CUIABÁ

Devotos expressam gratidão pelas graças alcançadas, durante procissão em homenagem ao glorioso São Benedito, no último domingo (02)

Publicado em

As ruas e avenidas no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, ganharam um brilho especial no final da tarde do último domingo (02), durante a procissão em Ação de Graças ao glorioso São Benedito, que é testemunho de tantos milagres e que traz, além da religiosidade, a cultura e a ancestralidade de um povo. Fiéis e devotos, acompanhados de familiares, amigos ou até mesmo sozinhos, alguns com os pés descalços como sinal de testemunho de graças alcançadas, contribuíram para o sucesso dessa tradição tricentenária que reúne multidões em sinal de fé e devoção. A procissão marcou o encerramento das festividades realizadas desde a última quinta-feira (29).

Acompanhada do esposo, filha e netos, dona Eliana Firmino, emocionada e muito feliz, conta que, por mais um ano, ela cumpre a promessa feita a São Benedito há trinta e seis anos. “Todos os anos estou aqui, firme e cheia de esperança, pois sei que minha família e eu somos amparados por São Benedito. Há 36 anos, recebi uma graça com minha filha, que estava desenganada pelos médicos após contrair meningite. Desde então, com sua cura total, prometi e estou cumprindo participar do ‘trido’ e da procissão, como sinal de agradecimento”, disse ela.

Dona Eliana comentou que recentemente recebeu outra graça. “Minha neta teve um grave problema de saúde e, mais uma vez, graças a São Benedito, ela está curada. Hoje ela completa cinco meses de vida. Estamos aqui, todos juntos, com as velas nas mãos e pés descalços, para agradecer e pedir que nosso santo nos proteja sempre e continue iluminando nossos caminhos. E Viva São Benedito”, agradeceu.

Leia Também:  Educação infantil e merendeiras recebem capacitação durante período de férias escolares

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio de missas, terços rezados, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.

Em 2023, a Festa traz pela primeira vez como rei e rainha Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário na cozinha, e dona Lurdinha, como é conhecida Maria de Lurdes de Oliveira Nigro. “Sempre participei das festividades como fiel, católica e devota. Este ano, tive a honra de ter sido escolhida como a Rainha da Festa de São Benedito. É uma tradição que acompanho desde criança. Minha mãe também já foi rainha. Com essa oportunidade, aprendi ainda mais sobre esse santo, protetor dos cozinheiros. Sempre nosso protetor e fiel escudeiro. O tema deste ano foi ‘Partilhar o Pão’, que representa a figura do nosso santo padroeiro”, declarou a Rainha da Festa de 2023.

“Ele é o santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então, só tenho a agradecer por tantas bênçãos e proteção. Que São Benedito continue abençoando nossa cidade e que nossa cultura não morra. Além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história de nosso povo cuiabano. Representar tudo isso, ainda que seja só por um ano, é uma honra muito grande. Que Deus abençoe!”, acrescentou o Rei da Festa, Paulo Fernando Campos Simões.

Leia Também:  Vias no entorno da Avenida do CPA passam por alterações devido as obras do BRT

Por mais um ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi parceira da tradicional Festa de São Benedito, que começa no final do mês de junho na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. “Como cuiabano da gema e prefeito da nossa querida e estimada Cidade Verde, trabalhamos mantendo viva essa tradição, que demonstra a fé e a religiosidade de nosso povo. Somos e sempre seremos parceiros. Trata-se de um ato de amor, que simboliza a identidade de nosso povo, alegre, otimista e altruísta”, declarou Emanuel Pinheiro.

A festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC/MT no segmento do Turismo, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Contou com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura Municipal de Cuiabá, além de outras empresas.

Tradição

A Festa de São Benedito em Cuiabá é tricentenária e surgiu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não desfrutavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, foram estabelecidas alianças e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que assumiu, financeiramente, sua realização, trazendo os membros mais ilustres para desempenhar os papéis de reis, rainhas e demais festeiros. Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais mantidas pela Paróquia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Gracyanne Barbosa elege look minúsculo da seleção e dança durante jogo: “Uma deusa!”

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro participa de cerimônia de lançamento das obras de ampliação do Shopping Popular

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA