CUIABÁ

Com foco em avanços na aprendizagem, 172 diretores participam de palestras

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta sexta-feira (1º) a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá. O evento foi aberto na quinta-feira (31) Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente.

Nos dois dias de evento, professores participaram de palestras e oficinas destinadas ao aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, destinada às crianças na faixa etária de 4 a 10 anos.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, avalia que o evento foi extremamente produtivo diante do propósito de levar conhecimento aos gestores das unidades de ensino de Cuiabá.

“O debate principal é fazer o marco de gestão para todas as nossas unidades escolares com a participação dos diretores para formar cada vez mais melhores gestores com tudo aquilo necessário para a gestão escolar ser bem sucedida. A ideia é fazer das escolas de Cuiabá um ambiente propício para a aprendizagem. Houve uma adesão voluntária dos diretores ao debate do planejamento estratégico, uma vez que, haverá uma força tarefa nos próximos três meses para reforçar a aprendizagem de Português e Matemática às crianças, pois, desejamos crescer no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressalta.

Na quinta-feira (31), no período das 14h às 16h, houve uma palestra com o tema “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”. No dia 1º de agosto, no período das 8h às 12h, 172 diretores participaram de uma oficina com o tema “liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”.

Este é o segundo evento realizado no mês de julho pela Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, ainda em julho, para avançar nas políticas públicas da educação infantil.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 96 candidatos aprovados no Processo Seletivo para Educação

No dia 22, houve uma imersão com os coordenadores pedagógicos.

Repercussão

A 1ª Convenção Municipal com diretores das 172 unidades de ensino de Cuiabá foi bem avaliada pelos profissionais da educação.

Servidora da educação há 12 anos, a professora Fernanda Rosa Alves de Lima, atual diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Maria Dimpina Lobo Duarte, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incluir todos os diretores escolares em um evento de dois dias visando a qualificação e aprendizagem destes profissionais da educação.

“Essa primeira convenção foi maravilhosa. Em 12 anos no serviço público, jamais tinha visto algo na rede de educação. Nós saímos daqui com conhecimento para trabalhar a educação das crianças de maneira leve e descontraída. Desta maneira, os alunos aprendem mais. Queremos aproveitar o máximo para converter este conhecimento em serviços mais eficientes na educação”, disse.

Confira abaixo a avaliação de outros diretores escolares:

“O evento representa um divisor de águas para nós diretores. Houve palestras enriquecedoras e convictos de que podemos trabalhar diariamente por uma educação ainda melhor”. (Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica – Henrique da Silva Prado).

“Muito importante esse momento para conectar diretores das unidades de ensino, permitindo assim uma troca de informações a respeito dos desafios diários e o que pode ser aperfeiçoado visando o bem comum que é a melhor aprendizagem das crianças. Saímos daqui mais focados na qualidade da educação (Márcio Santos – Diretor da EMEB – Escola Municipal Tereza de Benguela).

“Saímos daqui com novas reflexões de como trabalhar melhor para construir uma educação mais justa e de qualidade às crianças dependentes do poder público. Estamos em um mundo onde a evolução é necessária e constante. Tivemos neste evento conhecimento dos vários projetos que a rede pública está proporcionando, vinculados a alfabetizagem e a receptividade dos docentes” (Luzia da Silva Santos – diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica) Benedita Xavier Rodrigues.

“Foi uma iniciativa de extrema importância aos diretores para que as escolas, a partir da ampliação do conhecimento de seus diretores, assumam o protagonismo pela responsabilidade da eficiência e Cuiabá avance no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Miriam Margareth Oliveira Zanca – diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) – Nossa Senhora da Penha de França.

“É um marco histórico. Estávamos pleiteando essa reunião com os gestores e debater o planejamento estratégico, ainda mais este ano que teremos o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básico) – professora Thatiane Correa – mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem

#PraCegoVer

Leia Também:  Transporte coletivo terá tarifa zero no feriado e usuários precisam do cartão

A foto ilustra o secretário Amauri Monge, vestido com camisa verde e detalhe amarelo que exibe a logotipo da Prefeitura de Cuiabá e letras que compõem a palavra “1ª Convenção Municipal de Diretores Escolares – SME Cuiabá”. Ao lado, estão três mulheres. Todos estão em posição de marcha para ouvir o hino nacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.

Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Leia Também:  Cerca de cinco mil pessoas comparecem ao espaço ‘FanFest- Circuito Cultural 2022’ durante o jogo das oitavas de final do Brasil

Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”

O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA