CUIABÁ

Feira Cultural do Japão recebe mais de 100 mil pessoas e movimenta R$ 15 milhões

Publicado em

Após quatro dias de intensa programação cultural, gastronômica e artística, a Feira Cultural do Japão chegou ao fim em Cuiabá, no domingo (29), consolidando-se como um dos maiores eventos do segmento na região Centro-Oeste. Este ano, a edição teve o espaço ampliado para abrigar com mais conforto os visitantes e já indica a necessidade de um local maior para a próxima, fato que reafirma o crescimento e a forte conexão com o público mato-grossense. Além da população cuiabana, visitantes de cidades próximas e de outros estados marcaram presença. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo local nas quatro noites da programação no Complexo Biocultural do Porto, sendo o Museu do Rio, Aquário Municipal, Orla do Porto e adjacências. Uma realização da Associação Nipo Cuiabá, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura e diversos parceiros.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, destacou que o Festival do Japão foi extremamente importante, movimentou a economia de Cuiabá. O montante de público, mais de 100 mil pessoas de quinta a domingo, demonstra que as pessoas vestiram a camisa do evento. Estima-se um movimento de mais de R$ 15 milhões na economia de Cuiabá, direta e indiretamente.

“Vivenciaram o clima, com fantasias, pessoas de classes variadas. A localização apropriada também contribuiu, viu-se a importância de se fazer eventos ali na região do Porto, de retomar aqueles espaços turísticos que estavam até então abandonados. São oportunidades em que as pessoas começam a circular novamente, a valorizar esses espaços como o Museu do Rio, Aquário Municipal. Enfim, acaba movimentando toda a economia do entorno, desde as pessoas que cuidam de estacionamento até os comerciantes e restaurantes que participaram vendendo seus produtos na Feira Cultural do Japão”, frisou.

A programação é elogiada pelo público em nível nacional. Foram mais de 85 operações comerciais entre restaurantes e pequenas lojas, além de uma grade de atrações artísticas bem diversificada.

Leia Também:  Oficinas e palestras gratuitas da Feira Viva Mulher seguem com inscrições

“Eventos como esses engrandecem o nome de Cuiabá. Nós retomamos, por exemplo, o Miss Nikkei, que há mais de 11 anos não se realizava novamente em Cuiabá. Elegemos a Miss Nikkei, que agora vai concorrer ao prêmio Miss Nikkei Brasil, em São Paulo. É importante dizer que Cuiabá, nos anos em que realizou o Feast of Japan, já teve a oportunidade de ganhar o Miss Nikkei Brasil duas vezes. Então, este ano nós vamos concorrer também”, relatou Medeiros.

Rafael Yonekubo atuou na organização-geral do evento e também ressaltou que esta edição representou um avanço significativo em relação ao ano anterior. “2025 foi o recomeço, depois de 10 anos. Voltamos em um novo formato, deixando de ser Festival do Japão para nos tornarmos Feira Cultural do Japão. A gente mais que dobrou o tamanho do evento em relação ao anterior, com mais apresentações artísticas, muito mais visagistas, mais espaços comerciais com produtos orientais, atendendo ao que o povo cuiabano queria e foi o maior sucesso. O público também dobrou, acreditamos que tenha atingido 100 mil visitantes nas quatro noites”, destacou Rafael.

O evento resgatou o tradicional concurso Miss Nikkei, que é um concurso de beleza voltado apenas para meninas japonesas, tendo como vencedora uma moradora do município de Cáceres (MT). Contou também com apresentações musicais, atrações voltadas à cultura pop japonesa, concursos de cosplay, desfiles e performances de DJs. Essa programação diversificada foi um dos destaques da edição, atraindo pessoas de todas as idades. Artistas de outras regiões e até do exterior também participaram, ampliando o alcance cultural da feira.

A praça de alimentação foi expandida para atender à demanda do público, assim como o bazar, que contou com cerca de 88 expositores oferecendo produtos típicos da cultura japonesa.

Outro ponto relevante foi a presença de visitantes e expositores de fora do estado, evidenciando o potencial turístico e econômico da feira.

Leia Também:  Com salário de R$10,9 mil, inscrições para seletivo para 95 médicos e 25 cirurgiões dentistas já estão abertas

Célia Sato, moradora de Várzea Grande, é consumidora de produtos orientais e elogiou a iniciativa. “Muito bom, melhor do que o primeiro. O espaço está maravilhoso, variedade de produtos. Eu sou apaixonada pela culinária japonesa”.

Ana Carla Tourinho da Costa é do público fiel, participou de todas as edições realizadas em Cuiabá e afirma que o evento estava fazendo falta. “Estou muito feliz com a organização deste ano, porque aumentou o espaço, está bem mais legal, muito mais lojas, está atendendo mais ao que o público almejava, mais opção de comida. E mais organizado, então estou bem feliz”, frisou ela, que é do bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, e estava com a família.

O casal Fujica e Massahaki Matsubara, do bairro Dom Aquino, se surpreendeu com o tamanho da atração. “Não sabia que seria nessa proporção. Estamos surpresos com esta edição. Muito lindo”, opinou Fujica.

Entre os diversos expositores, incluindo do estado de São Paulo, estava Júlio Brandão. Pela primeira vez em Cuiabá, destacou a receptividade do público cuiabano. “Fiquei surpreendido com a acolhida. As pessoas são curiosas, querem conhecer os produtos, experimentam e acabam levando. Foi uma experiência muito positiva”, afirmou.

Entre os itens tradicionais da culinária japonesa, Brandão trouxe o moti branco (doce de feijão, leve e saboroso), yaki manju (bolinho doce tradicional japonês, assado ou grelhado, recheado de pasta doce de feijão azuki) e senbei (um tradicional biscoito de arroz japonês, assado ou grelhado), entre outros, que também tiveram boa aceitação entre os visitantes.

O último dia contou com as seguintes atrações: Isadora Akemi, Joe Hirata, Sayuri Hirata, Grupo Wadan, mágico ilusionista Edson Iwasaki, Taiko Raiden, Taiko Matsuri Daiko, Cristian Sanshinista, Concurso de Cosplay, Concurso Jpop e Concurso Anime Song, com apresentação de Kendi Yamai.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura inicia construção de nova rotatória na Avenida República do Líbano; Investimento será superior a R$ 1 milhão

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá prorroga Mutirão Fiscal até 16 de janeiro de 2026

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA