhã do dia programado, organizados de forma visível e acessível. Cerca de 20 trabalhadores atuam diariamente na operação, que tem início às 7h e segue até a conclusão dos trabalhos em cada bairro.

A Limpurb reforça que não serão recolhidos restos de poda de árvores, entulho da construção civil, pilhas, baterias, pneus, vidros, latas de tinta e madeira. Esses resíduos devem ser destinados aos ecopontos ou locais apropriados para descarte.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá ou diretamente com a Limpurb, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 433, bairro São Francisco, pelo telefone (65) 3645-5500.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor e ASG

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Secretaria realiza reunião para regularização de lotes no Novo Paraíso I e Ouro Fino

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA