CUIABÁ

Abilio e Flávia Moretti reforçam parceria para desafios regionais e emergentes

Publicado em

Em busca de soluções conjuntas para problemas que afetam diretamente os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu na manhã desta terça-feira (21), em seu gabinete no Palácio Alencastro, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti. O encontro marcou o fortalecimento de uma relação estratégica entre os dois municípios para adotar medidas eficazes em áreas como desenvolvimento urbano, coleta de lixo e a saúde pública.

“O diálogo é fundamental para encontrar soluções que beneficiem tanto Cuiabá quanto Várzea Grande. Hoje, discutimos ideias voltadas para a desburocratização da construção civil, como o projeto de Alvará Autodeclaratório, ou ‘Destrava Cuiabá’. Esse modelo já apresenta bons resultados em outros municípios e tem potencial para estimular o crescimento econômico e urbanístico de ambas as cidades”, destacou Brunini.

Além disso, foi debatida a criação de um novo consórcio intermunicipal que incluiria, além de Cuiabá e Várzea Grande, o município de Rondonópolis. O objetivo é compartilhar recursos e reduzir custos na compra de medicamentos, materiais para a construção civil e outros insumos essenciais. “Com um consórcio bem estruturado, conseguiremos otimizar recursos e oferecer mais qualidade nos serviços prestados à população”, acrescentou o prefeito.

Leia Também:  Música como raio de sol: Bombeiros fazem show para emocionar idosos e crianças no HMC

Outro tema central da reunião foi a situação da coleta de lixo nos dois municípios. A mesma empresa é responsável pelo serviço em Cuiabá e Várzea Grande, e os gestores discutiram ações conjuntas para regularizar a operação e melhorar a destinação final dos resíduos. “Precisamos garantir que o aterro sanitário atenda de forma eficiente às demandas regionais. Além disso, é indispensável que a empresa responsável pela coleta realize a pavimentação do trecho até o aterro, assegurando melhores condições de trabalho e serviços mais efetivos para a população”, enfatizou Brunini.

A prefeita Flávia Moretti reforçou a importância de alinhar estratégias para enfrentar desafios comuns. “A questão dos resíduos sólidos não pode ser tratada de forma isolada. Hoje, Várzea Grande traz seus resíduos para Cuiabá, mas precisamos avançar em soluções compartilhadas, tanto para a coleta quanto para a destinação do lixo. Essa união é essencial para garantir eficiência e sustentabilidade”, declarou.

A saúde pública também foi um ponto de destaque no encontro. Com a alta densidade populacional da região, ambos os prefeitos reconheceram a necessidade de otimizar a compra de insumos e medicamentos por meio de parcerias.

Leia Também:  Procon faz mutirão de atendimento e conciliação na Semana da Mulher

“A população das nossas cidades enfrenta desafios sérios na área da saúde, e a criação de um consórcio nos permitirá adquirir materiais e medicamentos com custos reduzidos, beneficiando diretamente os cidadãos. A saúde é uma prioridade, e essa união nos fortalece para enfrentar essas demandas”, afirmou Moretti.

“O que estamos fazendo hoje é exatamente isso: compartilhando ideias, trocando experiências e traçando novas metas para os nossos municípios. Essa parceria é essencial para enfrentarmos juntos os desafios e alcançarmos resultados efetivos”, concluiu Abilio.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cuiabá mantém controle da meningite e reforça vacinação em 72 unidades de saúde

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (23) a atualização do boletim epidemiológico da meningite na capital. Os dados mostram que, embora novos casos tenham sido registrados nos últimos meses, não houve aumento no número de óbitos desde abril, mantendo-se em três o total de mortes pela doença em 2026.

Até o momento, foram confirmados 17 casos de meningite na capital neste ano. A maior parte dos registros, com 11 casos, ocorreu entre pessoas de 0 a 29 anos. O sexo masculino concentra a maioria das ocorrências, com 13 casos confirmados.

Entre os tipos identificados, a meningite não especificada representa o maior número de notificações, com 11 casos e um óbito. Também foram registrados dois casos de meningite fúngica por Cryptococcus, com um óbito; dois casos de meningite viral; um caso de meningite bacteriana causada por Streptococcus pneumoniae; e um caso de meningite bacteriana por Staphylococcus, que resultou no terceiro óbito registrado no município.

Leia Também:  Secretário de Ordem Pública é impedido de entrar na Secretaria de Saúde de Cuiabá; "a Justiça vai fazer a correção desta arbitrariedade"

Dos 17 pacientes diagnosticados, 11 já receberam alta médica ou foram considerados curados. Outros três casos seguem em acompanhamento pelas equipes de vigilância.

Outro dado destacado pela Secretaria Municipal de Saúde é que nenhum dos casos confirmados em Cuiabá neste ano está relacionado à meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. O município também não registra circulação desse tipo de meningite.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções respiratórias, especialmente em situações de contato próximo e prolongado.

Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, sensibilidade à luz e alterações do estado mental. Em crianças pequenas, também podem ocorrer irritabilidade, recusa alimentar e alterações na moleira. A orientação é que, diante desses sinais, a população procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia. Os imunizantes contra os principais tipos de meningite bacteriana estão disponíveis gratuitamente nas 72 Unidades de Saúde da Família de Cuiabá.

Leia Também:  Rua 13 de Junho será interditada neste fim de semana para obras de drenagem

Nas unidades com horário regular, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já nas unidades com horário estendido, o atendimento ocorre até as 21h, ampliando o acesso da população.

O município também oferece vacinação domiciliar para pacientes com comorbidades que impossibilitam a locomoção até uma unidade de saúde, garantindo proteção a esse público.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis a vacina meningocócica C, aplicada aos 3 e 5 meses de idade, e a vacina meningocócica ACWY, administrada como reforço aos 12 meses e destinada também a adolescentes de 11 a 14 anos. A vacina contra o meningococo do sorogrupo B é disponibilizada apenas na rede privada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA