CUIABÁ

Diversidade cultural e religiosa marca o 2º dia de comemorações pelos 307 anos de Cuiabá

Publicado em

O segundo dia de comemorações pelos 307 anos de Cuiabá foi marcado por uma forte expressão de fé, diversidade religiosa e integração cultural. Realizado nesta quarta-feira (8), no Parque das Águas, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas em uma noite de celebração, espiritualidade e valorização das diferentes manifestações religiosas.

Além da programação de fé, o público também pôde aproveitar a Feira de Artesanato Herança Cuiabana e o tradicional Festival do Baguncinha, que reuniram cores, sabores e saberes da cultura local. Com mais de 150 barracas de alimentação e expositores, os espaços reforçaram o caráter plural do evento, promovendo a valorização da identidade cuiabana e movimentando a economia criativa da capital.

Promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), a programação destacou a abrangência religiosa e o respeito entre diferentes denominações, consolidando o aniversário da capital como um espaço plural e acolhedor.

Durante a solenidade, o prefeito Abilio Brunini destacou o caráter espiritual da celebração e reforçou os valores da gestão municipal.

“Estamos aqui, antes de tudo, para celebrar o nome do Senhor Jesus Cristo. No aniversário de Cuiabá, reafirmamos aquilo que acreditamos, com liberdade e respeito. Cuiabá é uma cidade que acolhe a todos, mas também é uma cidade de fé. Hoje é um momento de agradecimento pela nossa cidade”.

Na sequência, o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, ressaltou o trabalho conjunto entre as instituições e o papel fundamental dos profissionais envolvidos na realização do evento.

“De maneira bem objetiva, quero resumir tudo isso na palavra gratidão. Grato a Deus, em primeiro lugar, ao prefeito pela confiança e a toda a equipe da Secretaria de Cultura, além das demais secretarias que uniram forças para que o evento fosse não apenas lindo culturalmente, mas também seguro, estruturado e organizado em todos os setores. Agradeço também à Assembleia Legislativa pela parceria e, especialmente, a todos os trabalhadores da cultura, que são a espinha dorsal desse evento e movimentam a economia da nossa cidade”.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito lança obra de pavimentação no bairro Parque Ohara na segunda-feira (8); aporte financeiro será de R$2,4 milhões

A noite contou com apresentações culturais, momentos de oração e shows musicais, reunindo lideranças religiosas de diferentes igrejas, que conduziram bênçãos à cidade, às autoridades e à população, fortalecendo a união entre as denominações cristãs.

O destaque da programação foi a apresentação da banda gospel Morada, que emocionou o público com louvores conhecidos e momentos de adoração, promovendo uma forte conexão espiritual entre os presentes.

Entre o público, histórias também marcaram a noite. A moradora do Ribeirão do Lipa, Fernanda Couto, levou o filho Caíque Couto, de 7 anos, para acompanhar o show e destacou o significado do momento em família.

“Eu achei tudo muito lindo, um ambiente de paz, de família. Trouxe meu filho Caíque, de 7 anos, porque quero que ele cresça vivendo isso, entendendo a fé e esse sentimento de união. A gente precisa de mais momentos assim na cidade”.

Já o morador do Residencial São Carlos, João Henrique da Silva, ressaltou a organização do evento e a atmosfera vivida durante a programação.

“Foi emocionante do começo ao fim. Eu vim com a minha família e senti uma energia muito boa, de respeito e de união entre as pessoas. Um evento organizado, tranquilo e que valoriza tanto a cultura quanto a fé”.

Leia Também:  Sine oferta de 434 vagas de empregos nesta quinta-feira (15)

Também estiveram presentes a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, o vereador Cezinha Nascimento, a vereadora Michelly Alencar, além de representantes do secretariado municipal, como a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, o secretário de Esporte, Jefferson Neves, e a secretária de Assistência Social, Helida Vilela.

A programação do aniversário de Cuiabá segue no Parque das Águas ao longo da semana, integrando um calendário de quatro dias de atividades com cultura regional, atrações nacionais e gastronomia. Nesta quarta-feira, o público acompanhou desde o início da noite apresentações de cururu e siriri com o grupo Cururu Tradição Cuiabana e os grupos Raízes Cuiabanas, Voa Tuiuiú e Coração Tradição Franciscano, reforçando as raízes culturais da capital.

Na sequência, o apresentador Pr Baby conduziu o evento, com participações de Nataly Jovio, revelação do The Voice Brasil 2025, e da dupla Junior e Bruno Cerqueira. Também subiram ao palco Os Bençãos e a Banda Gaudium. Às 20h30, foi executado o Hino de Cuiabá, seguido do pronunciamento do prefeito e de momentos de fé conduzidos pelos pastores Alexsandro Dotto e Cristian Gimenez.

O encerramento ficou por conta da banda Morada, consolidando uma noite marcada pela diversidade religiosa, cultural e pela grande participação popular. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, reforça o compromisso com a valorização da cultura, o respeito à fé e o fortalecimento da economia local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.

Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito lança obra de pavimentação no bairro Parque Ohara na segunda-feira (8); aporte financeiro será de R$2,4 milhões

Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”

O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA