Política MT

Max Russi participa de evento em homenagem às servidoras públicas

Publicado em

Nesta quarta-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Pode), participou de um encontro dedicado às servidoras públicas de Mato Grosso. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e aconteceu no Cenarium Rural, em Cuiabá, reunindo prefeitas, vice-prefeitas, secretárias e servidoras de diversos municípios.

O encontro teve como objetivo celebrar o protagonismo feminino no serviço público estadual. Durante o evento, foram apresentados os principais resultados das políticas sociais desenvolvidas desde 2019, além da entrega de placas de honraria em reconhecimento ao trabalho das gestoras municipais.

Em sua fala, Max Russi relembrou o início da trajetória da primeira-dama na gestão social e destacou sua dedicação voluntária. “Parabenizo a Virginia pelo trabalho brilhante. Lembro que, no começo, ela tinha dúvidas sobre assumir esse desafio. Eu a incentivei, pois sabia da sua capacidade e do seu amor pelas pessoas. Ela aceitou a missão de forma voluntária, sem remuneração, e imprimiu uma marca que fez a diferença na assistência social do estado”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Comissão de Revisão Territorial apresenta plano de atualização de limites distritais dos municípios

O deputado também pontuou os avanços no combate ao preconceito e na ocupação de espaços de poder. Ele ressaltou que, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), diversas mulheres ocupam cargos estratégicos de liderança. “Apesar das múltiplas jornadas e dos desafios que as mulheres ainda enfrentam, vemos um cenário em constante melhora e fortalecimento”, observou.

A parceria entre o Legislativo e o setor social também foi celebrada pela primeira-dama, que homenageou o deputado Max Russi durante a solenidade. A programação do evento seguiu durante a tarde com palestra de Ricardo Muri e apresentações musicais de Anselmo & Rafael e Tiago Roseno.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Quase mil atendimentos e mais de 60 serviços gratuitos marcam Mutirão Social Cívico Integrado no bairro do Porto

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Deputado Thiago Silva reforça cobrança por duplicação do Anel Viário e pavimentação do Campo Limpo

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA