Sorriso

Profissionais da Atenção Primária participam de atualização sobre sífilis gestacional em Sorriso

Publicado em

Durante esta semana, médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Sorriso participam de uma capacitação voltada ao rastreamento, diagnóstico e tratamento da sífilis gestacional. A atualização foi organizada em três turmas, sendo duas presenciais e uma on-line, facilitando a participação dos profissionais que atuam em diferentes regiões do município.

Além da atualização técnica, os participantes tiveram acesso a uma análise epidemiológica dos casos de sífilis gestacional notificados em Sorriso nos últimos dez anos. Foram apresentados dados relacionados à faixa etária, escolaridade, raça/cor, local de notificação, período de ocorrência e estadiamento da doença, informações que auxiliam os serviços de saúde na identificação de grupos mais vulneráveis e no planejamento de estratégias específicas de rastreamento, acompanhamento e prevenção.

De acordo com a facilitadora Catia Luciano, embora diversos agravos sejam monitorados pela rede de saúde, a sífilis merece atenção especial devido ao potencial de transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê durante a gestação. “As consequências podem ser graves, incluindo abortamento, natimortalidade e sífilis congênita. Em muitos casos, o recém-nascido necessita de internação por até dez dias para realização do tratamento adequado”, destaca.

Leia Também:  Confira o calendário de licitações que abre 2024

A profissional também reforça a importância do início precoce do pré-natal e da realização do acompanhamento do parceiro. “O tratamento e o acompanhamento do parceiro são tão importantes quanto os da gestante para interromper a cadeia de transmissão e prevenir novos casos”, explica.

A capacitação também promoveu a discussão de casos clínicos e situações enfrentadas no cotidiano dos serviços de saúde, permitindo a troca de experiências entre os profissionais e o alinhamento das condutas assistenciais.

Momentos como este são fundamentais para a qualificação permanente das equipes de saúde, contribuindo para o fortalecimento da assistência prestada à população e para a redução dos casos de sífilis gestacional e congênita no município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Grupos acompanhados pela equipe E-Multi da Academia da Saúde comemoram resultados alcançados

Published

on

Nesta semana a equipe E-Multi da Academia da Saúde encerrou mais uma edição dos grupos de acompanhamento voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidos com o objetivo de promover hábitos saudáveis, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Ao longo de aproximadamente seis meses, os participantes receberam acompanhamento multiprofissional por meio dos projetos Equilíbrio Ativo – Combate à Obesidade em Adultos e Renova 40 – Um Olhar para Mulheres no Climatério e Menopausa.

O projeto Equilíbrio Ativo foi direcionado a adultos e idosos com obesidade e teve como foco incentivar mudanças sustentáveis no estilo de vida, conscientizar sobre os riscos da obesidade e oferecer suporte para o controle de doenças associadas. Durante os encontros quinzenais, foram abordados temas como alimentação saudável, leitura de rótulos, organização alimentar, saúde emocional, compulsão alimentar, doenças crônicas, comportamento alimentar e estratégias para manter a motivação ao longo do processo de emagrecimento.

Já o Renova 40 foi desenvolvido especialmente para mulheres que vivenciam o climatério e a menopausa, período marcado por importantes mudanças hormonais e físicas. Além do incentivo ao emagrecimento saudável, o grupo trabalhou aspectos relacionados ao autocuidado, autoestima, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, atividade física e saúde emocional, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento entre as participantes.

Leia Também:  Ponte aos fundos do Fraternidade já está liberada

Os projetos foram conduzidos pelas nutricionistas Geane Ramallho e Elys Carvalho, com apoio da psicóloga Fernanda Muinaski, profissionais da Academia da Saúde, além do suporte das Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o programa, os participantes passaram por avaliações físicas, acompanhamento nutricional, orientações em grupo e reavaliações para acompanhar a evolução dos resultados.

O encerramento dos grupos foi marcado pela entrega de certificados de participação e dos resultados alcançados, momento de celebração das conquistas individuais e coletivas e de reconhecimento do empenho dos participantes durante todo o processo.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA