Sorriso

Projeto De Olho no Óleo leva conscientização ambiental e geração de renda para moradores do Bairro Mário Raiter

Publicado em

Comunidade aprende a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado

Por meio da parceria entre a Águas de Sorriso e a Prefeitura, foi realizada, no último sábado (20/06), mais uma edição do projeto De Olho no Óleo, por meio da área de Responsabilidade Social da concessionária. A ação foi promovida no Bairro Mário Raiter, e teve como objetivo conscientizar a população sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para a produção de sabão, evitando o descarte irregular e possíveis obstruções na rede de esgoto.

Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas para transformar o óleo utilizado no preparo de alimentos em sabão em barra e líquido, promovendo práticas sustentáveis e até mesmo oportunidades de geração de renda.

Carina Tereza Barbosa, moradora do bairro, que participou da atividade, destacou a importância do aprendizado. “Foi uma oficina muito boa. Aprendi bastante, porque eu não sabia fazer sabão. Aprendi a fazer tanto em barra quanto líquido. Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive alguém para ensinar. Hoje vocês nos proporcionaram esse aprendizado que vou levar para a vida toda. Não só para dentro de casa, mas também como uma oportunidade de ganhar uma renda extra”, relatou.

Leia Também:  Equipe que deve operar a Clínica de Tratamento Renal está em Sorriso para alinhar ações

O coordenador da Águas de Sorriso, Ricardo Lima de Paula, reforçou a importância da iniciativa para o sistema de esgotamento sanitário do município.

“Participar do projeto Olho no Óleo é muito importante, porque o descarte inadequado do óleo de cozinha é um dos grandes responsáveis pelas obstruções na rede de esgoto em Sorriso. Mostrar para as famílias que esse óleo pode ser reaproveitado na produção de sabão, em vez de ser descartado na pia ou nos ralos, faz toda a diferença. Essa prática contribui para a preservação do sistema, reduz ocorrências operacionais e ajuda a evitar transtornos para a população, especialmente durante o período chuvoso”, destacou.

A coordenadora do CRAS São Domingos, Fabiana Nascimento, também ressaltou os benefícios ambientais e sociais da ação. “Aqui as pessoas estão aprendendo como descartar corretamente o óleo de cozinha e entendendo os prejuízos do descarte inadequado. Além disso, estão adquirindo um novo conhecimento, aprendendo a produzir sabão para utilizar em casa e, quem sabe, até complementar a renda familiar”, afirmou.

Leia Também:  Campanha Azul Claro alerta para Câncer de Esôfago

O curso foi ministrado pelo professor Thiago Henika, que apresentou de forma prática e didática como um resíduo que normalmente seria descartado pode ser transformado em um produto útil para o dia a dia, incentivando hábitos mais sustentáveis e conscientes.

Por meio do projeto De Olho no Óleo, Águas de Sorriso e Prefeitura reforçam o compromisso com a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção de ações que contribuam para a qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Gestor da Semsep participa de missão técnica do Sebrae em Medellín

Published

on

Missão técnica leva empreendedores para conhecer ecossistema de inovação de Medellín

Desde o último domingo, 21, o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi, integra a Missão Técnica ‘Medellín Colômbia 2026’ organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). A ação que segue até o próximo domingo, dia 28, tem como foco ampliar os conhecimentos em inovação, desenvolvimento e competitividade.

Durante os sete dias de imersão, os participantes terão acesso a visitas técnicas, contato com instituições de referência e experiências práticas voltadas à inovação e ao desenvolvimento empresarial. “Essa imersão propicia uma troca de experiência valiosa, Medellín saiu do mapa de uma das cidades mais violentas do mundo para uma realidade totalmente diferente nos dias atuais. Essa é uma experiência inovadora e muito rica”, pontua Denardi.

A gerente de Mercado do Sebrae/MT, Patrícia Pedrotti, destaca que Medellín é reconhecida mundialmente pela transformação econômica e social vivenciada nas últimas décadas. Antes associada aos altos índices de violência urbana, a cidade passou por um processo de revitalização baseado em inovação, educação e empreendedorismo, tornando-se um dos principais polos de desenvolvimento da América do Sul.

Leia Também:  Sancionada lei que garante às gestantes o direito de escolha do parto

“A Missão Técnica Internacional vai proporcionar aos empreendedores e demais participantes uma imersão em um ecossistema inovador, mostrando na prática como uma cidade conseguiu superar grandes desafios e se tornar referência em competitividade, tecnologia e desenvolvimento econômico”, afirma.

Além de ampliar a visão estratégica dos participantes, a iniciativa busca promover conexões qualificadas, troca de experiências e acesso a tendências globais de mercado. O Sebrae/MT também realiza outras missões nacionais e internacionais com foco em sustentabilidade, inovação e networking empresarial, oferecendo aos empreendedores oportunidades para fortalecer seus negócios e identificar novas possibilidades de crescimento. No total, 16 mato-grossenses de variados setores integram a missão.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA