Política MT

TV Assembleia expande sinal digital e fortalece comunicação pública em Rondonópolis e Sapezal

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) passou a integrar oficialmente a Rede Legislativa nos municípios de Rondonópolis e Sapezal, com a inauguração do sinal digital da TV Assembleia. As solenidades marcaram um avanço na democratização da comunicação pública, ampliando o acesso da população aos conteúdos institucionais do Parlamento estadual.

Em Rondonópolis, a inauguração ocorreu nesta quinta-feira (7), na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Representando a ALMT, o secretário adjunto de Comunicação, José Marques Pereira Júnior, participou da cerimônia ao lado do superintendente da TV Assembleia de Mato Grosso (TVAL), Jaime Fernandes Costa Neto, além de autoridades locais, representantes da comunicação pública e instituições parceiras. O evento também marcou a inauguração da UFR TV, nova emissora pública educativa vinculada à Universidade Federal de Rondonópolis.

Com a implantação da Rede Legislativa, os moradores de Rondonópolis passam a contar com o sinal digital aberto da TV Assembleia MT no canal 10.2, além das transmissões da TV Câmara, TV Senado e TV Câmara Municipal. A iniciativa fortalece a transparência das ações legislativas e aproxima a população dos debates e decisões do Parlamento mato-grossense.

A chegada da programação da TV Assembleia ao município amplia o alcance das atividades desenvolvidas pela ALMT, incluindo sessões plenárias, audiências públicas, debates, programas jornalísticos e conteúdos institucionais voltados à cidadania e à prestação de serviços à população.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O secretário adjunto de Comunicação da ALMT, José Marques, destacou o caráter histórico da expansão da comunicação pública por meio do Programa Brasil Digital e ressaltou o esforço da Assembleia Legislativa para levar a comunicação institucional a todas as regiões do estado.

“Esse é um momento muito especial, muito histórico, com a expansão da comunicação pública através do Brasil Digital. Nós, da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa, temos um trabalho muito árduo de levar a comunicação institucional até os quatro cantos de Mato Grosso. Já chegamos a 49 municípios e Rondonópolis é um município muito importante. Essa parceria com a Câmara de Vereadores, com a UFR TV e com o Brasil Digital é um momento muito especial para nós”, afirmou.

José Marques também destacou a importância da televisão pública para incentivar a participação popular junto ao Poder Legislativo e aproximar a comunidade acadêmica da população.

“A comunicação institucional acontece na TV, no rádio e em outros meios, mas principalmente na televisão, que é importante para incentivar a participação da população junto às decisões do Legislativo. A UFR TV também terá um papel fundamental ao mostrar o trabalho acadêmico e aproximar a população acadêmica de Rondonópolis e de toda a região de Mato Grosso”, declarou.

Leia Também:  CCJR aprova 15 projetos de lei em reunião ordinária

O deputado estadual Sebastião Rezende (União) destacou a importância da expansão do sinal da TV Assembleia para o interior do estado e afirmou que a iniciativa aproxima a população do trabalho desenvolvido pelos parlamentares.

“A descentralização do sinal da TV Assembleia permite que a população mato-grossense acompanhe mais de perto as ações dos deputados e os debates da Assembleia Legislativa, que é a grande caixa de ressonância da sociedade. Quero parabenizar a Mesa Diretora, a equipe da TV Assembleia e a Secretaria de Comunicação por esse trabalho de expansão para os municípios do estado”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Paulo Schuh (PL), destacou a importância da chegada do sinal da TV Assembleia ao município e afirmou que a iniciativa amplia o acesso da população às informações do Poder Legislativo.

“A chegada da TV Assembleia é muito importante para que a população acompanhe mais de perto os projetos e o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. Esse canal aproxima o cidadão da política e dá mais transparência às ações da Assembleia Legislativa e dos parlamentares que representam Mato Grosso”, afirmou.

Além da Rede Legislativa, também entrou em operação a Rede Nacional de Comunicação Pública (EBC), com canais educativos e institucionais que passam a compor a programação digital disponível no município. A UFR TV transmitirá conteúdos científicos, culturais e informativos, incluindo programação da EBC, como TV Brasil, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde, além de produções locais.

A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, Analy Castilho Polizel de Souza, afirmou que a implantação da UFR TV representa um marco histórico para a instituição e destacou que a emissora será um instrumento de transparência, divulgação científica e aproximação da sociedade com a universidade e o Poder Legislativo.

Segundo ela, a chegada da TV Assembleia também amplia o acesso da população às informações sobre os projetos e ações desenvolvidas pelos parlamentares estaduais, beneficiando cerca de 600 mil pessoas em 19 municípios da região sul de Mato Grosso.

O evento integrou o Programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), voltado à expansão da TV digital pública, aberta e gratuita em todo o país.

Leia Também:  Presidente da ALMT lamenta morte de fotógrafo Fablício Rodrigues

Expansão da Rede Legislativa também chega a Sapezal – A expansão do sinal da TV Assembleia também contemplou o município de Sapezal, que inaugurou nesta sexta-feira (8) a TV Câmara Digital de Sapezal (canal 10.3), durante solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal. Representando a ALMT, o superintendente da TV Assembleia de Mato Grosso, Jaime Fernandes Costa Neto, participou do evento ao lado de autoridades locais.

O presidente da Câmara Municipal de Sapezal, Antônio Rodrigues da Silva (PP), destacou a parceria com a Assembleia Legislativa para implantação do canal e ressaltou a importância da iniciativa para ampliar a transparência e aproximar o Legislativo da população.

“Esse canal vai levar mais transparência, informação segura e aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população de Sapezal. A parceria com a Assembleia Legislativa foi fundamental para que esse projeto saísse do papel”, afirmou.

O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, ressaltou que, com a chegada do sinal em Rondonópolis e Sapezal, a TV Assembleia alcança 49 municípios mato-grossenses e destacou o pioneirismo de Sapezal na comunicação legislativa municipal.

“Sapezal é a primeira emissora de Câmara Municipal no estado de Mato Grosso, com produção própria de programas e conteúdo no canal disponível para a população. Nos dois municípios, a TV Assembleia está no canal 10.2. É um grande avanço para a TV Assembleia e para a Assembleia Legislativa, ampliando o alcance da comunicação pública e garantindo mais transparência aos atos do Parlamento estadual”, afirmou.

Jaime Neto também adiantou que os próximos municípios previstos para receber o sinal da TV Assembleia são Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.

Confira os canais disponíveis em Rondonópolis:

Rede Legislativa

10.1 – TV Câmara

10.2 – TV Assembleia MT

10.3 – TV Câmara Municipal

10.4 – TV Senado

10.5 – Rádio Câmara

Rede Nacional de Comunicação Pública – EBC

1.1 – TV UFR/TV Brasil

1.2 – Canal Gov

1.3 – Canal Educação

1.4 – Canal Saúde

Confira os canais disponíveis em Sapezal:

Rede Legislativa

10.1 – TV Câmara

10.2 – TV Assembleia MT

10.3 – TV Câmara Municipal

10.4 – TV Senado

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Published

on

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Leia Também:  Deputados votam RGA de 2025 e contas do governo referentes a 2023

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso prevê arrecadar R$ 29 bilhões em impostos

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA