VÁRZEA GRANDE

Projeto que resgata animais em Várzea Grande recebe apoio de campanha contra maus-tratos

Publicado em

Abandono, fome e doença ainda fazem parte da realidade de dezenas de animais em Várzea Grande. É nesse cenário que o Projeto Pet VG atua diariamente — e que agora ganha reforço com a campanha Abril Laranja, voltada ao combate aos maus-tratos e à conscientização da população. Esta é a primeira iniciativa do poder público municipal dedicada à causa animal.

Atualmente, cerca de 70 animais – entre cães e gatos – estão sob os cuidados do projeto, que já chegou a atender aproximadamente 100 ao mesmo tempo. A realidade, segundo a responsável, Janaína Freire, ainda é preocupante. “A maior demanda hoje é por ração, medicamentos básicos e apoio para castração. Também vemos muitos casos de abandono de animais doentes”, relata.

A campanha é promovida pela Prefeitura de Várzea Grande e tem à frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O foco é a conscientização da população sobre os maus-tratos contra animais.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da pasta, Luana Gabriela Santos Rosa, a iniciativa também chama atenção para impactos que vão além da causa animal. “O Abril Laranja é um mês de conscientização. O abandono, além de prejudicar os animais, também pode trazer riscos à saúde pública, como zoonoses”, explica.

Durante todo o mês de abril, estão sendo arrecadadas rações, produtos de limpeza, toalhas e cobertores em pontos de coleta espalhados pela cidade. Além disso, a campanha promove palestras em escolas municipais, com orientação de médicos veterinários sobre guarda responsável.

Leia Também:  Várzea Grande reforça apoio ao campo com chegada de novo trator

“A gente acredita que a conscientização começa na base. As crianças levam esse aprendizado para dentro de casa e ajudam a transformar a realidade”, destaca Luana.

amento da campanha será no dia 25 de abril, com uma feira de adoção no Ginásio Fiotão. O evento contará com cães e gatos disponíveis para adoção responsável, além de vacinação antirrábica gratuita para quem já tem um animal de estimação.

Para quem pensa em adotar, fica o alerta: é preciso compromisso. “É necessário ter amor, paciência e responsabilidade. O animal depende totalmente do tutor para ter uma vida digna”, reforça Janaína.

“Mais do que arrecadar doações, a campanha busca estimular uma mudança de comportamento e reforçar que o cuidado com os animais é uma responsabilidade de toda a sociedade’, lembra a gerente Luana.

Os pontos para deixar as doações são: Na Secretaria de Meio Ambiente localizada na Avenida da FEB, na sede da Prefeitura de Várzea Grande e nas empresas parceiras do Projeto PET VG, Paiol AgroVeterinária e Scooby Rações.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva, no bairro Santa Cecília, para ouvir as demandas dos moradores da região, que reivindicam melhorias na infraestrutura, como pavimentação asfáltica, padronização da rede de água e solução para vazamentos.

A prefeita esteve acompanhada do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira; do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogerinho da Dakar; do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Amorim; do secretário de Defesa Social, Louriney Silva; e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.

Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o bairro foi construído por empresas responsáveis pelas obras, mas os serviços não foram executados de forma adequada.

“A situação do bairro é caótica. As construtoras fizeram manilhamento e drenagem inadequados. A Secretaria de Viação e Obras vai elaborar um projeto para que seja realizado um trabalho eficiente e adequado para esta região. Estamos mapeando o que precisa ser feito para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.

Leia Também:  Estado, Várzea Grande e Cuiabá alinham parcerias e novos investimentos para fortalecer Saúde e Educação

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que a região apresenta problemas estruturais, como a ausência de bocas de lobo.

“Infelizmente, isso traz prejuízos à população e aos cofres públicos. Vamos realizar o tapa-buracos no interior do bairro e uma obra completa nesta rua, pois a situação é totalmente crítica”, explicou.

A moradora Nilcéia Cristina Silva, que solicitou a reunião, vive no bairro há quatro anos e destacou a importância da visita da gestão municipal.

“Isso é uma grande conquista para a nossa comunidade, pois a prefeita está aqui ouvindo nossos problemas e acompanhando o que enfrentamos diariamente. Esperamos que os serviços sejam realizados e que nossa comunidade possa receber todos esses benefícios”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA