CUIABÁ

Cuiabá reforça compromisso com educação inclusiva e manutenção de CADs nas escolas

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá reafirmou seu compromisso com a educação inclusiva, garantindo a continuidade das Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) em seus postos nas escolas municipais. O anúncio, feito pela secretária de Educação, Solange Dias, trouxe alívio para mães e pais atípicos, que temiam mudanças nos serviços essenciais para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências.

A secretária destacou que o município reconhece os desafios enfrentados por essas famílias e trabalha continuamente para atender suas demandas. “O estudante com deficiência tem o direito de frequentar as aulas no poder público o desejo de proporcionar condições para que este estudante possa desenvolver-se de forma integral. Com autonomia e conhecimento”, afirmou Solange.

Além da manutenção das cuidadoras, a Prefeitura já acertou os termos com a Conviva Serviços de Gestão de Mão de Obra Ltda., empresa responsável pela gestão dos serviços.

A medida assegura a estabilidade para as famílias, que contarão com profissionais treinados e capacitados para atender às necessidades dos alunos. Solange ressaltou ainda a importância da formação continuada dos CADs, para estarem alinhados com as demandas das escolas e possam oferecer um suporte pedagógico e emocional adequado. “A educação inclusiva é uma política que o município vem fortalecendo, visando oferecer um atendimento de excelência na educação básica. O estudante com deficiência não apenas precisa frequentar as aulas, mas deve ter condições de se desenvolver integralmente, com autonomia e conhecimento”, explicou Solange.

Leia Também:  Semob realiza leilões de veículos apreendidos ou removidos há mais de 60 dias

O prefeito e a equipe da Secretaria de Educação reforçaram que estão atentos às necessidades da comunidade de mães e pais atípicos e, em breve, apresentarão novas informações sobre ações para ampliar o atendimento na rede pública. “Trabalhamos para oferecer mais que o básico. Queremos que essas crianças se sintam parte integrante da sociedade, com respeito às suas particularidades e potencialidades”, concluiu a secretária.

A gestora destacou que seguirá dialogando com as famílias para fortalecer a parceria entre poder público e comunidade, garantindo um futuro mais inclusivo e respeitoso para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Equipe de vôlei de Cuiabá vence etapa estadual dos jogos escolares

Published

on

A equipe feminina de vôlei de Cuiabá conquistou, com garra e gostinho de revanche, o título da etapa estadual no Campeonato Estadual de Desporto Escolar. A competição aconteceu na quarta-feira (16), em Lucas do Rio Verde, e a vitória foi ainda mais simbólica por ter sido conquistada sobre o mesmo time (Sinop) que venceu no ano anterior. A revanche, em grande estilo, foi pelo placar incontestável por 3 sets a 0.

O time de vôlei feminino foi selecionado a partir do desempenho nos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2025, uma das maiores competições escolares do município, organizados pela Prefeitura de Cuiabá.

Joana Piaia Pael, 17 anos, que encerra sua participação nos Jogos Escolares este ano, foi eleita atleta destaque da competição como a melhor levantadora. Emocionada, reconheceu o esforço de toda a equipe.

“Ano passado, perdemos para esse mesmo time, por uma diferença grande. Mas este ano foi diferente. Botamos 3 a 0 em cima delas. Estou saindo muito feliz, muito leve, aliviada. Ser levantadora e ainda ser destaque é algo muito difícil, eu me emocionei muito na hora em que anunciaram. Esse título significa superação, garra e o fim de um ciclo muito bonito. É como tirar um peso de toda uma pressão das minhas costas, é um alívio mesmo”, declarou a campeã.

Leia Também:  Semob realiza leilões de veículos apreendidos ou removidos há mais de 60 dias

A chegada em Cuiabá, na noite de quarta-feira (16), foi marcada novamente por forte emoção e orgulho dos familiares e dos treinadores. Juliana Piaia Pael, mãe de uma das protagonistas da campanha (Joana), não segurou a emoção ao comentar sobre o desempenho da filha e da equipe.

“A gente, que fica na torcida, sofre até mais do que elas lá na quadra. Mas elas merecem. Treinaram muito, se dedicaram todos os dias. Este ano vieram diferentes, com mais maturidade. A Juliana joga desde os 13 anos, começou no vôlei de quadra e também joga vôlei de areia. Agora, já na próxima semana, ela volta para as areias em Lucas do Rio Verde, junto com a Maria Helena”, contou com orgulho a mãe da atleta.

As gêmeas Letícia Alves Dias Petry e Mariana Alves Dias Petry, 16 anos, que atuam na posição central do time em quadra, também estavam só alegria. “Em 2024 ficamos em 2º lugar e, em 2025, em primeiro, sobre o mesmo time. Então, é revanche em cima do Sinop, graças a muito esforço de toda a equipe”, comemoraram.

O professor Dinho, da Secretaria Municipal de Esportes de Cuiabá, é um dos responsáveis pela preparação das atletas e destacou a importância do projeto não apenas pelo resultado, mas pelo impacto social e motivacional na vida das alunas.

Leia Também:  Prefeito e secretário assinam termos para construção de 500 casas em Cuiabá

“Tem aluna que nunca tinha saído de Cuiabá, que nunca participou de um campeonato. Ver a alegria delas ao receber o uniforme, participar de tudo isso, é recompensador. Saímos renovados e com vontade de continuar, de conquistar ainda mais no próximo ano”, afirmou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, também reforçou o compromisso da gestão com o esporte escolar.

“Essa conquista é fruto do trabalho de muitos: atletas, pais, treinadores, dirigentes. Cabe ao poder público dar as condições para que isso aconteça. Queremos continuar investindo no desenvolvimento esportivo, para que novas gerações de atletas possam surgir e conquistar cada vez mais”, afirmou o secretário.

Com o título estadual nas mãos, a equipe feminina de vôlei de Cuiabá encerra sua participação com um misto de orgulho, emoção e a certeza de que o esforço, mais uma vez, valeu a pena.

Outras modalidades do campeonato estadual seguem em andamento, entre elas a de vôlei de areia, na qual Juliana retornará a Lucas do Rio Verde para disputar.

#PraCego Ver

A foto mostra as meninas campeãs segurando o troféu em momento de comemoração celebrado em frente ao Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA