CUIABÁ

Emanuel Pinheiro entrega Orla do Porto II, homenageia Dante de Oliveira e Jejé de Oyá e lembra: “Cuiabá não está mais de costa para o rio”

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite dessa quinta-feira (3), mais uma obra que resgata a história, fomenta o turismo, valoriza o Rio Cuiabá, além de potencializar à economia da Capital: a Orla do Porto II. A inauguração contou com a presença de familiares e amigos do ex-governador, Dante de Oliveira (falecido em 2006) e do primeiro colunista social de Mato Grosso, Jejé de Oyá (falecido em 2016), ambos foram homenageados com duas estátuas do  artista plástico,  Alair Fogaça. A en trega do mais novo cartão postal contou ainda com  uma apresentação da dupla sertaneja Jonathan e Adam.

“A obra glamouriza mais ainda a nossa Cuiabá, uma cidade cada vez mais charmosa. É a valorização do Rio Cuiabá, e é um compromisso nosso potencializar a Avenida Beira Rio e começar a fomentar o desenvolvimento da Capital, de frente para o rio. A  cidade foi se desenvolvendo sem nenhum planejamento e  de costa para o  rio, o nosso maior patrimônio cultural. A requalificação da Orla do Porto II  valoriza à avenida Beira Rio, mas o rio Cuiabá e toda a Orla do Porto. Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio. Vamos  fomentar o lazer, a cultura e o turismo da nossa cidade. Importante dizer que essa obra é um convênio com a Caixa Econômica  Federal viabilizado em 2012 pelo então deputado federal, Wellington Fagundes e pelo deputado Murilo Domingos (in memoriam).  Quando fui eleito prefeito da nossa cidade em 2016,  Fagundes me trouxe aqui, e falou, pensa no  absurdo que existe em Cuiabá, desde 2012 o  recurso está na conta para o Cais do Porto e para o Mercado do Porto, este último, ao qual vamos entregar no final do ano. E   tivemos uma grande luta para salvar este convênio,  com o deputado federal Emanuelzinho e com o senador Jayme Campos, conseguimos manter esse recurso após 10 anos. Passou todo o governo do meu antecessor e esse dinheiro estava na conta. Quando assumi e comecei essa luta para  concluir um dos mais belo cartões postais da nossa cidade.  Aqui era um matagal, jogado as traças e hoje, a população recebe este belíssimo ponto turístico”, discursou o prefeito Emanuel. 

Leia Também:  História de Superação: Emily Kamila e sua luta contra a distonia generalizada com o suporte do HMC e Hospital São Benedito

O prefeito lembrou ainda dos homenageados: “Uma noite de homenagem, um dos maiores cuiabano dos últimos tempo, Dante Martins de Oliveira, que merece  essa homenagem, para lembrarmos do que ele representa para nós como  grande político, deputado estadual, federal, prefeito da Capital e governador, além de ministro de estado. Eu escolhi o Dante como símbolo da nossa política e pela saudade que temos dele até hoje. Se vivo estivesse, seria uma grande referência e grande liderança. E a segunda homenagem,  fizemos à  cultura cuiabana, e ninguém melhor do que  o primeiro colunista social do nosso estado, Jejé de Oyá,  essa figura  folclórica, extraordinário,  e que nunca se envergonhou de sua pele,  das suas raízes humilde, da sua sexualidade. Jejé foi um talento natural, cuiabano que conquistou toda a sociedade cuiabana por décadas. São dois ícones imortais. E esse espaço vai ser batizado como “Espaço das Diretas  Já”, citou o prefeito. 

Viúva do ex-governador, Dante de Oliveira, a ex-prefeita do município de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e lembrou que a construção da Orla do Porto era um sonho do ex-gestor.

“Nós estamos extremamente felizes. O prefeito está sendo carinhoso e atencioso como sempre. Isso  aqui era um sonho dele e temos somente a agradecer. Estamos orgulhosos por isso e por toda história que o Dante deixou. Era o seu sonho fazer com que essa Orla fosse urbanizada como o prefeito está fazendo hoje”. 

O secretário de Obras Públicas e vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, acrescentou que a construção  do espaço irá garantir a preservação do rio e vai valorizar o potencial turístico da cidade.

” É uma justa homenagem ao Dante e ao Jejé de Oyá. Quero parabenizar a todos os trabalhadores que fizeram essa obra e os trabalhadores da Limpurb que estiveram aqui organizando tudo para essa inauguração. Esse espaço poderia ser melhor e valorizado se estivéssemos com o VLT, pois, teríamos uma estação aqui próximo. Temos esse rio que é nossa maior riqueza, mas, que tem alguns que  querem construir hidrelétricas no nosso rio, mas não vamos deixar isso acontecer. Queremos um rio limpo, com esgoto tratado. E a nossa gestão vai garantir isso até o final da gestão teremos  100% do esgoto tratado”, completou. 

Leia Também:  Seduc entrega 699 notebooks a secretários escolares da Rede Estadual de Ensino

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite,  detalhou a qualidade da obra e dos benefícios que ela trará a Cuiabá. “A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está virando a cidade para o rio Cuiabá, com a Orla II. O cidadão cuiabano que vem para Capital tem um local para que ele contemple o rio. A qualidade desta obra é inquestionável. Temos um espaço moderno e a manutenção será econômica, o mobiliário é do mesmo forncedor  do  Museu do Amanhã (RJ) e  da  nova Orla Maceió (AL). Estamos usando os mobiliários urbano mais moderno e teremos menos manutenção para realizar. Estamos na entrada da cidade e todos que vem do Aeroporto Marechal Rondon, vai se deparar com esse espaço espetacular”, concluiu. 

Participaram também do ato de entrega o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Jucá do Guaraná, o deputado Carlos Avallone,  secretariado, a vereadora Maria Avallone, o vereador Chico 2000,  o vereador Adevair Cabral, vereador Sargento Vidal. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho também foi ao local conhecer a nova estrutura turística e de lazer entregue à população cuiabana.

SOBRE A OBRA 

São mais de 600 metros de extensão, equiparados por pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclovia, arborização e vagas de estacionamento, oportunizando à população momentos inesquecíveis de lazer. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Obras. por meio da aplicação do aporte de aproximadamente R$ 3,4 milhões. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e reforça mutirões em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Moradores do Jardim Presidente II recebem do prefeito Emanuel Pinheiro o centro comunitário do bairro, totalmente reformado e ampliado

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA